Na edição nº 81 da Heavy Magazine, a revista faz uma homenagem à 40 bandas com ícones femininas do rock. O trabalho contou com um grande ensaio fotográfico e muitas entrevistas, incluindo vários nomes em evidência no rock internacional.
Entre as entrevistadas, constam as australianas Erica Bowron do Red Sea, Fiona Horne do DEF FX e Alex Reade da Drown This City. Em destaque, a vocalista do Halestorm, Lzzy Hale, que figura na capa da edição.
A lista completa da Heavy Magazine
A lista permeia grandes ícones do rock e fundadoras de bandas clássicas. Assim como vocalistas de grupos contemporâneos, incluindo alguns não tão populares. Conheça algumas das bandas e artistas relacionadas:
- Doro (Warlock)
- Lita Ford (ex-Runaways)
- Esther “Jinx” Dawson (Coven)
- Girlschool
- Vixen
- The Runaways
- Jinjer
- New Years Day
- Devilskin
- Alissa White-Gluz (Arch Enemy)
- Monica Strut (The Last Martyr)
- Lzzy Hale (Halestorm)
- Andrea Ferro e Cristina Scabbia (Lacuna Coil)
- Emmy Mack (Redhook)
- Shawna Potter (War On Women)
- Sharon den Adel (Within Temptation)
- Amy Lee (Evanescence)
- Erica Bowron (Red Sea)
- Trope
- Lizi (The Beautiful Monument)
- Alexandra Reade (Drown This City)
- Anna Murphy (Cellar Darling)
- Morgan Lander (Kittie)
- Babymetal
- Virginia Lillye (Lillye)
- Crystal Ignite
- Taylor Momsen (The Pretty Reckless)
- Horizons Edge
- Tairrie B. (My Ruin)
- Nikki (Pagan)
- Amy Taylor (Amyl and The Sniffers)
- Burning Witches
- Fiona Horne (Def FX)
- L7
- Simone Simons (Epica)
- Tarja Turunen (ex-Nightwish)
Forte protagonismo feminino
Lzzy Hale tem se tornado uma das principais referências quando o assunto é empoderamento feminino no rock. No período da entrevista para a Heavy, sua banda estava a minutos de subir ao palco do Download Festival. Evento que teria pela primeira vez uma headliner feminina.
“Ouvimos do promoter do Download Festival que aparentemente somos a maior audiência da história do segundo palco. E ainda que eu era a primeira garota headliner do palco”, conta Hale na entrevista à Heavy.
A vocalista tem lutado pelos direitos dos criadores musicais, advogando em DC com a Grammy Advocacy como embaixadora do rock. Por essas e outras, tem pavimentado o caminho para se tornar um dos mais fortes marcos femininos no rock dessa geração.
Além do trabalho social, tem se dedicado aos seus próprios lançamentos. Depois do último álbum do Halestorm, Vicious (2018), ter tido expressivo sucesso comercial, a frontwoman também lançou sua assinatura com a Epiphone, marcando seu espaço junto aos lendários guitarristas da marca.