O que você está procurando?

Geral

Bombando no Foninho #84 – Especial Anos 70

No especial dessa semana, nossos colunistas fazem uma viagem musical no tempo. Lançamos os hits essenciais dos anos 1970, que mesmo anos depois, continuam bombando nas nossas playlists. Confira!

Elton John – Pinball Wizard

Victor Persico – Som na Vitrola

Com a proximidade da cinebiografia de Elton John, Rocket Man, me peguei fazendo novamente o favor de ouvir a discografia de Elton John.

Continua depois da publicidade

Pinball Wizard, lançada originalmente em 1969 para o álbum Tommy, do The Who, recebeu o cover de Elton devido a sua participação no filme da ópera rock.

Mais eletrizante, senão o melhor cover de Pinball Wizard, a cena mostrava Elton em cima de gigantescos sapatos, em um teatro cantando junto do The Who. Posteriormente, uma platéia alucinada invade o palco, logo em seguida de Keith Moon estraçalhar a bateria e Pete Townshend arremessar outra guitarra ao chão. Um clássico dos anos 70 para muitos roqueiros.

The Saints – Lost and Found

Lupa Charleaux – Pop Punk Academy

No fim dos anos 1970, todo mundo só olhava para o punk rock britânico, mas uma das melhores bandas deste período na verdade é australiana. Os dois primeiros álbuns do The Saints – (I’m) Stranded (1977) e Eternally Yours (1978) – são sensacionais. Material que influenciou de Ratos de Porão até o Holly Tree e The Hives. Para mim, Lost and Found é uma ótima dica para conhecer a banda.

Continua depois da publicidade

Rod Stewart – Do Ya Think I’m Sexy?

Bia Viana – Primeiro Acorde

Se teve alguém que entendeu os anos 1970 da melhor forma possível, esse é Rod Stewart. O visual, a personalidade e a música do artista servem para definir perfeitamente a cena musical de sua época. Lançada como single em 1978, Do Ya Think I’m Sexy? levou Blondes Have More Fun ao sucesso comercial. Vendeu 10 milhões de cópias e figurou nas paradas americanas, britânicas e australianas por semanas. Hoje, se tornou uma lembrança poderosa de um período em que o rock flertava com gêneros antagônicos, como o disco e pop.

Sweet – Fox on the Run

Lucas Krempel – Falando Séries

Lembro que um dos filmes mais marcantes na minha infância foi Jovens, Loucos e Rebeldes (Dazed and Confused, 1993). Apesar de não ter nenhuma história incrível capaz de prender a atenção, o longa trouxe nomes como Ben Affleck, Jason London, Milla Jovovich, Adam Goldberg e Matthew McConaughey. Todos em início de carreira sob o comando do talentoso Richard Linklater.

Continua depois da publicidade

Mas o que mais me chamou a atenção foi a trilha sonora. Bem anos 1970, ela trouxe Foghat, Alice Cooper, ZZ Top, Nazareth, Lynyrd Skynyrd, Kiss, Deep Purple, Black Sabbath e tantos outros. Fox on The Run, do Sweet, é a que melhor simboliza essa produção.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

Rod Stewart e Jools Holland lançaram, com a sua Rhythm & Blues Orchestra, o aguardado álbum Swing Fever, uma brilhante saudação de 13 faixas...

Gringolândia

Rod Stweart e Jools Holland se uniram para um projeto majestoso: regravar grandes clássicos da música acompanhados da Rhythm & Blues Orchestra. Para anunciar...

Especiais

Foram oito anos de espera até o retorno de Rod Stewart ao Brasil. A última vez havia sido na edição de 30 anos do...

Agenda

Com show agendado em São Paulo, Rod Stewart disse que está planejando “deixar todo o rock ‘n’ roll para trás” após sua extensa turnê...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos