O que você está procurando?

Geral

Romper Stomper #15 – Diretores de videoclipes – Samuel Bayer

É o que diz aquele velho cliché: “Guardamos o melhor para o fim”. É do que se trata esse último episódio da série especial sobre diretores de clipes aqui na Romper Stomper.

Se Spike Jonze era o irreverente, Dayton & Faris a sensação mainstream, Jonas Akerlund o polêmico, Mark Romanek o conceitual, e Michel Gondry o abstrato, Samuel Bayer é o legítimo hit maker da categoria. A obra de todos os homenageados é de se reverenciar e isso não diminui a importância deles, mas quando o assunto é Samuel Bayer, o buraco é mais embaixo. Você vai entender o porquê.

Continua depois da publicidade

Sam nasceu em Syracuse, uma cidade de médio porte no interior do estado de Nova York, e logo ao completar a maioridade foi para Washington acompanhar de perto bandas das quais era fã, como por exemplo FugaziMinor ThreatEmbrace e muitas outras. Bayer sempre foi fissurado pela cultura Do It Yourself, e gostaria de fazer algo para contribuir com o o movimento local. Aí surgiu a ideia de fazer pequenos vídeos de apresentações das bandas, tudo muito precário, sem grandes orçamentos, instruções ou faculdades caríssimas. Sam aprendeu tudo na raça, até seu nome chegar em Seattle, onde uma banda que estava pra lançar o seu segundo disco gostaria de produzir um clipe.

Isso mesmo, o primeiro clipe dirigido por Samuel Bayer é nada mais nada menos que Smells Like Teen Spirit, o maior clássico da carreira do Nirvana e consequentemente dos anos 90. O clipe foi o responsável por tirar da MTV todo paetê e purpurina do new wave e o laquê e maquiagem barata do hard rock farofeiro e iniciar uma nova era musical e visual. Mesmo sem noção nenhuma que aquilo iria acontecer, Bayer tinha agora uma profissão.

Todas as bandas que eram consideradas a contracultura do que se estava fazendo na época procuraram o cara. Nomes experientes como Ramones, The Jesus And Mary Chain Suicidal Tendencies alcançaram o status cool que tem hoje graças a trabalhos de Bayer. Novas bandas como HoleThe Smashing PumpkinsThe Offspring Blind Melon tiveram suas carreiras alavancadas com clipes que verdadeiramente marcaram época. Por falar em Blind Melon, precisamos falar sobre o tal “clipe da abelinha”.

Continua depois da publicidade

Quem nunca assistiu No Rain e quis abraçar essa menina vestida de abelha que era ridicularizada por todo mundo? Se a sua resposta é “eu”, sinto lhe informar, mas você é um sem coração. O clipe até hoje é um dos que mais foram exibidos na MTV mundial, e o maior hit do Blind Melon, que ainda trabalho com Samuel Bayer em ChangeTones of Home.

Não esquecendo seu pé no punk rock, Sam trabalhou com o lendário All, e até convenceu o NOFX a gravar o clipe de Bob. Isso foi um verdadeiro feito na carreira de Samuel Bayer, afinal a banda era totalmente contra a política de exibição de vídeos da MTV, e não haviam gravado sequer um vídeo até então.

Com o sucesso, Bayer foi convidado por grandes nomes da música como David BowieIron MaidenOzzy OsbourneRolling StonesMetallica, Marilyn Manson e mais uma porrada de artistas que se eu citar aqui provavelmente você não lembre, apesar de terem feito sucesso tremendo na década de 1990. Não, sério, quem lembra da Melissa Etheridge? Se você lembra, parabéns, retire seu biscoito na portaria.

Continua depois da publicidade

Na virada do milênio, Sam recebeu o telefonema de Billie Joe Armstrong. O vocal do Green Day contou ao diretor que gostaria de contar uma história contínua em seus próximos clipes sobre o personagem Jesus Of Suburbia, protagonista da “ópera rock” American Idiot, o sétimo álbum da banda. Billie disse que já havia conversado com outros diretores, mas gostaria de alguém “casca grossa” para aguentar o trabalho, afinal seriam cinco clipes, e ninguém seria mais perfeito que Samuel Bayer.

Uma pequena história sobre o temperamento de Samuel Bayer. Sam é conhecido por fumar, beber whisky e cerveja durante suas gravações. Cospe no chão, grita e quando é irritado age de forma um tanto quanto “não amigável”, o que faz com que ele seja um diretor com uma certa fama no meio. Apesar disso, artistas como o próprio Green Day, The StrokesGarbage declararam diversas vezes sua admiração pelo trampo do cara.

Voltando ao seu trabalho com o Green Day, Sam assinou a direção especialmente requisitada para American IdiotBoulevard Of Broken Dreams, Holiday, Wake Me Up When September Ends, Jesus Of Suburbia. Segundo Bille Joe, American Idiot é a perspectiva que o personagem tem de seu país, da população, da mídia e de tudo mais. Holiday representa a loucura do personagem, suas bebedeiras, e Boulevard sua ressaca. Já em Wake Me Up, o protagonista está totalmente desiludido com toda essa situação, depressivo e decide partir sem rumo em Jesus Of Suburbia. Com a banda, Samuel Bayer foi ainda trabalhar em mais três clipes, se tornando diretor de confiança do Green Day.

Continua depois da publicidade

Fora do mundo dos clipes, Bayer dirigiu diversos comerciais, entre eles o famoso “If You Let Me Play” da Nike, e “Born Of Fire” da montadora Chrysler. Este comercial, inclusive, teve sua exibição de estreia no intervalo do SuperBowl de 2011, uma das faixas de horários de publicidade mais caros e cobiçados do mundo, e sendo premiado no Emmy e no Festival de Cannes.

Nas telonas, diferente dos seus companheiros de profissão, Sam nunca se sentiu à vontade para ingressar no meio. Mas apesar de muita resistência, aceitou o convide de seu amigo Michael Bay para dirigir o remake de A Hora do Pesadelo, a releitura do lendário personagem Freddie Krueger. Apesar de todo o background, o filme recebeu críticas mistas, e Sam desencanou de Hollywood, voltando aos clipes em 2012.

Apesar de nunca ter frequentado uma faculdade de cinema ou algo do tipo, Samuel Bayer conseguiu construir uma carreira respeitável. Isso não quer dizer que você vai pegar seu iPhone e sair filmando tudo que ver que nem um noiaba por aí.

Samuel Bayer é uma exceção, alguém que recebeu o dom de ser autodidata. Sua força de vontade e talento natural fizeram com que seus clipes marcassem época. Até hoje são associados com a música. Duvida? Então saca só na videografia do cara.

Continua depois da publicidade

Esse foi nosso especial sobre Diretores de Videoclipe na Romper Stomper. Se você curtiu e leu até aqui, agradeço de coração, assim como o espaço que o Blog ‘n Roll abriu para que eu falasse sobre um assunto que sempre fui fascinado. Tamo junto.

 

Videografia Samuel Bayer:

Ozzy Osbourne – Mama I’m Coming Home:

Continua depois da publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=dvNXF7aGP2s&ab_channel=OzzyOsbourneVEVO

 

Iron Maiden – Wasting Love:

Continua depois da publicidade

Ramones – Poison Heart:

Suicidal Tendencies – Nobody Hears:

Continua depois da publicidade

The Jesus & Mary Chain – Almost Gold:

NOFX – Bob:

Continua depois da publicidade

Hole – Doll Parts:

ALL – Million Bucks:

Continua depois da publicidade

The Smashing Pumpkins – Bullet With Butterfly Wings:

Garbage – I’m Only Happy When It Rains:

Continua depois da publicidade

Metallica – Until It Sleeps:

The Rolling Stones – Anybody Seen My Baby?:

Continua depois da publicidade

Marilyn Manson – Rock Is Dead:

blink-182 – Stay Together For The Kids:

Continua depois da publicidade

Aerosmith – Sunshine:

The Strokes – You Only Live Once:

Continua depois da publicidade

The Strokes – Heart In A Cage:

Garbage – Empty:

Continua depois da publicidade

 

Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos