Hagstrom Sparkle Deluxe, a rara guitarra ‘secreta’ de Kurt Cobain

Hagstrom Sparkle Deluxe, a rara guitarra ‘secreta’ de Kurt Cobain

Tava dando uma volta por aqui no Blog N’ Roll e me deparei com a exposição que chega a São Paulo em setembro falando da carreira do Nirvana (saiba mais nesse link). Fiquei tentado a escrever sobre a ‘rara guitarra secreta’ do Kurt que foi leiloada no começo do ano.

A sueca Hagstrom Sparkle Deluxe, provavelmente, foi fabricada entre 1958 e 1960. Kurt acabou comprando a relíquia no Natal de 1992 e levou pelo resto da vida. É uma guitarra rara. Até onde sei, há apenas 300 peças fabricadas do lote que o ícone do grunge adquiriu, e alguns colecionadores dizem que não foram fabricadas mais do que 200 itens, mas posso estar errado!

Digo que posso estar errado, porque as alterações dos modelos da Hagstrom Sparkle eram bastante sutis nas pontes, braço e marcas, e por isso um cara como eu terá grandes dificuldades de notar essas diferenças. Creio mesmo que apenas um colecionador dessas belezinhas européias poderia realmente bater o martelo e dizer e a real.

Algumas especificações

Essa é uma guitarra de corpo sólido, feito em mogno (nas laterais e nas costas) e abeto, assim como as minhas queridas Gretsch.

Ela usa também esses dois humbuckers e uma espécie de filtro acústico no centro dos captadores. Ela tem alguns botões, como você pode ver na foto. Eles funcionam exatamente como as chaves de alternação dos captadores. Mas pra ter uma profundidade sobre o que essa guitarra e esses botões são capazes de fazer, seria ideal poder fazer um som com ela, mas certamente isso será impossível! hahaha!

Um pouco sobre a marca

Em janeiro de 1925 o principal negócio da empresa era fabricar acordeões, mas seus donos, no final de 1958, após visitar os EUA, sacaram que o futuro do mundo era o Rock n Roll e a partir do final de 58 os modelos Hagstrom Deluxe começam a ser produzidas, onde, no primeiro lote, foram fabricadas apenas 200 peças – de onde é provavelmente a guitarra do Kurt Cobain.

Abaixo um pequeno vídeo falando um pouquinho da guitarra de um dos maiores ícones de todos os tempos.