Já considerado um dos ícones do rap moderno, o reinado de Kendrick Lamar segue forte. Com o disco good kid, m.A.A.d city (2012), o rapper consagra 358 semanas nas paradas da Billboard. Com este feito, tornou-se o álbum de hip hop mais longevo na lista da Billboard 200, superando The Eminem Show (2002), o antigo detentor do recorde.
O feito é protagonista no hip hop, mas entre todos os estilos musicais, Lamar não está nem perto do grande detentor do título. Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, é o disco que passou mais tempo nas paradas da Billboard, acumulando 943 semanas.
O disco foi responsável por trazer Kendrick Lamar ao mainstream. Constam nele singles como Bitch Don’t Kill My Vibe e Swimming Pools (Drank). Desde então, o rapper tem alçado voos cada vez maiores. Desde To Pimp a Butterfly (2015) e DAMN. (2017), concentra nomeações ao Grammy e forte popularidade no meio.
Recentemente, Kendrick Lamar fez ótimas parcerias, especialmente nos cinemas. O rapper esteve na trilha sonora de Homem-Aranha no Aranhaverso (2018) e Rei Leão (2019), além da marcante curadoria musical em Pantera Negra (2018).
Kendrick faz história na música
Outro momento grandioso de Kendrick Lamar veio quando DAMN. foi nomeado vencedor de um Pullitzer em 2018. O rapper tornou-se então o primeiro artista da história a vencer o prêmio fora da comunidade erudita.
O Pullitzer foi entregue à Kendrick Lamar pela autenticidade, dinamismo e complexidade de sua obra. Retratando a realidade da vida afro-americana, o disco teve enorme reconhecimento por seu papel social. No mesmo ano, DAMN. também saiu vencedor de cinco Grammys.