Uma das coisas que mais amo fazer é estudar a música profundamente, conhecer suas raízes e suas mais obscuras histórias. Já passei horas e horas assistindo documentários de diversas vertentes, mas alguns, chega uma hora que da no saco. Uns pela falta de interatividade, outros por conter um roteiro bem chato, outro pelas pessoas que são entrevistadas são chatas. Com Hip-Hop Evolution a história é totalmente diferente, onde você realmente se sente realmente fazendo uma viagem no tempo com os principais personagens dessa rica e conceituada cultura.
Veja o trailer:
Em The Get Down você vive os primeiros anos do Hip Hop, mas de uma forma fantasiosa e em algumas ocasiões até melodramática. Embora o objetivo seja o mesmo da sua “irmã”, Hip Hop Evolution vem no formato de documentário, dividido em 4 partes e focado 100% nos seus criadores e inovadores.
A história é narrada por Shadrach Kabango, nascido no Quênia e criado no Canadá. Shad visita um por um, e tem uma conversa franca e divertida com todos os grandes criadores do gênero. Conversas essas que você acaba descobrindo como e porque cada elemento foi criado, como por exemplo, o scratch, técnica desenvolvida por ninguém menos que o lendário Grandmaster Flash, um verdadeiro cientista maluco da música.
O mais interessante é você perceber no meio do caminho, como a cultura foi desenvolvida, criada à partir da saturação da Disco Music, e o esquecimento do Soul. As tretas geradas por roubo de rimas, a consciência e a união racial criada pela Zulu Nation, o porque das letras de protesto, chegando até o momento em que todos resolveram desencanar e apenas se divertir. O que faz de Hip Hop Evolution o verdadeiro bê a bá dessa cultura riquíssima. Não deixe de conferir esse registro, pois não é algo voltado apenas para o Rap, é uma verdadeira aula de alquimia musical e uma grande documentação de um dos períodos mais importantes da história da música em geral.
Hip Hop Evolution está disponível no Netflix mais próximo da sua casa, e caso você não possua conta e não queira pedir emprestada pra alguém, em serviços de streaming paralelo você também encontra o doc.