O que você está procurando?

Som na Vitrola - Victor Persico

Som na Vitrola #44 – Aniversário de Guerreiro Coração, o clássico ao vivo de Emílio Santiago

“Mas 37 anos não é um número exato. E cadê o rock?“. Mas eu amo este álbum e ele está fazendo aniversário. E nem tudo gira em torno de “Rocnrou“.  Aguente!!

Em 1980, Emílio Santiago já era considerado um dos maiores intérpretes da Musica Popular Brasileira. Com seis discos lançados em cinco anos de carreira, o cantor fazia uma apresentação na Barra da Tijuca que acabaria resultando em um de seus mais belos trabalhos.

Continua depois da publicidade

O álbum ao vivo, Guerreiro Coração, gravado exatamente há 30 anos, lhe dá uma atmosfera de boemia, com o som dos copos das pessoas que assistiam ao show. O álbum se inicia com um solo de sax da música Bye, Bye Brasil, seguido da voz aveludada de Emílio declamando a letra de Falsa Lucidez.

O show inteiro acaba seguido de interpretações de A Noite, de Ivan Lins, Dama da Noite, de João Nogueira, Minhas Madrugadas, de Paulinho da Viola, faixa-título do Gonzaguinha, além de outros clássicos de Jorge Aragão e Cartola.

Para os fãs de MPB, que se sentem carentes de melodias ricas, divisões musicais complexas do samba, o prato é cheio. O brilhantismo na voz do futuro ganhador do MPB Shell, de 1982, com Pelo Amor de Deus, se sobressai na última faixa do álbum, Nascente, de Flávio Venturini.

Continua depois da publicidade

Um dos maiores clássicos da Música Popular Brasileira, mas que infelizmente poucas pessoas conhecem. Emílio não é apenas Saigon ou Verdade Chinesa. Ele sempre será uma das maiores vozes da música brasileira.

Guerreiro Coração (1980)

  1. Bye Bye Brasil/Falsa Lucidez (Roberto Menescal, Chico Buarque/Leci Brandão)
  2. A Noite (Ivan Lins, Victor Martins)
  3. Dama da Noite (João Nogueira, Maurício Tapajós)
  4. Mistura (João Roberto Kelly)
  5. Minha Madrugadas (Paulinho da Viola, Candeia)
  6. De Repente (Sylvio Cesar)
  7. Logo Agora (Jorge Aragão, Jotabê)
  8. Guerreiro Coração (Gonzaguinho)
  9. Pela Metade (Jorge Aragão, Jotabê)
  10. Perdão (Tunai, Sérgio Natureza)
  11. Alvorecer/Alvorada (Delcio Carvalho, Yvone Lara/Cartola, Hermínio de Carvalho, Carlos Cachaça)
  12. Anúncio Classificado (Luiz Grande, Toni Vestanio)
  13. Diariamente (Paulo César Gyrão, Gersom
  14. O Cantor/Nascente (Flávio Venturini, Murilo Antunes)

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

Em meio à sua turnê mundial em suporte ao seu mais recente disco de estúdio, Cosmic Redemption, lançado em 2023, a banda Noturnall lançou...

BR

Enquanto está em cartaz no cinema como protagonista do filme Saudosa Maloca, que conta a história de Adorinan Barbosa, Paulo Miklos lançou o segundo...

BR

Os fãs da Restart foram presenteados com uma nova versão da música Fé Acesa, gravada ao vivo durante o show da turnê de despedida...

BR

O duo Dudalu faz uma MPB pop que traz o quentinho do amor para o coração. No teclado, violão e steel drum, eles apresentaram...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos