Duas bandas contratadas para tocar em pontos de folia no Carnaval enfrentaram momentos de tensão com a Polícia Militar. Ambos os casos ocorreram em Pernambuco, na segunda e terça-feira de Carnaval.
A banda Janete Saiu Para Beber, que se apresentava na Rua do Apolo, no Bairro do Recife, relatou que foi proibida e até ameaçada de prisão porque cantava uma música de Chico Science.
A canção em questão, Banditismo por uma questão de classe, foi interrompida pela PM. Segundo relato nas redes sociais, a banda sofreu represália.
“A Polícia Militar fez uma barreira entre público e banda. Tivemos que parar o show com ameaça de levar nosso vocalista preso. A produção foi incrível e conseguiu reverter a situação, mas o mais absurdo foram os argumentos: Chico Science não pode tocar, não pode!”.
Outro grupo que sofreu ameaças foi a banda Devotos. O grupo se apresentava na terça-feira, no polo Várzea. Os integrantes afirmam terem sido alertados pela PM de que o show seria encerrado caso insistissem nessas canções. No caso, a mesma música de Science gerou a faísca para o atrito.
Em nota, a Polícia Militar de Pernambuco disse que “não há qualquer tipo de proibição à exibição de nenhuma música durante o Carnaval ou em qualquer época do ano”.
Ainda segundo a nota, a PM só orienta a suspensão de blocos que tenham estourado tempo previsto para desfiles, porque podem prejudicar o planejamento operacional.
Ainda afirmam que os organizadores das agremiações podem procurar o Batalhão responsável ou mesmo a Corregedoria Geral para formalizar queixas.