O que você está procurando?

Estudantes da ETEC de Praia Grande convidaram os grafiteiros Catts e CH para darem vida a fachada da escolinha. (Foto:Arquivo Pessoal)

Geral

Neymar, Robinho e Gabigol ganham grafite na Escolinha Meninos da Vila

Os jogadores Robinho, Neymar e Gabigol foram grafitados na fachada da escolinha Meninos da Vila de Praia Grande, unidade Guilhermina (Av. Min. Marcos Freire, 1240 – Sítio do Campo). A arte dos grafiteiros Catts e CH 013 com certeza deu uma mudada no espaço que antes era branco e sem vida. 

Graffiti na fachada da Escolinha Meninos da Vila de Praia Grande foi concluído na última quarta-feira (22). (Foto:Arquivo Pessoal)

“Deu uma mudada significativa no espaço. O graffiti tem esse poder de dar vida ao espaço, de fazer com que ele chame a atenção. É muito legal ter um painel nosso num lugar de visibilidade tão grande”, afirma Carlos Roberto da Silva, O Catts, de 28 anos. 

Fachada da escolinha antes do graffiti dos jogadores

O Caio Henrique de Castro Souza,o CH, 33 anos, revela que já existia a vontade de grafitar o muro e com essa oportunidade ele pode concretizar seu desejo.

“Foi bem legal! A gente sempre passava em frente a esse muro e achávamos que daria um baita painel e de repente, recebemos a oportunidade de fazer!  Eu torço para o Santos, e até então só havia feito trabalho para a escolinha do Corinthians”.   

A arte a convite dos estudantes

O convite para fazer o graffiti foi feito por um grupo de estudantes de apenas 17 anos da Etec de Praia Grande – Extensão Balneário Maracanã. O grupo é formado pelos estudantes Gustavo do Nascimento Andrade,Vinícius Lucas de Andrade,Renan Carlos Rosa de Paula Araújo e Rickelme Batista Barbosa da Silva. 

Continua depois da publicidade
Neymar foi um dos jogadores grafitados. (Foto:Arquivo Pessoal)

“Cursamos o Ensino Médio Integrado ao Técnico na área de Administração. Ao final do curso, de três ano, devemos fazer o TCC, que inclui prestar consultoria administrativa à alguma empresa da região. Com isso, vimos a possibilidade de desenvolvermos um projeto muito bacana, que incluiria a inovação da fachada da empresa unificada a um projeto de arte urbana que é o Grafitti”, afirma Rickelme. 

Transformação do espaço

O resultado do graffiti surpreendeu a todos. Os alunos da escolinha ainda não viram pessoalmente, pois a unidade está com as aulas suspensas devido ao Covid-19. Mas assim que retornarem, os envolvidos afirmam que terão um impacto muito grande.

“Nós até hoje estamos em êxtase pelo resultado alcançado e pela proporção que está tomando. Acreditamos que assim que as atividades da Escolinha retornarem o impacto será ainda maior. E também para mostrar que o grafiti não é uma pichação e sim uma arte. E como toda arte, consegue transmitir sentimentos, reações e causar diversos impactos em quem vê”, afirma Rickelme.

Catts e CH 013 foram os responsáveis pelo graffiti dos jogadores. (Foto:Arquivo Pessoal)

Para Gustavo, que entrou em contato com o Catts, o impacto foi muito grande. “Tanto para nós, quanto para o público que verá essa obra de arte. Talvez até às pessoas que não gostam de graffiti poderão achar bonito”.

O professor de futebol da escolinha, Henrique Masone, de 32 anos, se surpreendeu com o resultado. “Ficou sensacional! Deu obviamente outra cara, e foi muito melhor do que imaginávamos. Além do destaque pela mudança, foi feito como uma homenagem para os ex jogadores revelados pelo clube, o que aumenta a ligação com a escolinha”. 

Professores de futebol da escolinha. (Foto: Arquivo Pessoal)

O gerente e também professor de futebol da escolinha, Rodolfo Mansone, 30 anos, cita a reação das pessoas que já viram a arte. “Ficou excepcional, trabalho diferenciado, que trouxe uma outra cara a escolinha. O pessoal que passa por lá e vê a arte, já manda mensagem nos parabenizando e dizendo que ficou top o trabalho”. 

Poder do Graffiti 

Catts e CH estão no graffiti há cinco anos. Catts já trabalhou na Prefeitura de Santos e São Vicente e mantém alguns projetos no graffiti. Atualmente, reside em Praia Grande. Ele tem muitas artes espalhadas por Santos e São Vicente e afirma que está sendo bacana espalhar suas artes em seu atual município. 

Continua depois da publicidade

CH ressalta a importância do projeto do Catts, o Arte e Graffiti nas Escolas e demais artistas. “Foi a maior alavanca para mim como artista! Não posso falar da minha história no graffiti sem mencionar Pesado, Léo branco e Catts, por elaborem festivais diversos, e a oportunidade que tive com eles”.

Os artistas comentam sobre o poder do graffiti em transformar espaços.  (Foto: Arquivo Pessoal)

“A arte traz sentimentos para as pessoas, pode ser algo nostálgico, como uma lembrança, um sorriso, um questionamento político.O graffiti tem essa importância de estar sempre questionando e convidando as pessoas a pensarem, a questionarem o motivo daquela arte. Pode ser em forma de protesto, como o surgimento do graffiti ou com o intuito de embelezar o espaço”. Catts

Graffiti de Catts para a loja Baratão das Tintas em Praia Grande. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Quando ainda não grafitava, olhava para um painel e ficava espantado com o tamanho e as cores. Um artista de rua tem uma enorme missão que é trazer esse impacto visual para quem vê e para um local. Ter uma atenção dessas faz aumentar a visão sobre o graffiti. Um viaduto por exemplo, sem arte, parece um local esquecido e sem vida, com ela, vira uma galeria popular”.  CH

Arte de CH para o festival Free Sessions. (Foto: Arquivo Pessoal)

Acompanhe o trabalho dos artistas pelo Facebook:

Catts: https://www.facebook.com/carlosroberto.silva.9
CH: https://www.facebook.com/CaioCH

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

TV e Cinema

Um dos maiores craques de futebol da atualidade vai entrar em campo na Netflix a partir de 25 de janeiro de 2022. A nova...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos