O que você está procurando?

Geral

Sympathy for the Devil: O marco da mudança e o estigma de uma canção

RICARDO AMARAL

Quer você queira, ou não, é a hora da tradução. Não há registro de uma canção com tantas polêmicas e que tenha marcado tanto uma banda como Sympathy for the Devil aos Rolling Stones. A composição de Jagger foi um escândalo e determinou a definitiva mudança da imagem da banda para bad boys, afastando-se da opção “bonzinhos” e “comportados ” dos Beatles.

Continua depois da publicidade

Mick Jagger namorava Marianne Faithfull e dela recebeu de presente o livro o The Master and Margarita, de Mikhail Bulgakov. No livro o diabo é um socialite sofisticado, ou nas palavras do próprias palavras do autor “um homem de posses e de requinte” (A man of wealth and taste).

Jagger, massacrado pela imprensa, proclama que a canção fala sobre o lado obscuro dos homens e não se trata de uma celebração satanista. Uma vez me perguntaram por que os Stones não tiveram seis discos queimados como os Beatles após uma afirmação muito menos provocativa de John Lennon a sugerir que a banda era mais conhecida que Jesus Cristo. A resposta deve nos levar cronologicamente ao que eram os Stones, à época, e o que eram os Beatles.

A influência dos Stones era circunscrita a uma pequena fração de revoltados sociais e, deles, não se esperava nenhum comportamento exemplar, ao contrário. Nas gravações da canção, entre 5 e 10 de junho de 1968, Jean-Luc Godard, o cineasta francês, gravava no estúdio a banda, como parte de seu documentário One Plus One. Durante a gravação, uma lâmpada do estúdio incendiou-se e, dela, parte do estúdio, o que levou a banda a pensar se deveria ou não “mexer com essas coisas”. Jagger simplesmente respondeu ao jornalista que perguntara se “Deus não havia gostado”: “Gostou tanto que deixou o diabo incendiar o estúdio”!

Rolling Stones nunca flertou com a seriedade. Zombou das caricaturas da sociedade e das próprias. O título idealizado por Jagger originalmente era “The devil is my name” e o ritmo era um blues. Sob a influência da banda ele ocultou a palavra “diabo” e utilizou o ritmo que ouvira no Rio de Janeiro um ano antes, quando em férias. Sim, Sympathy for the Devil é um samba. Metafórico, é verdade, mas um samba!

Continua depois da publicidade

Num concerto em 1969 no Altamont Speedway, Tracy, California, após executar a canção, um fã foi pisoteado e morreu. Na verdade, no momento da morte eles tocavam Under my thumb, mas a banda ficou sete anos sem tocar Sympathy for the devil ao vivo.

Os backin vocal “whoo-whoo foram inventados por Anita Pallemberg, então namorada de Keith Richards (cuja a pronúncia do nome é absolutamente errada no Brasil). O vocal completo é composto por ela, Keith, Brian Jones, Bill Wyman e Marianne Faithfull (a mesma, cujo livro deu início a tudo).

A performance de Jagger no Rock and Roll Circus é mítica e merece ser vista com detalhes, pois trata-se da única versão ao vivo contemporânea da composição. Mesmo tendo chegado ao top ten da Bilboard, nenhum programa de TV permitiu a execução da música ao vivo. Coisas dos anos 1960!

O primeiro destaque da tradução é o próprio título. Sympathy está traduzido em quase todas as versões como “simpatia”. Nãaaaaaaooooo! “Condescendência pelo diabo” seria a tradução mais próxima do sentido semântico do substantivo “sympathy”. Isso me perseguiu a vida toda…

Continua depois da publicidade

Agora, quer vocês queiram (whoo-whoo), ou não (whoo-whoo) é a hora da tradução. Como a letra é enorme, desta vez não economizarei a parte em inglês. Som na caixa aí e vai frase a frase…

Por gentileza permita-me me apresentar.
Sou um homem de fortuna e requinte
Tenho estado por ai faz alguns anos
Roubei as almas e a fé de muitos homens
E eu estava por perto quando Jesus Cristo
Teve seu momento de duvida e dor
Fiz a maldita questão de garantir que Pilatos
Lavasse suas mãos e selasse seu destino
Um prazer em lhe conhecer
Espero que adivinhe o meu nome
Mas o que lhe intriga é a natureza do meu jogo

Eu aguardei em São Petersburgo
Quando percebi que era hora para mudanças
Matei o Czar e seus ministros
Anastácia gritou em vão
Rodei com um tanque usei a patente de general
Quando a Blitzkrieg urgiu e os corpos apodreciam
Um prazer em lhe conhecer
Espero que adivinhe o meu nome
Mas o que lhe intriga é a natureza do meu jogo
Assisti com orgulho enquanto seus reis e rainhas lutaram por dez décadas
Pelos deuses que eles criaram
Gritei bem alto “Quem matou os Kennedys?”
Quando afinal de contas foi apenas você e eu
Permita-me por gentileza me apresentar
Sou um homem de fortuna e requinte
Deixei armadilhas para minestreis
Que morreram antes de chegarem a Bombaim
Um prazer em lhe conhecer
Espero que adivinhem o meu nome, oh yeah
Mas o que lhes intriga é a natureza do meu jogo
Um prazer em lhe conhecer
Espero que adivinhem o meu nome
Mas o que lhes confunde é a natureza do meu jogo
(solo de guitarra)
Assim como todo policial é um criminoso
E todos os pecadores Santos
Como cara é coroa
Basta me chamar de Lúcifer
Pois estou precisando de alguma restrição
Então se me conhecer tenha alguma delicadeza
Tenha a condescendência e algum requinte
Use toda sua educação bem aprendida
Ou deitarei sua alma para apodrecer
Prazer em lhe conhecer
Espero que adivinhem o meu nome, oh yeah
Mas o que lhe intriga é a natureza do meu jogo
Woo, quem Oh yeah, se abaixe Oh yeah Oh yeah! Diga-me baby, qual é o meu nome Diga-me doçura, qual é o meu nome Diga-me baby, qual é o meu nome Lhe digo uma vez, é sua culpa Oh, quem woo, woo Woo, quem Woo, woo Woo, who, quem Woo, who, quem Oh, yeah Qual é o meu nome Diga-me, baby, qual é o meu nome Diga-me, doçura, qual é o meu nome

Continua depois da publicidade

A cada vez que escutar Raul em Eu Nasci há Dez Mil Anos Atrás, lembre-se que, como na Jovem Guarda, era fácil extrair a mensagem textual de uma canção gringa e transforma-la em um clássico local. Mas mesmo assim, muito respeito…TOCA RAUL!

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

Guiado pelo blues e pelo rock, Bill Wyman lançou seu nono álbum solo, Drive My Car. Primeiro álbum de Wyman desde 2015, este é...

Entrevistas

No fim de maio, a banda mineira Black Pantera lançou o quarto álbum da carreira, Perpétuo, que aumentou ainda mais o alcance fora do...

Gringolândia

O Rolling Stones liberou, via YouTube, o mini documentário From London to Shanghai, que mostra a estreia da lendária banda na China, que aconteceu...

Agenda

O Rolling Stones anunciou a turnê de divulgação do mais recente álbum, Hackney Diamonds, lançado em outubro. As primeiras datas são todas na América...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos