Inspirada em bandas ao estilo soul, funk, rock e R&B dos anos 60 e 70, a Alabama Shakes já ganhou muita notoriedade e diversos públicos ao redor do mundo. Claro que eu poderia falar aqui sobre os discos da banda e essa sonoridade clássica que transborda pelos amplificadores. Mas eu só vou falar do baixista mesmo. Sempre esquecem os caras (os baixistas), pô. Sacanagem demais, pae.
Por que Zac Cockrell usa uma esponja nas cordas do baixo?
Essa foi a primeira pergunta que eu me fiz quando vi o primeiro live da banda pelo Youtube. Era a canção Be Mine do álbum Boys & Girls (2012) sendo tocada no Lollapalooza Brasil em 2013. O vídeo abaixo foi gravado com uma câmera amadora, mas dá pra ver Cockrell utilizando essa técnica:
Eu queria ter ido ao Lolla, mas com os preços como são, eu deixei quieto. Entretanto queria saber sobre como seria a execução dessa música ao vivo. Foi quando me deparei com a esponja de lavar louça no bass do Cockrell. Claro que logo me perguntei: Why? Por raios esse lance aí?
Eu andei pesquisando em fóruns de baixistas e o que a galera mais fala é que isso diminui a vibração das cordas tornando o baixo elétrico. Assim, o som fica mais parecido com os baixos acústicos. É por isso que tem uma galera que faz isso – é questão de gosto pessoal e busca pelo timbre.
Mesmo com uns 5 anos trabalhando em estúdios e vendo várias bandas ao vivo por aí eu ainda não tinha esbarrado com isso. Foi quando ouvi o Alabamas Shakes que me deparei com “a esponja”. Ainda não testei, mas vou fazer isso logo, logo.
Equipamentos do Zac Cockrell
Mesmo na mídia especializada, temos poucas informações sobre os equipamento de Cockrell. Mas olhando os vídeos ao vivo, ele tem usado Fender Precision Bass. O equipamento que tem uma dinâmica incrível e é o favorito de muita gente. Ele utiliza como amplificadores o Ampeg SVT-CL Classic Bass Head na caixa SVT-410HLF Classic Series Bass Cabinet.
Esse combo, somado a esponja no bass, faz a sonzeira que tornou a Alabama Shakes uma das bandas mais ouvidas nos últimos anos. Se você ainda não conhece a banda, indico o disco Boys & Girls. Tenho certeza que vai curtir bastante.