O que você está procurando?

Geral

45 anos de Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy

Diretamente do fim do mundo para a sua cidade, há 45 anos, Elton John lançava o álbum Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy.

Primeiramente, um dos melhores álbuns da carreira de Elton John. Autobiográfico, em nenhum momento se passou a ideia de “tenho que fazer um álbum melhor que o último”.

Captain Fantastic chegou para bater recordes e colocar o músico em um patamar maior do que em 1973, com o lançamento do álbum Goodbye Yellow Brick Road.

Continua depois da publicidade

Além de tudo, dava uma intimidade grande para os ouvintes com canções como Bitter Fingers e Someone Saved My Life Tonight. Entretanto, não é um álbum muito alegre. Porém, é um álbum sólido.

Sobre o álbum

Lançado no dia 19 de maio de 1975, chegou dando um chute na porta. O álbum alcançou o número 1 em sua primeira semana. Em quatro dias, chegava à marca de 1,4 milhão de cópias vendidas. E permanecendo no topo durante sete semanas.

Além disso, Elton John era dono de 2% das vendas do mundo. O que é algo gigante, até para os dias de hoje.

Escrito por Bernie Taupin e gravado pela banda em ordem cronológica, o álbum dá uma visão da dupla em Londres. Claro que não pode deixar de destacar as personas do título do álbum, que são Bernie Taupin e Elton John.

Continua depois da publicidade

Desprovido de números de rock da fase Don’t Shoot Me e sobrecarregado com alegorias de Goodbye Yellow Brick Road, o disco se torna íntimo. Mais leve do que Caribou, lançado no ano anterior, Elton está com a voz cansada, áspera e rouca. É um álbum extremamente pessoal.

Captain Fantastic se tornou um êxito, pela sonoridade, história. E o mais incrível: nenhuma das músicas eram comerciais.

Photos of iconic Elton John performances and fashion over 50 years ...

Faixa a Faixa

Misturando country com rock, a faixa-título abre o álbum, como se fossem duas músicas em uma. Descrevendo a figura literária do Capitão e do Cowboy, é possivel ver uma explosão em cima de dois garotos se tornando as duas personas.

O álbum segue com prostitutas, orgias e drogas. Em Tower Of Babel, foi descrito fielmente o âmbito do rock setentista. Em meio às festas, Taupin compara o cenário com Sodoma e Gomorra. Os traficantes estão lá embaixo, preenchendo as receitas para um novo ataque do coração.

Bitter Fingers é um clamor pelo sucesso, com a dupla cansada. Fato que Elton se apresentava em pubs tocando músicas antigas para velhos bêbados. Para uma dupla tão grande, já estava sendo um pé no saco aturar os velhos “Tra-la-lás e Dlá-di-dás”.

Continua depois da publicidade

Someone Saved My Life Tonight foi finalizada com Elton aos prantos. A música mais famosa do álbum tocava na ferida do pianista. A canção conta sobre o desastroso namoro de Elton com Linda Woodrow, que resultaria em uma tentativa de suicídio.

Nesse sentido, o someone da letra seria Long John Baldry, o cara que simplesmente tirou Elton do armário e o fez interromper o noivado e não arruinar a carreira.

O álbum segue com as pérolas Meal Ticket e Whistle Blows. Em Better Off Dead e Writing são notáveis a parafernalha percussiva de Ray Cooper, dando charme para as duas canções.

Enfim, o álbum termina com We All Fall In Love Sometimes e Curtains. A primeira, como se fosse uma declaração de amor de Taupin para Elton. A relação não era sexual, mas como dois irmãos que se ferraram muito e conseguiram alcançar.

Continua depois da publicidade

Entretanto, anos mais tarde, continuariam o disco com The Captian And The Kid… Mas esta é outra história.

Rocketman: Jamie Bell says Elton John, Bernie Taupin "need each ...

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

Nesta sexta-feira (16), a partir das 20 horas, o Dantas Music Bar recebe as bandas Suburbia (Green Day Cover) e SubPop (Tributo ao Pop-Punk/Emo...

BR

A banda Nitro, reconhecida como uma das maiores de rock da região Norte do Brasil, lançou em todos os apps de música, o seu...

Agenda

Com show agendado em São Paulo, Rod Stewart disse que está planejando “deixar todo o rock ‘n’ roll para trás” após sua extensa turnê...

BR

A comunicação é a base de todo relacionamento duradouro. E são justamente os ruídos na comunicação que gradativamente corroem a paixão e põem fim...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos