O que você está procurando?

Som na Vitrola - Victor Persico

Som na Vitrola #34 – George Orwell + David Bowie = Diamond Dogs

AVISO: Este álbum não é de Rock n’ Roll… é um genocídio !

O ano era 1974, Ziggy Stardust havia se aposentado e os Spiders From Mars haviam sido demitidos. O último disco de Bowie havia sido Alladin Sane, com a sua capa icônica do raio desenhado no rosto. A persona adquirida pelo artista em seu novo álbum se chamava Halloween Jack, que vive na caótica Hunger City.

Continua depois da publicidade

Considerado o canto do cisne de Bowie, Diamond Dogs girava em torno da ideia de fazer um álbum conceitual em cima do distópico livro 1984, do escritor George Orwell, dez anos antes da fatídica data. Orwell também conhecido pelo livro A Revolução dos Bichos, usado como referência e inspiração para o álbum Animals do Pink Floyd, e que também já foi citado na coluna aqui). Na época de seu lançamento, David Bowie dizia “Diamond é um álbum extremamente político. É o meu protesto e muito mais do que eu já pude fazer”. 

David Bowie durante show. The Spectrum, Philadelphia, 1974.

Infelizmente, apenas metade do álbum, o famoso lado B, apenas faz pequenas reverências à obra, pois os detentores da obra de Orwell negaram os direitos, o que fez Bowie ser forçado a reduzir as referências explícitas do romance e retrabalhar as letras para se mesclar com novas idéias e dar sentido de alguma forma.

Como resultado, Diamond Dogs tornava-se um assunto complexo, que transitava entre profecias apocalípticas em Future Legend, passando por uma balada dramática de cabaré com Sweet Thing. Rebel, Rebel, o primeiro single do álbum, com um leve resquício de um Ziggy Stardust, se tornou um clássico da carreira de Bowie que continuou em seus setlists até o fim da vida e o principal construtor da ponte entre o glam rock e o movimento punk ainda não nascido. Um ato de rebeldia perfeitamente imperfeito por 4 minutos.

  • Capa

cock

A arte feita pelo artista belga Guy Peellaert, mostrar Bowie em um corpo híbrido meio-cão, meio homem. O desenho original (acima), causou o mimimi de vários conservadores por mostrar a genitália da criatura. Mal eles esperavam para a capa do Virgin Killer dos Scorpions dois anos após Diamond Dogs.

Continua depois da publicidade

Foram produzidas versões alternativas da capa para esconder o dito cujo no desenho. Hoje as edições autênticas tornaram-se uma das mais caras entre os colecionadores, com valor chegando a mil dólares.

  • O livro

shepard_fairey_george_orwell_1984

1984, do britânico George Orwell foi publicado em 1949. O romance narra como uma sociedade oligárquica coletivista é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela. Retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo no ano de 1948, data em que Orwell terminou de escrever a obra.

Para os mais aventurados a se entregar à mente de Bowie e Orwell, liguem o som no último volume e cuidado com a lei selvagem de 1984.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

Em meio a uma trajetória marcada por grandes sucessos, os Acústicos & Valvulados retornam ao cenário musical com uma faixa que traduz resiliência e...

BR

Uma das bandas mais comentadas no underground carioca, a Venuz mostra no clipe de 3AM que nada melhor do que a noite para esquecer...

BR

A GuardaMar, banda de rock alternativo criada em Aracaju (Sergipe) em 2022, retomou os lançamentos com o single Sina, o quarto da carreira, que...

Agenda

Nesta sexta-feira (16), a partir das 20 horas, o Dantas Music Bar recebe as bandas Suburbia (Green Day Cover) e SubPop (Tributo ao Pop-Punk/Emo...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos