Que o folk dominou o mundo nos últimos anos não é novidade para ninguém. Inclusive, o Dallas, ex-guitarrista da Alexisonfire, por exemplo, largou a pesada distorção da banda há anos atrás para se dedicar ao estilo que mais amava de verdade. Eis que aí surge o City and Colour.
A sonoridade do City and Colour, suas letras e toda a atmosfera das suas notas e canções conquistaram muita gente no mundo todo. Aqui no Brasil não é diferente. Se você for ao Spotify, por exemplo, vai notar que a segundo cidade onde mais se ouve a banda no mundo é São Paulo.
Mas o que será que Dallas usa para fazer um som tão envolvente?
Guitarras e violões
Os acústicos mais interessantes para o compositor são os Martin. Em seu set, ele tem um 12-fret custom e um outro, modelo de 1948, o 00-17. Nem preciso comentar que o timbre desses violões são verdadeiras obras-primas.
Claro que para esse tipo de som não faltaria uma Jazzmaster. Sua captação com P90 é perfeita para canções com uma pegada mais vintage.
Mas o Dallas não usa só Fender. Há duas Gibson semi acústicas no seu time: uma ES-335TD, cor madeira e uma modelo 1976 ES sunburst. O set vai terminar com uma Gretsch Rancher com uma pegada estética super country.
Pedais
Dallas também usa um afinador da Boss, o TU-2. No seu set também tem uns 3 pedais da Walrus: o Audio Voyager Overdrive, o Audio Janus Tremolo Fuzz e um Walrus Audio Jupiter Fuzz. Todos eles são pedais boutique.
Seu reverb é um Eventide Space Reverb e ele também usa um drive super sensacional que é o Bad Cat Siamese. Há alguns outros e você pode acessá-los clicando aqui. A página é uma espécie de comunidade musical que divulga os equipamentos de bandas do mundo inteiro.
Amplificadores
Dos que sei são: Clark ‘Tyger’ Amplifier e um Morgan Amplification PR12. São amplis que são combos e possuem uma alta dinâmica. Eles não são muito conhecidos pela galera que toca, mas são muito bem feitos. São bem ao estilo handcrafted.
Então é isso! Tem algum artista que você gostaria de descobrir o setup? Então comenta aí!