RICARDO AMARAL

Dificilmente uma banda de rock atravessou tantas dificuldades quanto Fleetwood Mac. Criada em 1967, pelo baterista Mick Fleetwood, a banda experimentou tantos percalços que qualquer outra teria sucumbido. Até uma banda falsa, criada pelo empresário, através de uma lacuna contratual, foi formada e só desfeita por ordem judicial.

A influência do Fleetwood é tão significativa que atingiu John Lennon, que compôs Golden Slumbers após escutar Albatross pela primeira vez. O grupo sueco ABBA foi todo estruturado a partir da música da banda britânico- americana.

Mas foi o disco Rumours, lançado em 1977, que eternizou o Fleetwood Mac como a terceira banda mais influente dos anos 1970 ficando atrás apenas do Led Zeppelin e do Queen.

Rumours é um disco definitivo, daqueles em que o “espírito” ou a “alma” de uma banda a consagra e a difere de quaisquer outras.

Vencedor do Grammy e detentor do maior número de cópias vendidas em menos espaço temporal, Rumours é o único disco a bater este recorde até de Thriller, de Michael Jackson.

Mick Fleetwood era (e ainda é) casado com Jenny Boyd, irmã mais nova de Patty Boyd, ex-mulher de George Harrison e pivô do triângulo amoroso, com Eric Clapton, viu-se também traído por seu melhor amigo.

Durante as gravações do disco, os dois casais da banda, Stevie Nicks e Lindsay Buckingham e Christine McVie e John McVie, separaram- se em um caso doloroso para os meninos… Ambos os divórcios foram pedidos no mesmo dia, pelas garotas que antes de ingressarem no grupo eram colegas de quarto em Los Angeles.

Contudo e apesar da nociva influência do abuso de cocaína, motivo de ambos divórcios, a banda manteve as gravações que duraram um amo.

As principais compositoras das maravilhosas canções de Rumours são exatamente as mesmas Stevie Nicks (uma das maiores vocalistas da história do rock) e Christine McVie. The Chain é a única composição que leva o nome de todos os integrantes do grupo.

You make loving fun, minha composição preferida, é inspirada no namorado de Christine McVie, após sua separação com John. É uma homenagem linda a essência do amor a felicidade e a alegria de viver ao lado de alguém que vive plenamente e prefere sorrir a criar conflitos.

Go your own way, de Buckingham, é uma amargurada declaração à Christine McVie, na qual toda a poesia proclama sua culpa na separação e liberta o ex-amor, exclamando no imperativo: Vá da sua própria maneira (ou pelo seu caminho próprio, depende da sua interpretação poética).

Don’t Stop, de Christine McVie, é um hino de otimismo perfeito. Usada por Bill Clinton em todas suas campanhas eleitorais, inclusive à presidência, foi executada pela new jazz band Big Bad Voodoo Daddy, no dia da sua posse.

Oh Daddy, também de Christine McVie, é uma homenagem a Fleetwood, chamado de “paizão” por todos. É uma sátira à forma que ele conduzia os destinos da banda, sempre de forma controvertida, mas que davam sempre certo.

Dreams é simplesmente fantástica! Stevie Nicks atordoa a todos com uma descrição definitiva de seu ex-marido, começando por: “Lá vem você de novo, dizendo que quer sua liberdade. Bem quem sou eu para deixa-lo triste”.

No refrão uma linda expressão poética sobre manipulação da relação por Buckingham:
-“Trovoada só acontece quando está chovendo
– Jogadores só te amam quando eles estão jogando
Dizem que as mulheres vão e vêm
Quando a chuva lavar você, você saberá….”

Que maravilha é isso??

Na abertura do lado A, Lindsey Buckingham nos brinda com Second Hand News, uma música inspirada nas canções tradicionais da Irlanda e da Escócia. Se você diminuir o ritmo das marcha, consegue cantar quase todas as músicas do U2.

Never going back again é a resposta de inspiração de John Lennon. Sua melodia, no início é praticamente igual a Cripple Inside, do álbum Imagine, de Lennon.

Finalmente Songbird, de Christine McVie, lado B do single Dreams, foi composta às 3 horas da amanhã, em meia hora, e ela continuou cantarolando até entrar no estúdio e gravá-la, às 6h30 da mesma manhã, o que durou apenas 20 minutos em um só take.

https://youtu.be/JJ9EDUClEyo

Nelas, McVie encerra suas mágoas do casamento falido e declara amor eterno ao seu, até hoje, melhor amigo. Coisa difícil…

Escute Rumours com o seu amor. Escute Rumours se você está apaixonado ou na fossa. Rumours recebeu este nome àquilo que quase destruiu a banda durante sua gravação: as fofocas ou rumores. É mais do que um disco. É uma história. Um ensinamento de vida.