John Paul Jones anuncia novo projeto musical

John Paul Jones, ex-baixista do Led Zeppelin, está de banda nova. O projeto se chama Sons Of Chipotle e é formado em dupla com o violoncelista finlandês Anssi Karttunen.

Com shows marcados em Tóquio para 3 e 5 de setembro, a dupla se apresenta junto a um elenco de peso. Nesse projeto, Jones ficou encarregado dos teclados e sintetizadores.

Como convidados, estão Otomo Yoshihide, guitarrista mestre em experimentações noise do grupo Ground Zero, e Jim O’Rourke, que atuou no baixo, guitarra e sintetizadores do Sonic Youth.

A apresentação acontecerá no Pit Inn, clube de jazz localizado em Shinjuku. O local é considerado o mais importante palco do Japão. Com atmosfera intimista, o ambiente deve garantir uma apresentação única.

O duo já se apresentou em outras ocasiões neste ano. Eles tocaram no Three Coyotes, projeto com outro músico finlandês, o pianista e compositor Magnus Lindberg.

Os ingressos estarão a venda a partir do dia 28 de julho, às 10h, no horário do Japão.

O rei dos projetos

O multi-instrumentista tem uma visão muito ampla de sua carreira. Aos 73 anos, sempre está disposto a arrecadar novidades para o currículo musical.

Um de seus projetos mais notáveis aconteceu em 2009. Ao lado de Dave Grohl e Josh Homme, participou do Them Crooked Vultures. A banda lançou um disco homônimo no mesmo ano, mas não tem previsão de retorno. Jones também possui dois álbuns solo, além de colaborações com R.E.M., Peter Gabriel, Lenny Kravitz, entre outros.

John Paul Jones também já se envolveu em outros projetos eruditas. O motivo? Ele pretende estrear sua própria ópera, The Ghost Sonata, na temporada do ano que vem, de 2020/2021. A obra será baseada na peça do sueco August Strindberg, famoso dramaturgo e romancista sueco.