Depois de um longo aquecimento, o Sum 41 liberou finalmente o álbum Order In Decline. Com bastante peso, as 10 músicas seguem um estilo que mistura pop punk com “fast metal”. Então, essa sonoridade serve de pano de fundo para os comentários do vocalista Deryck Whibley sobre o mundo atual.
Boa parte do disco segue uma fórmula bem definida, sempre destacando os riffs pesados e a voz rasgada do seu líder. Isso fica claro pelos singles A Death In The Family e 45 (A Matter Of Time). Porém, a banda ainda surpreende com a balada Never There e o hard rock simplista Heads Will Roll.
Em Order In Decline, o Sum 41 encontra definitivamente sua sonoridade. Por exemplo, as letras mais soturnas não teriam o mesmo impacto se não fosse o peso do instrumental. Entretanto, ele ainda fica bem distante do equilíbrio apresentado em Screaming Bloody Murder (2011).
No geral, Order In Decline agrada os fãs Sum 41 que acompanharam a evolução musical do grupo nos últimos 10 anos. Por outro lado, pode assustar um pouco quem ainda espera algo na linha dos famosos singles In Too Deep e Fat Lip.
Pocket show especial para revista
Aproveitando o lançamento de Order In Decline, o Sum 41 foi convidado para fazer uma apresentação especial para os leitores da revista britânica Kerrang. Sendo assim, com um setlist de aproximadamente meia hora, eles tocaram em um pequeno bar no Brooklyn, Nova York.
Além de apresentar o recente single Out For Blood, a banda canadense também mostrou antigos hits. Por exemplo, Motivation, The Hell Song e Still Waiting fizeram o pequeno público enlouquecer. Confira a performance abaixo: