O que você está procurando?

Disorder - Caio Felipe

Disorder #11 – Os 40 anos de Damned Damned Damned!

Neste 18 de fevereiro completam-se 40 anos do lançamento de um dos principais discos do punk, o clássico debute do The Damned: Damned Damned Damned.

Após conseguirem um barulho com o single considerado marco zero do punk inglês New Rose (com direito a cover de Help, dos Beatles, como B-side), o The Damned embarcou numa tour com Sex Pistols, The Heartbreakers e The Clash, a famosa Anarchy Tour, que aconteceu em dezembro de 1976. O single do Damned saiu em outubro, enquanto Anarchy in the UK, do Sex Pistols, estourou em novembro.

Continua depois da publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=rTfyUqVqX-0

A polêmica tour cercada de sensacionalismo nos tabloides ingleses sobre o “perigo” das bandas punks que invadiam as ruas da Inglaterra, tecnicamente não deu muito certo, com várias apresentações canceladas e o Damned pulando fora pouco tempo após começar. Mas entrou para história por juntar as principais bandas que ajudaram a difundir o punk no Reino Unido. É de conhecimento também que o Damned entrou para tour porque já havia lançado um single, estavam fazendo bastante shows e atraindo atenção, mas depois do incidente do Sex Pistols no programa de Bill Grundy, Malcolm McLaren já não via muita necessidade de ter o Damned junto ali. Os seus pupilos do Sex Pistols podiam brilhar por conta própria.

Damned numa das apresentações da Anarchy Tour em 1976.

Damned numa das apresentações da Anarchy Tour em 1976.

Quatro meses após o primeiro single, o Damned lançou o álbum Damned Damned Damned, gravado em dez dias por Nick Lowe e, na época a formação era David Vanian (vocais), Captain Sensible (baixo), Brian James (guitarra) e Rat Scabie (bateria). Formação essa que durou uns dois anos e pouco, depois disso todos foram se odiando, baterista odeia o vocalista, baixista (que depois veio se tornar guitarrista) odeia o baterista e demitiu o guitarrista e por ai vai. Os únicos que levam a banda até hoje são o vocalista David Vanian e o guitarrista Captain Sensible.

p01bqh95

No início, o disco não foi tão bem acolhido pela imprensa inglesa, comparada a outros da época como o debute do Sex Pistols ou The Clash. Um pouco diferente das bandas citadas, o Damned tinha um jeito mais bem humorado de levar as coisas e de tirar sarro de si mesmos (vide capa). Musicalmente o disco também era mais acelerado, energético e urgente.

Continua depois da publicidade

Apresentação gravada pela BBC Radio no Paris Theatre em 1977 em ótima qualidade.

Você pode conferir um pouco da história deles no documentário The Damned: Don’t You Wish That We Were Dead (particularmente não sou muito fã desse doc, assisti no In Edit em SP, junto com diretor e achei um pouco fraco, explorando pouco a história da banda). Mas é interessante ver como eles foram injustiçados durante boa parte da carreira, mesmo lançando ótimos discos, se reinventando e pouco parando durante os anos.

Damned Damned Damned abre com a porrada Neat Neat Neat e fecha com um cover de quem começou a porra toda seis anos antes, I Feel Alright, do Stooges (ou “1970”).

Continua depois da publicidade

Depois lançariam o (ótimo) Machine Gun Etiquette, caminharam por fases do pop ao gótico e estão na ativa até hoje lançando discos e fazendo tours por ai. Sendo influência de boa parte da geração de bandas dos anos 1980, de Black Flag a Bad Brains, passando por Guns N’ Roses (que regravou New Rose).

“Ele capturou a parte essencial da banda. A essência, a emoção, tudo estava lá, e é por isso que ainda parece bom.” David Vanian

Damned - Dave Vanian 1977

Como dizia o encarte: “Made to be played loud at low volume!” Play!

Continua depois da publicidade
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

O The Damned vai reunir sua formação original pela primeira vez em 25 anos. Em 2021, os músicos Brian James e Rat Scabies retornam...

Som na Vitrola - Victor Persico

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos