Existem pessoas no mundo que tem a sorte de juntarem seus trapinhos e trabalharem com as pessoas que mais amam. A história de Jonathan Dayton e Valerie Faris seguiu esse caminho a partir do momento que suas vidas se cruzaram, e por mais clichê ou extremamente fofinho que possa parecer, isso pode sim acontecer. E aconteceu.
Jonathan Dayton saiu aos 18 anos da pequena cidade de Grass Valley para estudar cinema na UCLA. Chegando lá encontrou com Valerie Faris, uma estudante de dança contemporânea que estava quase desistindo do seu curso. Desde então os dois se tornaram inseparáveis. No final da década de 1970, os dois se casaram para nunca mais se separar.
Mas a história dos dois não acabou presa ao trivial, Jonathan ensinou todos os macetes cinematográficos à sua esposa, e os dois começaram a pegar firme em pequenos trabalhos audiovisuais.
Com o surgimento da MTV na metade dos anos 1980, Valerie deu a ideia de que os dois poderiam entrar no mercado emergente e ver no que dava, Jonathan topou e os trampos começaram a aparecer. O primeiro clipe do casal foi Wolves Lower, do ainda desconhecido R.E.M., e a década foi completa com trabalhos para Soundgarden e Jane’s Addiction, trazendo bons resultados para a dupla.
O primeiro hit de Dayton e Faris rodou o mundo e fez um grande sucesso, More Than Words, do Extreme, sendo o maior sucesso da banda até hoje, e um verdadeiro hino para casais que não tem medo de serem chamados de”brega” ou “melosos”.
Depois do Extreme, o caminho da dupla cruzou com um ex-Beatle, Ringo Starr, que os elogiou sem mensurar palavras e os chamou para dirigir Weigh Of The World, seu novo single do álbum Time Takes Time, em 1992.
Se um Beatle quis, os Ramones também quiseram, afinal havia uma certa obsessão dos nova-iorquinos perante aos britânicos, inclusive a oportunidade de trabalhar com profissionais que já haviam atuado com eles. Com as lendas do punk rock saiu I Don’t Wanna Grow Up, um verdadeiro clássico cheio de ilustrações, cores expressivas que realçam o movimento da banda na performance do vídeo.
O próximo grande filho da dupla foi uma parceria com o Smashing Pumpkins. Para Tonight, Tonight foram apresentadas três ideias. A primeira seria algo baseado nas coreografias de Busby Berkeley, um dançarino dos anos 1940 famoso por criar mosaicos humanos, porém algo parecido já estava sendo feito para Aeroplane do Red Hot Chili Peppers.
A segunda seria algo como a famosa cena de Laranja Mecânica onde o protagonista é forçado a assistir diversas imagens de destruição. Essa ideia foi descartada por ser considerada um tanto quanto controversa, algo que não faz o estilo Dayton & Faris.
E finalmente a última, onde seria adaptada uma versão mais moderna do filme A Viagem Para Lua, de 1902, pois Valerie sentiu que a capa do disco Mellon Collie and The Infitine Sadness a lembrou dos filmes de época. A ideia foi rapidamente aceita e o resultado foi esse:
Tonight, Tonight fez um sucesso absurdo na época, mas produzi-lo não foi tão fácil. Titanic estava sendo rodado simultaneamente, e a equipe do diretor James Cameron havia alugado todos os trajes de época de Los Angeles, fazendo com que Dayton & Faris fossem até São Francisco, com urgência, para encontrar algo, e com sorte conseguiram.
Para as filmagens foram usados efeitos visuais primitivos, como ilustrações em cartolina e fundos de bordado com detalhes que lembrassem o céu, e até o equipamento utilizado foi similar ao da época, tudo para que realmente fosse um filme mudo de 1902.
Todo o esforço compensou. No Video Music Awards de 1996, veio a resposta: de nove categorias que foi indicado, Tonight, Tonight ganhou seis. Até hoje é considerado uma das maiores obras-primas da categoria. Há quem ouse dizer que esse é o melhor videoclipe produzido na história.
Nos anos seguintes, a dupla trabalhou com nomes como Oasis, The Offspring, Macy Gray e Korn, em uma parceria com o desenhista Todd Macfarlane, no auge da sua carreira, onde o mesmo desenhava a série animada de Spawn para a HBO. O clipe em questão foi Freak On a Leash, que só pra variar um pouquinho virou clássico também.
Na virada do milênio, a dupla estava decidida a se aposentar dos videoclipes e se direcionou ao ramo dos comerciais de TV. Produziram chamadas para Apple, NBA, Playstation, Puma e uma infinidade de vídeos que você já viu com certeza, mas como o foco aqui é videoclipe, voltamos ao assunto em grande estilo, pois o Red Hot Chili Peppers havia feito uma ligação para eles. O quarteto estava passando por uma fase de transição interna e externa, era a época de Californication. Para contribuir com essa mudança, a banda reformulou sua forma de trabalhar, e gostaria de passar uma imagem totalmente diferente do que estava acostumada em seus clipes.
Essa foi a parceria mais longa da carreira de Dayton & Faris. De 1999 até 2006, a dupla dirigiu clipes exclusivamente para os Peppers, todos eles marcando época de uma forma diferente, e se for pra citar somente um, chega a soar injusto. Mas por total imparcialidade de quem está escrevendo, Californication aparece abaixo. Afinal, quem nunca quis ter esse jogo?
Apesar de terem se aposentado do mundo dos clipes, Dayton & Faris continuam na ativa com seus comerciais, e conseguiram entrar para o ramo dos filmes, com bastante sucesso. O filme mais conhecido da dupla é Pequena Miss Sunshine, que se tornou uma verdadeira febre na década passada, chegando a ganhar o Oscar de Melhor Roteiro e ser indicado como Melhor Filme.
Recentemente, eles lançaram Ruby Sparks, uma comédia romântica com Antonio Banderas e Deborah Ann Woll no elenco. Para o próximo ano, a expectativa está com Battle Of Sexes, uma comédia com Emma Stone e Steve Carell.
Sempre ouvimos aquela coisa de que “ainda bem que não trabalho com meu marido/esposa”. Porém Jonathan e Valerie nos provaram que o amor complementa a arte. Ou melhor, quando amamos alguém que tenha o mesmo amor que temos, em um determinado setor, podemos agregar talentos, ideias e percepções, fazendo com que nossa obra transmita essa nossa ótima energia.
Videografia Jonathan Dayton & Valerie Faris:
Jane’s Addiction – Been Caught Stealing:
Soundgarden – Outshined:
The Ramones – I Don’t Wanna Grow Up:
Red Hot Chili Peppers – Otherside:
The Smashing Pumpkins – 1979:
The Offspring – She’s Got Issues:
Oasis – All Around The World:
Weezer – The Good Life:
Korn – Freak On a Leash:
The Smashing Pumpkins – Perfect:
Red Hot Chili Peppers – By The Way: