Lenda do country, John Prine morre aos 73 anos

O cantor e compositor de country e vencedor do Grammy John Prine morreu nesta terça-feira (7). O músico tinha 73 anos e estava desde o dia 26 de março internado. Prine teve complicações relacionadas ao coronavírus.

A família havia utilizado o Twitter para informar aos fãs sobre o estado de saúde do cantor. “Essas são noticias difíceis de partilharmos. […] Queríamos que vocês soubessem e lhe dessem a chance de enviar mais amor e apoio agora”.

Carreira

Nascido em Maywood, Illionis, em 1946, Prine aprendeu a tocar violão com seu irmão mais velho. Aos 23, trabalhava como carteiro e se apresentando no The Fifth Peg, clube folk de Chicago.

Kris Kristofferson se tornou um dos primeiros apoiadores e amigos de Prine, que o colocou em um palco durante um show em Nova York. Assim, chamando a atenção da gravadora.

Seu álbum de estréia foi lançado em 1971.

Mesmo que não tenha tido uma carreira de grande sucesso, ele contornava a situação escrevendo para alguns artistas, como Angel From Montgomery, de Bonnie Raitt.

Além de Bonnie, Prine foi gravado por Johnny Cash, Joan Baez, Bette Midler, John Denver, Norah Jones.

Em 2014, teve seu primeiro álbum introduzido no Hall da Fama do Grammy.

Em 2019, foi incluído no Songwrites Hall Of Fame e ganhou Grammys por seu álbum The Mission Years (1991) e Fair & Square (2005)

Além disso, Prine foi reconhecido no Grammy Lifetime Achievement Award este ano. Na cerimônia, que ocorreu em janeiro, Raitt prestou homenagem ao músico com Angel From Montgomery.