VINICIUS HOLANDA
Antes relegado a sacudir as madeixas no fundo do palco, o baixista do Bombay Bycicle Club, Ed Nash, resolveu mostrar os dentes. Após o último disco, So Long, See You Tomorrow, lançado em 2014, os ingleses entraram em recesso. Ninguém sabe ao certo se voltam. O mais discreto de seus integrantes, no entanto, resolveu não esperar para ver e saiu à frente dos demais: montou um novo grupo, o Toothless (literalmente ‘desdentado’, nome do simpático protagonista da animação Como Treinar seu Dragão, da Dream Works Studios), em que assume guitarra e vocais. O músico garante que não se trata apenas de um projeto paralelo, mas o trabalho ao qual pretende se dedicar como prioridade.
A estreia veio no ano passado com Terra. Não confundir com a canção homônima de Caetano Veloso – o termo designa certas áreas da superfície de um planeta. A música, climática e atmosférica, em nada lembrava o trabalho feito com seus (antigos?) companheiros originais. Ainda vieram outros dois singles no ano passado (Palm’s Backside e The Sirens) antes do primeiro álbum, The Pace of the Passing, lançado no último dia 27.
Agora, à sua maneira, Nash retoma aspectos da sonoridade do Bombay espalhada pelos quatro discos que a banda gravou. A faixa de abertura, Charon, por exemplo, remete ao clima acústico de Flaws, o segundo álbum do quarteto. Curiosamente, a sua voz guarda alguma semelhança com a do guitarrista e vocalista Jack Steadman, o ‘cabeça’ do time. Sisyphus – a primeira música de trabalho – não apenas poderia constar do repertório do velho grupo, como avança na conjunção melodia + pegada pop + ritmo acelerado. Não faria feio na pista de nenhum clubinho indie.
Alright Alright Alright e Party For Two seguem na mesma linha, com quebradas estratégicas de ritmo que enriquecem o aparente simplismo das composições. Também agitada, a bela You Thought I Was Your Friend (I Want To Hurt You) revela o talento melódico que o baixista cabeludo da banda londrina mantinha represado. Vale menção também a já citada The Sirens, que conta com a participação do trio feminino inglês The Staves. A harmonização das vozes das irmãs com a atmosfera sessentista da canção encaixa bem. Elas não são as únicas convidadas do debut – Tom Fleming, baixista do Wild Beasts, aparece em The Midas Touch, enquanto Liz Lawrence (do duo Cash+David) canta em Party For Two.
No final, o saldo é positivo. O trabalho tem potencial para preencher o vazio que os órfãos do Bombay Bycicle Club possam vir a sentir, mas, além, angariar a atenção de gente não ligada no grupo. Sinal de que a parada forçada pode ter aberto portas.
Colher de chá
Para quem não conhece o Bombay Bycicle Club um bom cartão de visitas é o álbum A Different Kind of Fix (2011), o terceiro do grupo. A obra marcou a volta dos londrinos aos instrumentos elétricos após a experimentação acústica de Flaws. Foi o disco que o quarteto trouxe ao Brasil durante o extinto Festival Planeta Terra, em 2011. Traz a empolgante How Can You Swallow So Much Sleep.