DANIELLE CAMEIRA
Há 11 anos, quando sequer imaginava me apaixonar pelo While She Sleeps, a banda nascia fruto da amizade de cinco garotos, colegas de escola, na cidade de Sheffield, na Inglaterra.
Lawrence Taylor (vocal), Allan Worrall (backing vocal), Mat Welsh and Sean Long (guitarras), Adam Savage (bateria) e Aaran McKenzie (baixo) tinham a influência de grandes bandas de metal e post-hardcore da época, como Alexisonfire, Underoath, Foo Fighters, Slipknot e Thrice e decidiram colocar um pouquinho delas e toda sua percepção musical em seu primeiro mini-álbum The North Stands For Nothing (2010).
As oito músicas do álbum, com ritmos rápido na bateria, guitarras pesadas e letras com críticas à política e à religião locais, a banda conquistou a admiração de críticos e amantes do metalcore que os ouviram pela primeira vez. A ideia central do álbum era “escrever sobre como as pessoas seguem as coisas e não pensam sobre o que estão seguindo”, como Taylor afirmou uma vez.
Fato é que músicas como Crows, The North Stands for Nothing e My Conscience, Your Freedom garantiram uma boa estreia da banda e garantiram o sucesso que viria a seguir.
This Is The Six e Brainwashed
A recepção do The North Stands for Nothing foi tão boa que a banda participou de diversas turnês ao lado de bandas como Feed The Rhino e Bury Tomorrow. Mas a vontade de dar uma continuidade ao mini-álbum era tão grande que o primeiro grande álbum da banda This Is The Six, foi lançado em 2012, com a mesma pegada do anterior. A única grande diferença em relação ao anterior foi o amadurecimento do som: trechos mais melódicos e guitarras mais pesadas, bem distinguidos, além de muitos gritos em coro.
As músicas que mais marcaram o This Is The Six foram Dead Behind The Eyes e Seven Hills, esta última teve o vídeo gravado em um local especial e de inspiração para a banda.
Em 2014, a banda precisou adiar a produção de um novo álbum devido a problemas vocais de Loz Taylor, que precisou passar por uma cirurgia na garganta e ficou afastado dos palcos. No ano seguinte, recuperado e cheio de fôlego, o vocalista lançou Brainwashed, o terceiro álbum do banda. Com a já conhecida bandeira vermelha na banda na capa, o álbum trouxe músicas cheias de energia como Our Legacy, Brainwashed, Modern Minds e Four Walls.
Este último álbum trouxe muitas outras letras sobre resistência política e críticas ao pensamento tradicional e religião – mostrando realmente ao que veio no mundo do metalcore.
You Are We
Depois de enfrentar alguns problemas com gravadoras, os integrantes do While She Sleeps decidiram lançar seu quarto álbum de forma independente e arrecadaram a quantia necessária via crowdfunding. “Você é nós”, tradução do álbum que sai em 21 de abril, foi possível graças a doação de fãs.
Dos singles já lançados, sabemos que o álbum terá pelo menos três músicas incríveis: Civil Isolation, Hurricane e Silence Speaks – está última gravada com a participação de Oliver Sykes, vocalista do Bring Me The Horizon, lançada no fim de fevereiro.
Outras bandas
Apesar das opiniões e consciência políticas das bandas nem sempre estarem explícitas nas letras das músicas, as bandas britânicas de metalcore têm som e identidades únicas. Muitas delas mantem amizade, apoiam umas as outras e fazem turnês em conjunto.
O While She Sleeps, por exemplo, é da mesma cidade do Bring Me The Horizon (Sheffield), e mantinham amizade forte com o Architetcs. O baterista do Bring Me The Horizon, Matt Nicholls até participa de um clipe do While She Sleeps, fazendo um crowdsurfing por cima da galera.
Entre as de maior destaque (e que merecerão um post inteiro no futuro) estão: Bring Me The Horizon, Bury Tomorrow, Architects e Asking Alexandria.