A possibilidade de uma epidemia global do coronavírus continua a abalar o mundo do entretenimento. Agora, bandas e artistas com turnês confirmadas pelo continente começam a cancelar suas passagens.
Dispostos a começar a divulgação de seu novo álbum em casa, o BTS teve que mudar a rota de turnê por conta do novo vírus. O grupo k-pop cancelou quatro datas em Seoul, na Coréia do Sul, marcadas para abril.
Segundo nota oficial emitida pela Big Hit Entertainment na página oficial do BTS, a medida foi tomada para cumprir com as normas de segurança do governo coreano. No país, estão havendo restrições para eventos públicos, contudo, elas não se limitam a eventos musicais.
“Enquanto torcemos que a situação melhore, devemos levar em consideração a saúde e segurança de milhares de convidados, assim como nossos artistas”.
O grupo ainda nota que o cancelamento precoce foi feito para não prejudicar os fãs, equipe e demais auxiliares de produção com cancelamentos de última hora. Portanto, já estão sendo aplicadas medidas de retorno de ingressos.
Green Day, New Order e Stormzy também adiaram suas passagens pela Ásia. A banda punk americana também fez uma declaração, informando que “é com muito pesar que tomamos a difícil decisão de adiar nossos shows na Ásia, devido a preocupações relacionadas à saúde e segurança da viagem”.
Além dos shows solo, festivais também estão sofrendo com a decisão. Os organizadores do anual Korean Times Music Festival também cancelaram seu evento, marcado para Los Angeles, em abril. Portanto, grupos como NCT-127, Rain, Super Junior e Red Velvet, não irão se apresentar.
Coronavírus e o cinema
O primeiro segmento diretamente afetado pela doença foi o cinema. Só na China, polo primário de transmissão do novo vírus, 7.000 salas de cinema foram fechadas. Isso afetou a exibição de vários filmes que contavam com o país para grandes bilheterias.
Alguns filmes com lançamento previsto para essa temporada também estão tendo dificuldades em mensurar o furo econômico. Isso porque a China é um dos maiores públicos do mundo, garantindo fortes bilheterias internacionais.
É o caso do live action de Mulan, que contava com o páis como principal mercado. Já Missão Impossível 7 interrompeu suas gravações na Itália, pois o país apresenta grande número de casos fora da Ásia.