O que você está procurando?

Geral

Som na Vitrola #78 – A influência de Aleister Crowley na música

O heavy metal sempre teve uma influência vinda do ocultismo. Inúmeras bandas já tiveram em seu contexto lírico ligações diretas com satanismo, ocultismo e a Thelema, fundada por Aleister Crowley.

Para os leigos no assunto: Aleister Crowley foi um  mago e escritor ocultista inglês, poeta da liberdade irrestrita e da vontade como máxima soberana, além de defensor do sexo e uso de drogas para fins mágicos. Conhecido também pelas histórias de que andava pelas ruas com uma placa pendurada no pescoço escrito “Eu sou a Besta 666”.

Continua depois da publicidade

Aleister fundou a doutrina Novo Aeon, durante as décadas de 1960 e 1970, que ia de encontro com a necessidade de contestação da juventude, ganhando força nos movimentos contraculturais que anunciavam a era astrológica de Aquário, que os jovens tentavam instaurar em comunidade alternativas, se apresentando como alternativa que procurava suprir as necessidades que o sistema se mostrou incapaz de satisfazer. Procurava também preencher as lacunas deixadas pelas instituições estabelecidas, que não conseguiram concretizar as promessas de igualdade, liberdade e fraternidade, assim como também “ordem e progresso”.

No álbum dos Beatles, Sgt. Peppers and Lonely Heart’s Club Band, Aleister faz uma participação na capa do álbum, no meio de outras celebridades.

No Brasil, sua obra foi utilizada por Raul Seixas em várias músicas. Entre elas, Sociedade Alternativa. “Faça o que tu queres, há de ser tudo da Lei”. A lei, e os “Viva” que Raul cita na música são a Lei de Thelema.

Led Zeppelin, Ozzy Osbourne, Marc Bolan também beberam da fonte de Crowley para suas composições.

Continua depois da publicidade

Confira uma delas:

  • Ozzy Osbourne – Mr. Crowley

Você enganou a todos com a magia
Você aguardou o chamado de Satanás…
Crowley, não quer montar no meu cavalo branco?

  • Iron Maiden – Moonchild

A canção traz em seu título o nome de um dos livros de Crowley. Tanto a obra original quanto a canção falam sobre a união de dois magistas (homem e mulher) e o nascimento de um ser supra-humano ou uma supraconsciência.

  • David Bowie – Quicksand

Bowie cita a antiga seita Golden Dawn, que entre seus membros, além de Aleister Crowley, tinha: Heinrich Himmler e Winston Churchill.

Continua depois da publicidade
  • Iron Maiden – Powerslave

Em Powerslave, a música-título conta a estória de um faraó – deus vivo na Terra – que recusa a morte e deseja permanecer no poder.

O primeiro verso menciona o “Olho de Hórus – Hórus, segundo Crowley, é o deus do Novo Aeon, a fórmula mágica da criança coroada e conquistadora que transcenderia o decadente Velho Aeon de Osíris, seu pai.

  • The Doors – O busto na contra capa

A capa de trás do álbum do The Doors, “13” mostra o grupo reunido em volta de um busto de Aleister Crowley.

Morrison admitia que Satanás era a fonte de sua música:

Continua depois da publicidade

“Encontrei o Espírito da Música… Uma aparição do diabo em um canal de Veneza. Correndo, eu vi um Satã ou um Sátiro, movendo-se ao meu lado, uma sombra em carne da minha mente secreta…

  • Marilyn Manson – Misery Machine

” Vamos cavalgar até a abadia de thelema ” é uma referência à Abadia de Thelema, de Aleister Crowley, que foi usada como quartel-general.

  • Bruce Dickinson – Man Of Sorrows

Bruce Dickinson já afirmou em entrevistas que a letra tem uma relação direta à Aleister, sobre sua infância. A canção seria como um prenúncio sobre o que ainda estava por vir na vida do garoto da canção, que futuramente iria se tornar o ocultista.

  • John Frusciante – Inside Of Emptiness

Destaque para o álbum, principalmente para três canções: Emptiness, I’m Around e 666. Em entrevistas, o guitarrista diz que escreveu as músicas enquanto lia a autobiografia de Aleister, e refletia sobre sua obra.

Continua depois da publicidade
  • Jimmy Page e a Boleskine House

De todos que cultuaram a vida, obra e ensinamentos de Crowley, nenhum chegou perto de Jimmy Page. Durante as primeiras edições de Led Zeppelin III, vinha escrito nas partes lisas do final do disco as frases “Do What Thou Wilt” e “So Mote Be It”, ambos lemas de Crowley. O guitarrista chegou também a comprar a mansão de Crowley, Boleskine House, na beira do Lago Ness, Escócia.

A propriedade tem uma história curiosa, onde em uma noite de rituais, Crowley teria aberto um portal, onde teria feito uma criatura de pescoço longo e aquática vir para o nosso mundo. O Monstro do Lago Ness, talvez? Em entrevista, Page disse que a casa foi construída em cima de um terreno onde havia uma igreja que foi incendiada com seus fiéis dentro.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

Paul McCartney estreou a nova fase da Got Back Tour, na noite dessa terça-feira (1), no Uruguai. A grande surpresa foi a estreia da...

Agenda

Bruce Dickinson acaba de anunciar a banda brasileira Clash Bulldog’s para abrir os shows da turnê brasileira como convidados especiais. As apresentações acontecem entre...

BR

Existem faixas na cultura pop que parecem um objeto sagrado, que se tornam parte da história de modo tão forte que não se toca,...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos