Penny Lane é uma canção dos Beatles, lançada em 1967, escrita por Paul McCartney e John Lennon. A canção foi gravada nas sessões do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, mas lançada como single em Strawberry Fields Forever, em fevereiro de 1967.
O nome faz referência à rua situada na cidade natal do Fab Four, Liverpool, e conta as memórias marcantes na vida dos cantores.
O local ficou conhecido após a canção, mas atualmente é alvo de protestos. Em suma, o nome pode estar relacionado ao comerciante de escravos do século 18, James Penny.
Outras teorias apontam a existência de uma espécie de “pedágio” na rua, levando-a a ser batizada como “penny“, uma palavra em inglês para moeda.
Com isso, a onda de protestos antirracistas levantou ainda mais o questionamento sobre a origem do local.
Além disso, o prefeito da cidade Steve Rotherham resolveu investigar as denúncias juntamente com o Museu da Escravidão de Liverpool.
Em nota para o site Sky News, Steve explicou que tudo precisa ser investigado e declarou:
“Se é uma consequência direta o fato de que essa rua se chama Penny Lane por causa de James Penny, isso precisa ser investigado. Algo precisa acontecer e eu diria que essa placa e a rua correm risco de serem renomeadas.”
Até o momento, no entanto, não foi encontrado provas concretas que levem a prefeitura a renomear a rua.
Entretanto, sendo comprovada a veracidade dos fatos, a rua considerada um dos grandes pontos turísticos, onde muitos fãs tiravam fotos e deixavam recados para registrar a passagem pelo local, poderá ficar apenas na lembrança e no trecho de uma música.