Cri-a-ti-vi-da-de. 1. Qualidade ou estado de ser criativo. 2. Capacidade de criar ou inventar; ser engenhoso. O dicionário já traduz o significado dessa palavrinha que traz ideias originais nas mais diversas áreas e momentos do dia a dia.
E, apesar de muita gente não se importar com essa qualidade ou comportamento criativo, a Organização das Nações Unidas, a ONU, estabeleceu o dia 21 de abril, como data oficial para celebrar o Dia Mundial da Criatividade (DMC), antes comemorado em 17 de novembro, data do calendário de Portugal.
A criatividade é um meio para resolver problemas, descobrir novas soluções, explorar a capacidade humana e liberar a imaginação. Simplificando, é a facilidade de enxergar, às vezes, o óbvio.
E é nesse raciocínio que o diretor de arte carioca Bruno Leo Ribeiro, de 36 anos, que reside e trabalha na Finlândia, criou o projeto Music Emojis em agosto de 2015.
Uma ideia simples que se transformou em uma combinação perfeita: emojis e artistas da música. “De primeira, até achei que essa ideia já existia, procurei bastante e não vi nada”. O projeto retrata grandes nomes da música, como Amy Winehouse, David Bowie, The Beatles, Jimi Hendrix, Rolling Stones, entre outros.
Dentro de um projeto conceitual, além de criativo, os emojis trouxeram um novo formato de comunicação para os dias atuais. É uma forma rápida e divertida para uma linguagem escrita. Para Bruno, o mais complicado foi ter a ideia e dar o start para desenvolver os emojis de bandas e artistas.
Bruno contou para o Blog n’Roll que a proposta desse projeto foi pessoal, um passatempo com o objetivo de ter uma referência e um estilo de desenho únicos. “Sempre tentei usar minhas paixões para criar projetos fora da publicidade e me manter criativo”.
E foi com sua curiosidade e paixão que Bruno elaborou os primeiros dez emojis, postou no Tumblr e os desenhos acabaram viralizando. Ao todo foram 60 ilustrações.
Para o processo de criação, o designer estudou a linguagem dos emojis existentes nos celulares. Depois de encontrar um estilo para os primeiros emojis, Bruno executou por dois meses, todos os emojis. Cada um demorou, em média, duas horas para ser finalizado. Uma logística e tanto. Mas tudo foi pensado de acordo com o sistema operacional para expressar a forma visual, sem erros.
“Cada sistema tem um estilo de desenho. Os do iOS são mais arredondados e com sombra. Já os do Android, são mais minimalistas e engraçados. Tentei achar um meio termo para isso e encontrei meu estilo”.
Essa nova linguagem rendeu a oportunidade de fazer emojis oficiais para a Finlândia e que, segundo o artista, foram um sucesso. “Acabou que um projeto virou trabalho de verdade. O que foi incrível”, completa.
A escolha das bandas e ícones da música teve como inspiração sua preferência musical e artistas com identificação automática. “Pro emoji ficar bacana, tem que ter o mínimo de detalhes. Michael Jackson, Madonna e Kiss, por exemplo, foram mais fáceis. Outros já foram mais desafiadores pelos seus detalhes, mas, basicamente, misturei meu gosto com artistas reconhecidos”.
Fã de música, especialmente heavy metal, Bruno cresceu ouvindo Judas Priest, Iron Maiden, Motörhead, Metallica e Slayer. “Passei a descobrir outros tipos de música. Gosto muito de Weezer. E de uns anos pra cá, quando comecei também a produzir e mixar música, acabei expandindo o meu gosto. Claro que, para ouvir, continuo mais metal mesmo. Mas quando vou para produção, EDM, trap, MPB e rock alternativo são as minhas preferências”.
De acordo com Bruno, o projeto não continuou porque demandava tempo para criar, fazer as ilustrações, cuidar das postagens e compartilhar. “Estava começando a ficar difícil achar artistas com características bacanas, então resolvi parar, já que não queria perder a qualidade dos emojis”. E não perdeu! Você confere abaixo algumas das suas criações:
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Sobre o autor
O diretor de arte Bruno Leo Ribeiro nasceu no Rio de Janeiro, estudou Publicidade e Propaganda pelo IESB, Instituto de Educação Superior de Brasília e fez especialização em Artes Visuais pelo Senac.
Em 2003, trabalhou em diversas agências importantes no mercado brasileiro até se mudar, em 2011, para Helsinki, na Finlândia. Atualmente trabalha na Mirum Agency de Helsinki.
Há três anos, a música virou mais que um hobby. Bruno fez academias internacionais de mixagem e produziu alguns artistas do Brasil. Seu último trabalho foi para a cantora e compositora Fernanda Reche.
Depois de fazer alguns trabalhos de EDM (Eletronic Dance Music) e Trap (estilo que mistura hip hop com música eletrônica), Bruno vai lançar um single do seu mais novo projeto, o Hell Leo. Em breve o videoclipe estará disponível no Spotify e Apple Music.
Sobre a data
O Dia Mundial da Criatividade visa a importância do empreendedorismo criativo e a oportunidade para as pessoas materializarem suas ideias. O objetivo é estimular a criatividade e a inovação para o desenvolvimento sustentável.
No Brasil, a data começou a ser organizada pelo psicólogo Lucas Foster, em 2014. A iniciativa surgiu no início do século 21, quando líderes em diversos países criaram suas datas específicas para incentivar o comportamento criativo como estratégia para desenvolver os lados social, econômico e ambiental.
Até a próxima Art Rock!
Crédito: todos os direitos reservados a Bruno Leo Ribeiro e Youtube/Divulgação. Montagem: Lutti Afonso e shutterstock.com