“Mas 37 anos não é um número exato. E cadê o rock?“. Mas eu amo este álbum e ele está fazendo aniversário. E nem tudo gira em torno de “Rocnrou“. Aguente!!
Em 1980, Emílio Santiago já era considerado um dos maiores intérpretes da Musica Popular Brasileira. Com seis discos lançados em cinco anos de carreira, o cantor fazia uma apresentação na Barra da Tijuca que acabaria resultando em um de seus mais belos trabalhos.
O álbum ao vivo, Guerreiro Coração, gravado exatamente há 30 anos, lhe dá uma atmosfera de boemia, com o som dos copos das pessoas que assistiam ao show. O álbum se inicia com um solo de sax da música Bye, Bye Brasil, seguido da voz aveludada de Emílio declamando a letra de Falsa Lucidez.
O show inteiro acaba seguido de interpretações de A Noite, de Ivan Lins, Dama da Noite, de João Nogueira, Minhas Madrugadas, de Paulinho da Viola, faixa-título do Gonzaguinha, além de outros clássicos de Jorge Aragão e Cartola.
Para os fãs de MPB, que se sentem carentes de melodias ricas, divisões musicais complexas do samba, o prato é cheio. O brilhantismo na voz do futuro ganhador do MPB Shell, de 1982, com Pelo Amor de Deus, se sobressai na última faixa do álbum, Nascente, de Flávio Venturini.
Um dos maiores clássicos da Música Popular Brasileira, mas que infelizmente poucas pessoas conhecem. Emílio não é apenas Saigon ou Verdade Chinesa. Ele sempre será uma das maiores vozes da música brasileira.
Guerreiro Coração (1980)
- Bye Bye Brasil/Falsa Lucidez (Roberto Menescal, Chico Buarque/Leci Brandão)
- A Noite (Ivan Lins, Victor Martins)
- Dama da Noite (João Nogueira, Maurício Tapajós)
- Mistura (João Roberto Kelly)
- Minha Madrugadas (Paulinho da Viola, Candeia)
- De Repente (Sylvio Cesar)
- Logo Agora (Jorge Aragão, Jotabê)
- Guerreiro Coração (Gonzaguinho)
- Pela Metade (Jorge Aragão, Jotabê)
- Perdão (Tunai, Sérgio Natureza)
- Alvorecer/Alvorada (Delcio Carvalho, Yvone Lara/Cartola, Hermínio de Carvalho, Carlos Cachaça)
- Anúncio Classificado (Luiz Grande, Toni Vestanio)
- Diariamente (Paulo César Gyrão, Gersom
- O Cantor/Nascente (Flávio Venturini, Murilo Antunes)