Segundo um estudo realizado pela USC Annenberg, escola renomada de comunicação, apenas 2% das músicas populares produzidas atualmente contam com mulheres na equipe.
Não é segredo que as mulheres ainda não conseguem espaço nos bastidores da música, mas esta porcentagem continua alarmante. Mesmo após tantos movimentos sociais, a discussão ainda não foi suficiente.
A lacuna de mulheres na música é tão grande que a #WomenInTheMix, movimento pela diversidade e inclusão na indústria, lançou um vídeo.
Nele, um coral de 50 mulheres cantam o novo single de Alicia Keys, Underdog. Enquanto uma a uma, elas se sentam e cantam sozinhas, manifestam a falta de mulheres na música. Mais do que isso: também atentam à falta de diversidade.
Claramente mudanças têm sido feitas desde o início do movimento, em 2019. A iniciativa continua a ganhar força, contando com suporte de mais de 650 produtores, selos, artistas e agências relacionadas à indústria da música.
O trabalho pela igualdade de gênero e diversidade vai desde as áreas técnicas até os maiores palcos de entretenimento do mundo. Com essa proposta, os movimentos tem mobilizado novos aderentes à esta luta.
Confira o vídeo coral de Underdog: