Gravada durante a década de 1970, It’s Only Rock ‘n Roll (But I Like It) é umas músicas mais icônicas da carreira dos Rolling Stones, mais do que algumas que eles haviam gravado anteriormente nos anos de 1960. A música tem uma história interessante, já que não havia sido gravada em nenhum estúdio de gravação, mas sim na The Wick, a casa de Ronnie Wood (que ainda não fazia parte da banda) em Richmond.
De acordo com Bill Wyman:
Mick e Keith foram para a casa de Ronnie, em Richmond e gravaram a versão de It’s Only Rock and Roll, com Ronnie, Kenney Jones e Ian McLagan.
Os dois últimos, junto com Ronnie, faziam parte do The Faces com Rod Stewart. Outras histórias ainda contam que David Bowie também estaria no recinto mais rock n’ roll naquela hora. Mas, seja qual for a verdadeira história do que aconteceu naquele estúdio de Ronnie, o gênesis absurdo da música é o que realmente conta.
Algum tempo depois da sessão, Willie Weeks, um músico de sessão que havia trabalhado com George Harrison e David Bowie, adicionou o baixo à música. Em abril de 1974, a demo gravada pelo Faces+Stones, recebeu a participação de Ian Stewart para colocar o piano em cima. Para logo em seguida, ser aprovada e tocada só pelos RS.
De acordo com Mick Jagger:
A ideia central da música tinha relação com a nossa personalidade pública na época. Eu estava cansado de muita coisa, principalmente de comentários como “Ah, não é tão bom quanto o último disco deles”. E isso que a música trata, não importa o que achem, eu quero me divertir com meu rock and roll.
A música tornou-se a faixa-título do álbum de 1974, e foi lançada como single no dia 26 de julho de 1974, três meses antes do lançamento do LP. Mas a gravadora na época não tinha certeza se seria um single de sucesso. Segundo Keith, a oposição era gigantesca, mas “essa música é um clássico. O título, por si só, já é um clássico”. A gravadora acabou se enganando, já que foi para o Top20 no Reino Unido e nos Estados Unidos, e até hoje é tocado em quase todos os shows da banda.
O single foi promovido por um vídeo dirigido por Michael Lindsay-Hogg, que apresenta a banda em ternos de marinheiro, em uma tenda que vai se enchendo de sabão – meteram um Omo Multiação pra ver se limpava um pouco o Keith Richards, que na época parecia que não tomava banho fazia um ano. A espuma era detergente tixan ypê e a razão de eles estarem de marinheiros era porque nenhum deles queria arruinar as suas próprias roupas.
O clipe já vale a pena assistir não só pela bagunça, mas também pelo sumiço de Charlie Watts que estava sentado na bateria e continuou, profissionalmente, quase se afogando.