O icônico grupo feminista russo Pussy Riot será a principal atração do Garotas À Frente, festival que ocorrerá no dia 20 de abril no Fabrique Club em São Paulo. Além da apresentação do coletivo “inimigo número 1 de Putin” e das paulistanas da Sapataria, o evento também celebra o lançamento do livro Garotas À Frente de Sarah Marcus, material que registra o nascimento do movimento Riot Grrrl nos Estados Unidos.
Também exposição de artes, debates e workshop do projeto Girls Rock Camp. Realmente um evento para reforçar a pauta feminista e mostrar que o “punk rock não é apenas para o namorado” como já dizia o Bulimia.
Sobre o Pussy Riot
Sempre com um viés ativista, o Pussy Riot foi formado em 2011, mas conquistou notoriedade em 2012. Na ocasião, o coletivo formado por cinco mulheres entraram em uma catedral no centro de Moscou e tocaram apenas 48 segundos da canção Virgem Maria, Tire o Putin do Poder antes de serem retiradas por policiais. A curta apresentação foi publicada no YouTube e logo chamou atenção da mídia mundial e do mundo!
https://youtu.be/grEBLskpDWQ
Na época, as integrantes foram presas e condenadas a dois anos por “baderna e incitação ao ódio religioso”. Soltas em 2014, o coletivo continuou sua luta, em certos momentos exercendo “ativismo digital”, e em outros fazendo intervenções no mundo real, como ocorreu na Copa do Mundo de 2018 na Rússia.
Apesar de ter uma apresentação bastante performática, principalmente por todas as integrantes utilizarem balaclavas, o Pussy Riot tem letras dedicadas a assuntos bem importantes. Controle de armas, sexismo, brutalidade policial e a luta pelo acesso a boa educação e saúde são os assuntos mais comuns nas suas composições.
Apesar da raiz no punk rock, nos últimos anos o coletivo modificou sua sonoridade, como conta Nadya Tolokonnikova, uma das idealizadoras do Pussy Riot que fará a turnê na América Latina: “Nossa ideia é tentar imaginar como o punk irá soar e parecer em 2028, tempos de resistência digital, levante contra a disparidade financeira e movimentos de massa para salvar o planeta”.
Serviço:
Pussy Riot no festival Garotas à Frente
Evento: https://www.facebook.com/events/285488125446518/
Data: 20 de abril de 2019
Horário: a partir das 16 horas
Local: Fabrique Club
Endereço: Rua Barra Funda, 1071 (Barra Funda – SP)
Ingressos online: R$ 80,00 (1º lote – promocional e estudante), R$ 100,00 (2º lote – promocional e estudante)
https://pixelticket.com.br/eventos/3119/festival-garotas-a-frente-pussy-riot
Censura: 12 anos