O início deste álbum pode ser considerado a vinda de John Lennon e Yoko Ono para Nova York em 1971.
O casal, que se mudava de Londres para Greenwich Village, logo foi procurado por ativistas políticos, Jerry Rubin e Abbie Hoffman, com discursos a favor do poeta John Sinclair, preso por porte de maconha, a rebelião da Attica e a prisão de Angela Davis. Entendeu agora sobre o que gira em torno do álbum mais politizado do ex-beatle?
Claro que esse encontro e o lançamento do álbum traria o FBI até a porta deles. O então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, mandou o “Ef-Bi-Ai” abrir um inquérito para investigar a vida de John, com a intenção de deportá-lo da Terra de Tio Sam.
Após tantos encontros e ideias, Lennon entra em estúdio em junho de 1972. Phil Spector, já conhecido produtor musical, foi chamado para integrar a formação musical do álbum. Foram adicionado ao álbum músicas ao vivo como Cold Turkey, Don’t Worry Kyoko, que foram gravadas em Londres em 15 de dezembro de 1969, de um show na UNICEF com Eric Clapton, George Harrison e Keith Moon, além de músicas gravadas no Fillmore East em junho de 1971 com a Frank Zappa and The Mother Of Invention.
Com a intenção de negar o sexismo, Woman Is The Nigger Of The World abria o álbum. Mas como sempre existe uma polêmica, a canção foi banida de alguns lugares pelo uso da palavra Nigger, mesmo sem o sentido de se referir aos negros afro-americanos.
John Sinclair, era um apelo para a liberação do poeta, após ser condenado a dez anos de prisão por ter dado dois cigarros de maconha a dois policiais. Sunday Bloody Sunday e The Luck Of The Irish se referiam à Irlanda, que no dia 30 de janeiro de 1972, a polícia matou 13 pessoas que participavam de uma passeata católica contra o governo irlândes, conhecido como Domingo Sangrento. Anos mais tarde, o grupo U2 faria uma música com o mesmo nome em referência ao caso. Angela em referência à Angela Davis, afro-americana, comunista que fez parte do Partido dos Panteras Negras, foi acusada e condenada por participar do sequestro e assassinato do juiz Harold Haley.
Yoko Ono também entrou no processo de gravação e letras, com Sisters O Sisters, com tema feminista, Born in a Prison sobre o sistema educacional, We’re All Water, uma celebração à cultura.
Após alguns dias do lançamento do álbum, Lennon e Ono fizeram dois shows no Madison Square Garden, que seria lançado como álbum, Live in New York City.
E assim começava a luta de John Lennon com os Estados Unidos da América, mais forte do que seu tempo como um Beatle.