Madras relança livro sobre os Ramones. Blog n’ Roll sorteia um exemplar

Madras relança livro sobre os Ramones. Blog n’ Roll sorteia um exemplar

(*) Por Carlota Cafiero

Hey Ho Let’s Go outra vez! A Madras Editora acaba de recolocar a história dos Ramones de novo na prateleira das livrarias. Isso mesmo, uma das obras mais pedidas pelos leitores, Hey Ho Let’s Go – A História dos Ramones (R$ 54, 90), do jornalista britânico Everett True, está sendo relançada em edição atualizada, que termina com a morte do terceiro Ramone: o guitarrista Johnny, em 2004 – depois do carismático vocalista Joey, em 2001, e do genial (e paranoico) baixista Dee Dee, em 2002.

Em 480 generosas páginas, divididas em 36 capítulos e mais três apêndices, além de várias fotografias e trechos de entrevistas dos artistas, roadies e fãs, a biografia da banda surgida no Queens, em Nova Iorque, em 1974, e precursora do punk rock, se mistura à trajetória do próprio autor em relação à música e à descoberta dos Ramones.

“Chelmsford, 1976. Surrupiei o primeiro álbum dos Ramones do esconderijo do meu irmão e estou ouvindo na radiola da família. A sonoridade é estranha, parece a de uma serra elétrica ligada no máximo. Minha mãe entra na sala e profere a sentença imortal: Mas isso é música?’. Se é música? Não só é música como é mais: é um vazio sonoro que possibilita ao ouvinte preenchê-lo do jeito que quiser, por mais bizarro que seja. Essa é a generosidade dos Ramones. E eu entendi na hora que qualquer um que é capaz de criar tamanho desencontro entre gerações só pode ser bom, decente e correto”, escreve True na introdução do livro.

Mesmo com tantas biografias sobre a banda – algumas escritas por integrantes da banda – Hey Ho Let’s Go tem como diferencial a análise da trajetória musical da banda (em seus altos e baixos) feita não somente pelo autor, mas de produtores, críticos musicais e dos próprios Ramones, além das histórias de bastidor.

Everett True atuou como editor-assistente das revistas Melody Maker e Vox. No início dos anos 80, formou um grupo vocal new wave simplesmente para cantar músicas dos Ramones no palco. Atualmente, ele vive em Brighton, Inglaterra, onde edita a revista de música Plan B. Seu álbum favorito dos Ramones é It’s Alive, gravado ao vivo no Rainbow Theatre, em Londres, em 1977.

(*) Matéria publicada originalmente em 27 de agosto de 2013 no jornal A Tribuna

 

Quer ganhar um exemplar desta obra? Clique aqui e saiba como