Semana passada escrevi sobre a Kathleen Hanna e hoje vou aproveitar o gancho pra recomendar algumas bandas de garotas que estão na ativa por aqui.
Mulheres não são incentivadas a tocar algum instrumento (desde cedo) como caras. Quando era mais novo e comecei a tocar, lembro que raramente em aulas havia alguma garota ali. Não porque elas não gostariam, mas porque existe essa “indiferença” quanto a dar um violão ou qualquer outro instrumento para uma garota. Elas não são encorajadas a isso quando mais novas e a maioria buscam depois por si mesmas.
Projetos como Girls Rock Camp Brasil que é um acampamentos de férias com vivências musicais apenas para garotas (acontece em Sorocaba) são muito importantes. Além de outros como Hi Hat Girls que é uma publicação dedicada a mulheres bateristas, Disturbio Feminino que é podcast, zine, festival e blog voltado para produção de mulheres na música e artes em geral e também o Hard Girrls.
Aqui foquei mais no rock, mas o que sempre atrapalha entre outras coisas é o machismo, sexismo e claro que o rock e suas vertentes têm muito a melhorar ainda nessa questão.
O Rakta define seu som como “rakta” e vem dessa nova leva de bandas post-punk/noise de São Paulo.
Ao vivo nos estúdios da rádio KEXP de Seattle
O Lava Divers é da nova geração de indie e guitar bands brasileiras.
Lava Divers ao vivo em Sessões no Sótão
Ao vivo na Associação Cultural Cecília em São Paulo
In Venus é de São Paulo, possui referências post-punk, rock alternativo dos anos 1980, 1990 e está preparando seu primeiro trabalho de estúdio.
Letty é a banda punk garage da Léticia Souto influenciada por Bowie, Stooges e toda escola proto-punk.
Trash No Star é da classe noventinha, para quem gosta de Sonic Youth, Teenage Fan Club e Babes in Toyland.
Duo pós-punklore performático e minimalista influenciado por Wipers e Flipper.
The Shorts é rock alternativo e possui um EP lançado em agosto do ano passado.
Existem várias outras por ai, essas são apenas algumas dicas para quem ainda está um pouco por fora. As minas da Banana Records e Trama fizeram um trabalho junto com colaboradores e compilaram uma lista com bandas que possuem mulheres em sua formação (clique aqui), procure e ouça por ai.