O que você está procurando?

Geral

Romper Stomper #11 – Diretores de videoclipes – Michel Gondry

Na semana passada anunciei a série em homenagem aos diretores dos clipes e, curiosamente, muitas pessoas vieram comentar sobre o mesmo nome. “Ah, fala dele, os clipes dele são tão legais. Adoro o trabalho dele.” Esses foram os comentários unânimes sobre Michel Gondry. Apesar de querer dar uma segurada, nem eu mesmo aguentei e tive que falar sobre o cara.

Michel Gondry nasceu em Versalhes, na França, e desde cedo se interessou por música, especialmente o rock. Michel, nos anos 1980, montou uma banda de folk, pop rock chamada Oui Oui, onde era baterista. A banda estava totalmente engajada nos videoclipes, que começavam a engatinhar na época, porém, não haviam produtores na localidade. Sendo assim, Gondry (estudante de cinema) tomou as rédeas.

Continua depois da publicidade

Foi assim de 1987 a 1990, e o talento de Michel Gondry começou a chamar a atenção nacional, dirigindo diversos artistas pop franceses do começo dos 1990. Até Malcom Maclaren chegou a lançar um clipe com ele.

O que fez Gondry estourar de vez foi esse clipe aí, o primeiro single do primeiro disco da Björk. Human Behavior deixa claro qual é o estilo do diretor. Você não sabe o que é Stop Motion ou o que é movimento real. É difícil dizer o que é efeito e o que é pura atuação. O clipe chocou positivamente a todos, e na época do boom da saudosa MTV, esse foi um dos mais aclamados da década.

https://www.youtube.com/watch?v=KDbPYoaAiyc&ab_channel=BjorkTv

O ponto de ignição foi dado e Gondry começou a por a mão na massa. Seu nome começou a rodar o mundo e seu currículo se expandir. Para você ter uma ideia, de 1993 a 1996, Michel trabalhou com Lenny Kravitz, Belinda Carslile, Sinéad O’Connor, The Black Crowes, Massive Attack e Rolling Stones. Ou seja, o cara virou um fodão da cena videoclíptica rapidamente.

Continua depois da publicidade

Seguindo essa fodalidade, Gondry ainda produziu clipes para BeckDaft Punk, esse último se tornando um clássico com a coreografia do robozinho, em Around The World. Michel Gondry ainda não se dava por satisfeito e, junto ao Foo Fighters, lançou um clipe que literalmente marcou época.

Everlong é um verdadeiro clássico. O hit se tornou uma das músicas mais lembradas e pedidas da banda. É impossível não associá-la ao belíssimo e abstrato clipe produzido por Michel Gondry.

Na virada do milênio, Gondry se aproximou mais ainda do cinema. Um fato sobre o diretor que poucas pessoas sabem, é que o efeito Bullet Time foi desenvolvido por ele. Sabe aquela cena que o Neo desvia das balas no Matrix? Então, Michel Gondry foi uma das pessoas responsáveis pela existência desse momento épico no cinema.

Continua depois da publicidade

Como diretor, Gondry produziu seu primeiro filme em 2001, Human Nature. Porém, em 2003, com Um Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, foi aplaudido de pé pela Academia de Cinema ao vencer o Oscar de Melhor Roteiro Original, juntamente de seu amigo Charlie Kaufman.

De volta aos clipes, Michel recebeu o convite do White Stripes no momento em que a banda estava em ascensão e muito se especulava sobre qual era o relacionamento entre os membros.

Jack White disse em conversa, por telefone, com o diretor que ele teria total liberdade para criar o mais louco clipe que ele quisesse. Com a carta branca, ao se encontrarem em um restaurante, perguntado pela dupla qual seria a ideia do clipe, Gondry apenas mostrou uma cabeça gigante do vocalista montada em Lego, e mais uma vez o francês revolucionava em mais uma obra prima.

Continua depois da publicidade

Fell In Love With A Girl foi gravado em stop motion, ou seja, quadro a quadro, frame por frame, e cada pecinha que aparece no clipe foi montado em uma posição diferente para dar o movimento necessário. Loucura, né? Não para Michel Gondry.

Se fosse para falar da genialidade de Michel Gondry, um texto não seria o suficiente. Os detalhes tão ricos, a psicodelia e abstrativismo fazem do cara um dos, se não “O” responsável pelo videoclipe ter sido visto como arte, o tornando uma espécie de Salvador Dalí da categoria.

É totalmente injusto apontar qual clipe do francês é o melhor, cada um tem sua expressão e sua característica diferente. Portanto, para finalizar esse texto deixo aqui uma lista de alguns dos clipes dele, e se eu fosse você, correria atrás para conhecer mais sobre o trabalho desse verdadeiro gênio.

The Rolling Stones – Like a Rolling Stone

Continua depois da publicidade

Daft Punk – Around The World

https://www.youtube.com/watch?v=k5dqPiLy4uY

Queens Of The Stone Age – No One Knows

Continua depois da publicidade

Kylie Minougue – Come Into My World

https://www.youtube.com/watch?v=Bl-vtVuimZo

The White Stripes – The Hardest Button To Button

Continua depois da publicidade

Steriogram – Walkie Talkie Man

Paul McCartney – Dance Tonight

Continua depois da publicidade

Björk  – Crystalline

The Chemical Brothers – Go

Continua depois da publicidade

Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

A passagem de Lenny Kravitz por São Paulo, marcada para o dia 23 de novembro, no Allianz Parque, ficou ainda mais especial. Após anunciar...

Gringolândia

Guiado pelo blues e pelo rock, Bill Wyman lançou seu nono álbum solo, Drive My Car. Primeiro álbum de Wyman desde 2015, este é...

BR

Na literatura e na dramaturgia, as histórias são divididas em três atos. O último costuma ser o mais intenso, porque é nele que se...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos