Ícone do site Blog n'Roll

Discos essenciais com José Gil e Mariá Pinkusfeld

Discos essenciais com José Gil e Mariá Pinkusfeld

José Gil, integrante do grupo Gilsons, carrega o sobrenome do pai, Gilberto Gil. Deste modo, o grupo, que une samba, rap, funk, afoxé e pop, tem também Francisco e João Gil, netos do músico baiano.

Mariá Pinkusfeld, é filha do músico Xangai, um dos nomes mais festejados quando se trata de viola brasileira, com seu primeiro álbum lançado em 1976, Acontecivento. Além disso, Mariá é a vocalista do Monobloco e assume os backing vocals de Geraldo Azevedo.

Logo, o casal é a junção do que há de mais brasileiro na música.

Publicidade

Assim, com brasilidade e ritmo tomando conta, o #SomNaVitrola os recebe para indicação de discos que fizeram a cabeça do casal.

Por José Gil

Discos essenciais com José Gil e Mariá Pinkusfeld
Novos Baianos FC (1973), Viramundo – Ao Vivo (1976) e Blood Sugar Sex Magik (1991)

Me influenciaram e acabei escutando muito, consequentemente. José Gil

Novos Baianos FC é a união de todas as influências que eu gosto. Corre desde música nordestina, choro, samba e rock. Assim, está tudo em um lugar só. Virtuosismo com canções e letras maravilhosas.

Com Viramundo, “Gil é a minha maior influência”, explica José. “São gravações raras muito especiais de voz e violão”, e garante que “Vale a pena escutar”.

Em Blood Sugar Sex Magik, “é a banda da minha adolescência. Escutei e fui a muitos shows. Tenho um carinho grande pela banda”.

Publicidade

Por Mariá

João do Vale (1981), Natty Dread (1974) e Alfagamabetizado (1996)

Influência de meu pai. Nas viagens de carro pelas estradas do Brasil íamos ouvindo este álbum do João do Vale.Mariá Pinkusfeld

Por influência da minha irmã mais velha, Natty Dread do Bob Marley. O disco quase furou de tanto que foi ouvido.

O álbum de estreia de Carlinhos Brown, Alfagamabetizado, é uma grooveira, cheia de brasilidade.

Publicidade
Sair da versão mobile