Conheça Suricato AK: a grata surpresa do hip hop em Guarujá

Um talento em Guarujá. Foi o que pensei quando escutei as músicas do rapper Suricato AK. Quando conversamos, me espantei ao saber que tem apenas 20 anos. O cara já tem três trampos na rua:  Até Aqui (2017), Sentimentos (2019) e o EP Rosas, também lançado no ano passado.

Nesse ano, ele já lançou o videoclipe da música Outro Patamar, na última quinta-feira (30), com uma pegada trap. E no último dia 8, divulgou o videoclipe da faixa Quando as Flores Caírem, do EP Rosas.  

https://www.youtube.com/watch?v=uqEcBwgwaJY

“Tudo que sempre escrevi são desabafos, às vezes, penso que escrevo aquilo que eu queria ouvir para me sentir bem. No álbum Até Aqui eu trouxe a bagagem de todos os sons e músicas, seja love, trap ou boom bap. Em Sentimentos eu busquei por um perfil amadurecido na musicalidade. O EP Rosas é uma trilogia que faz analogia a um casal em que tudo na vida deles são rosas. A primeira faixa descreve o amor à primeira vista. Domingo descreve os dias calmos e românticos e Quando as Flores Caírem descreve o quanto podemos nos esforçar para mantermos esse sentimento. O nome  Rosas define a beleza da relação, pois mesmo tendo espinhos ela é bela e encantadora”, explica. 

O artista é Michel Santos. Ele descreve  Suricato AK como seu lado mais sincero, sentimental e sonhador. “Um garoto focado que segue pulando barreiras para realizar seu sonho. Minha base hoje é meu artístico, sem ele não sou nada!”.

Primeiros passos de Suricato AK

Ele iniciou a carreira no grupo  Designados, em 2015, e logo após, montou o grupo Ponto de Expressão. Com o término das formações, manteve-se dois anos em carreira solo e atualmente também faz parte do grupo Seiva Roxa, além de tocar os trabalhos da própria produtora AK Supply. Ele é fechado com a gravadora GRAPE.  

“É lá onde gravo meus sons junto com meus irmãos Vela e Guilherme Cres, que é meu produtor e beatmaker. Ele também produz os trampos da Seiva Roxa, os artistas da AK Supply e da Labuta Hip Hop, fora vários artistas locais pesados que diariamente frequentam a gravadora”.

Caminhada no RAP

Além desses trabalhos, o artista já ganhou mais de 100 batalhas de rima. Também teve a honra de com nomes como Froid e Orochi. Entendi o tanto de feitos em pouco tempo de vida ao saber que conhece a cultura desde criança.

“Cresci ouvindo rap por conta do marido da minha irmã. Ouvia Racionais, RZO,SNJ… Também sempre fui de rimar com os amigos no funk, nas ruas e nos rolês. Com 13 anos decidi fazer uma música gravada com meu amigo Kel. Após essa música fizemos um feat, em 2013, e foi a primeira música lançada. Foi onde tudo começou, mas não foi uma música boa e gerou bastante críticas do pessoal da cena da Baixada. Todo esse desmerecimento não passou de um ano, pois evoluí bastante e assim adquiri respeito de muitos que desacreditavam”.

Suricato AK começou a explorar suas habilidades no rap em 2013. (Foto:Arquivo Pessoal)

Depois iniciou nas organizações de batalhas com a Batalha da Praça, em 2014. Sua primeira batalha de rima no Rap de Garagem, em Santos. “Já participei também de dois coletivos grandes do cenário: Prazer Crew e Família Damassaclan. Esses foram meus primeiros e principais contatos com o rap para onde estou seguindo”.

Visão de futuro

Suricato AK espera viver de sua arte para ajudar a família, amigos e as comunidades com projetos sociais. Deseja criar uma ONG para os “menor da quebrada” aprender desde pequeno sobre o Hip Hop. Ao seu ver, ter conhecido a cultura desde criança foi significativo. 

“Conhecer o Hip Hop mudou a minha vida, pois metade dos meus amigos e até familiares caíram no crime. Eu fui salvo pelo Rap! Morei sozinho buscando o sonho na capital de São Paulo, no Rio de Janeiro e continuo nesse mundão até conseguir. O significado real de hip hop é o amor à vida”.

https://www.youtube.com/watch?v=KWoktrjVqZs
Suricato expõe seus sentimentos nas composições.

Neste ano, promete fazer de tudo para realizar seu sonho. “Desempenho em sons, total versificação de musicalidade e nas batalhas de MC”. Para que isso aconteça, conta com a ajuda de terceiros. 

“Peço que a rapaziada do rap e o público olhem para os que são sonhadores e correm atrás. A união faz a força. Não esperem seu amigo se tornar famoso para apoiar o corre. E nunca esqueça de onde veio, humildade não se compra e Deus sempre ajuda aquele que mantém a Fé”.

Os álbuns e singles de Suricato AK estão disponíveis nas plataformas digitais.