EGLE CISTERNA
O fim de semana em Itanhaém promete agradar quem curte o ritmo nascido na Jamaica. É o festival Regado a Reggae, que chega à sua 14º edição na Praia dos Pescadores, de graça.
Entre os destaques da programação está a apresentação da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (OBMJ), que encerra o festival no domingo (24).
Diferentemente do que a maioria pensa de uma orquestra, os integrantes da OBMJ reproduzem de maneira divertida versões de clássicos da música brasileira, como Carinhoso e Tico-tico no Fubá, em ritmos jamaicanos criados nas décadas de 50 e 60. Ska, Rocksteady e o Early Reggae são alguns dos dançantes ritmos que permeiam na orquestra.
A OBMJ também apresenta músicas autorais, que fazem parte do repertório da banda como Ska Around the Nation, o single mais conhecido. “O público vai poder ouvir uma seleção das músicas dos nossos quatro discos. Estamos ansiosos para tocar no Litoral Sul pela primeira vez, pois sabemos que são amantes da música jamaicana, assim como nós”, afirma o guitarrista e vocalista Serginho Soffiatti.
Em dez anos de história, a orquestra tem mais de 300 shows realizados, turnê no exterior, participações de grandes artistas como Samuel Rosa, Nando Reis, Andre Abujamra, Bnegão, Paralamas do Sucesso, Zeider Pires (Planta & Raiz), entre outras. “Estamos preparando um novo disco e uma nova tour, que, além do Brasil, contará com México, Estados Unidos e Canadá”, adianta o trompetista Felippe Pipeta.
PROGRAMAÇÃO
Sábado
18h: Banda Herança Negra
19h30: Banda Afrodizia
21h: Big Up
Domingo
18h: Viberoots
19h30: Solano Jacob
21h: Orquestra Brasileira de Música Jamaicana
Local: Praia dos Pescadores
Outros shows
Uma das bandas revelação do cenário do reggae nacional também está entre as que vão se apresentar no festival. É a Big Up, um trio que une reggae e RAP com a música brasileira suingada. O grupo vem da Capital e se apresenta pela primeira vez no litoral.
O grupo, formado pelo rapper Pierro, o reggae man Grilo e o músico Gabriel, tem dois EPs e lançou recentemente o álbum Uni-Versos, com a música Xangô, que tem se destacado nas rádios.
De Praia Grande, os músicos do Viberoots apresentam covers e versões criadas pelos integrantes. O festival conta ainda com os shows do Herança Negra, do reggae com RAP, rock, eletrônico e MPB, e do cantor Solano Jacob.
https://www.youtube.com/watch?v=8rxcsSwwSZE
Veteranos
Presente desde a primeira edição do Regado a Reggae, a banda Afrodizia considera o evento um dos mais relevantes do País. “É um festival muito importante, que já lançou muitos artistas. E por ser um dos mais longevos, é referência internacional”, conta Tony Sheen, baterista da banda e diretor Cultural da Prefeitura de Itanhaém.
Com 18 anos de estrada e três turnês internacionais pela Europa no currículo, com mais de 70 shows realizados em países como França, Eslovênia, Suíça e Áustria, a banda se prepara para o lançamento do projeto Reggaelização, um álbum que conta com 16 sons inéditos e a participação de grandes ícones da música mundial. Trata-se de um projeto diferenciado, com o intuito de conectar o mundo por meio da música. Entre os convidados do projeto estão Big Mountain e Pato Banton.
O grupo já emplacou músicas de seus álbuns em grandes redes de comunicação, como Montanha da Paz na novela Malhação (2000), da Rede Globo.