Em 1975, Elton John já era considerado dono de 1% do mundo. Com o lançamento do álbum Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy, disco autobiográfico que o levou à estratosfera do sucesso, Elton sentia o gosto do sucesso com o bolso enchendo de dinheiro, drogas e concertos que ficariam para a história.
Em 1976, ele entrava em estúdio, já não acompanhado da formação clássica, mas com o que ele iria dizer e sentir como “a primeira vez em que estava em uma banda de rock”. Rock Of The Westies, o décimo álbum do músico, foi lançado no dia 24 de outubro de 1975, apenas quatro meses após o lançamento de Captain Fantastic.
Trazendo um time de peso para a banda, Elton se enfiou com sua trupe no Caribou Ranch, famoso estúdio que também havia tido gravado grande parte de seus álbuns e também recebeu a presença sonora de Phil Collins, Deep Purple, Dio, Tom Petty, Beach Boys, Jeff Beck, Chicago entre outros grandes nomes da música.
O álbum teve seu primeiro single, Island Girl, alcançando o primeiro lugar, no dia 29 de Setembro de 1975, por intervenção da banda, já que o pianista queria a segunda faixa do álbum Dan Dare (The Pilot of the Future), por achá-la mais comercial.
A banda vinha com Caleb Quaye, guitarrista que participou do chamado Álbum Preto, o segundo que vinha com a balada Your Song. Davey Johnstone, sempre presente na carreira de Elton, continuava junto e no slide que você ouve em Island Girl. Ray Cooper que também fazia parte da Elton John Band, estava por perto com sua percussão forte e pulsante que dava todo o molho da trás da música. Kenny Passarelli no baixo, no lugar de Dee Murray, Roger Pope na bateria no lugar de Nigel Olsson. E John Newton Howard, nos sintetizadores, e que hoje é famoso pelas trilhas sonoras de Dinossauro, Casamento do Meu Melhor Amigo, Uma Linda Mulher e Space Jam, só para citar alguns. E as participações especiais de Kiki Dee e Labelle nos backing vocals.
O álbum abre com o Medley: (Yell Help/Wednesday Night/Ugly), seguido de Dan Dare (Pilot Of The Future), duas faixas boas, porém fracas comparadas com o que estava por vir. Island Girl feita por Bernie Taupin, na verdade todas as faixas são de Bernie, fala sobre a prostituição que ocorria em Nova Iorque e sobre a tentativa de um homem de tentar levar uma delas para a Jamaica.
Grow Some Funk Of Your Own, um hard rock seguindo a mesma linha de Saturday Night’s Alright For Fight, é sobre um cara que acorda após um sonho ruim envolvendo um episódio no México, onde o protagonista (presumivelmente John ou Taupin) se apaixona por uma jovem em uma pequena cidade, mas é demitido por seu namorado, dizendo-lhe para retornar de onde ele veio (daí a letra: “Pegue meu conselho / pegue o próximo vôo / e cresça seu funk / cresça seu funk em casa”).
https://www.youtube.com/watch?v=2e-rmoJN4sQ
I Feel Like A Bullet (In The Gun Of The Robert Ford), um dos pontos mais altos do álbum, com uma melodia que chega a emocionar com a voz aguda de Elton da época, faz uma comparação ao tiroteio entre o fora da lei Jesse James com Robert Ford com o casamento que estava em ruínas de Bernie Taupin com Maxine, famosa por ter sido a musica inspiradora da canção Tiny Dancer. O lado B do álbum vem com Street Kids, Hard Luck Story, Feed Me e fecha com Billy Bones and The White Bird.
Rock Of The Westies é um dos álbuns que vai retirar da sua cabeça aquela idéia que Elton John é pop. Elton junto com seu time mostra um rock rápido, pulsante e vibrante que faz qualquer pessoa balançar a cabeça. Além de ter sido um marco, já que seria o último álbum antes de Elton se separar da Dick James Records e ir formar a The Rock Record Company. Mas isso já é uma outra história…
- Rock Of The Westies (1975)
- Medley (Yell Help/Wednesday Night/Ugly)
- Dan Dare (The Pilot Of The Future)
- Island Girl
- Grow Some Funk of Your Own
- I Feel Like a Bullet (In The Gun Of Robert Ford)
- Street Kids
- Hard Lucky Story
- Feed Me
- Billy Bones And The White Bird