Romance, novo álbum de Camila Cabello, é puro amor. Não aquele amor maduro, experiente – é uma experiência pelas borboletas no estômago, uma lembrança de primeiros encontros e novas paixões.
Com 14 faixas, a campanha de Romance foi forte, com divulgação prévia de alguns singles e muita expectativa nas redes sociais. Com algumas levadas a la No Doubt e referências infindáveis, o álbum é um prato cheio para os apaixonados de plantão.
Faixa por faixa
Sempre priorizando a naturalidade e ancestralidade, a cantora aprimora seu alcance vocal e investe mais ainda em ritmos latinos. Longe de ser apenas um álbum reggaeton, os toques latinos são delicados, como nos dedilhados de Should’ve Said It.
Nomeada três vezes para o Grammy, Camila projetou este álbum com mais elegância. É linear, sem quebras de ritmo, e cheio de toques vocais e instrumentais divertidos, como em My Oh My, que até lembra a querida Havana.
Aliás, bom humor é o que não falta. O próprio clipe de Liar prova isso, no mesmo estilo que Camila apresentou tão bem em seus primeiros vídeos. Também sabe fazer a diva pop sensual, que aparece nas já conhecidas Shameless e Señorita.
Até as mais tímidas, como Bad Kind of Butterflies, Easy e Dream Of You, parecem um diálogo num mundo encantado, como o País das Maravilhas. É esse talento para transformar canções em narrativas que torna o trabalho de Camila Cabello interessante.
Neste ponto, torna-se diferente do que nos acostumamos no pop. A voz rouca se reveza ao canto consistente e até ousado, como em Living Proof e Feel It Twice. Camila dá a impressão de que cada música é um capítulo diferente. São esses detalhes que mantém sua história completa.
Mas como toda boa história de amor, ela mostra só um lado. O lado de Camila, impulsivo, profundo, intenso. Que descarrega todas as emoções a plenos pulmões, mas com delicadeza. Por isso, Romance soa platônico ao terminar, ao toque melancólico de First Man. Ficamos à espera do final feliz.
Próximos passos de Romance
No Tonight Show com Jimmy Fallon, Camila falou dos planos para a Romance Tour. Uma missão e tanto vem a frente – em seu disco homônimo de estreia, Camila conquistou o topo da Billboard 200 em 2018, seguida de uma turnê de efetivo sucesso comercial.
Será que podemos esperar o mesmo de Romance? Sem a mesma força estrutural, mas com um trabalho mais refinado, o álbum pode ter ainda mais projeção. Nos resta aguardar para descobrir.
Ouça Romance, disponível em todas as plataformas digitais: