Pense em Baila Comigo e Banho de Espuma da Rita Lee. Agora Palco do Gilberto Gil e Seu Tipo de Ney Matogrosso. Diante de tantas música sensacionais, existem pessoas que ficam ali, no backstage, escondidas fazendo as harmonias por amor e por diversão. Robson e Lincoln seriam os maestros de tantas melodias famosas que passaram pela história da música popular brasileira.
Com uma semana de diferença de nascimento, Lincoln e Robson já eram conhecidos mesmo antes de se conhecer pelos bailinhos no Rio de Janeiro. O guitarrista Robson frequentou durante um tempo o Instituto Villa-Lobos e o pianista Lincoln fez curso de música e engenharia eletrônica na universidade. E mesmo não concluindo os cursos, Lincoln usou os conhecimentos que adquiriu na prática, sendo um pioneiro da eletrônica na música brazuca.
Em 1970, Lincoln lançou seu primeiro álbum, Hit Parade Nº 1. Um álbum de covers, sem muitas informações e dados na internet, mas que mostra um Lincoln Olivetti saindo do casulo, ainda adolescente.
Em 1977, Robson lançou seu primeiro álbum. Um disco sensacional que dá aquele tom de nostalgia, com melodias sensacionais e uma voz arrastada, porém, sentimental.
Mas o Santo Graal na história da dupla aconteceu em 1982. O lendário álbum Robson Jorge & Lincoln Olivetti se tornou uma obra-prima da MPBlack oitentista. O álbum instrumental de 12 faixas, vinha com apenas duas faixas com letras e trazia aquela música que se tornaria um clássico e o hino da dupla: Aleluia.
O álbum trazia uma seleção de músicos de colocar inveja até no Tim Maia e sua Vitória Régia. No ano seguinte, a dupla lançou o compacto Babilônia Rock, que foi tema do filme Rio Babilônia.
Eles ganharam fama e fortuna, mas a presença onipresente na turma do rock e mpb oitentista, acabou sendo uma ladeira abaixo para a dupla. Eles foram acusados de terem padronizado a MPB sofrendo críticas dos dois lados. O pior de tudo foi que no começo da década de 1990, Robson Jorge faleceu, esquecido, devido aos problemas com o álcool e afastado do meio musical que tanto ajudou a crescer.
Lincoln continuo trabalhando, fazendo trabalhos com Ed Motta e Lulu Santos, e sendo redescoberto pelas pessoas nascidas após a década de 1990 com o relançamento do álbum da dupla. Durante a produção do álbum mais recente de Gal Costa, em 2015, sofreu uma parada cardíaca e faleceu.
Hoje, os caras são considerados cult, com o relançamento do álbum da dupla em 1982. Disponíveis no YouTube e Spotify, o álbum é uma pérola rica culturalmente do que era fazer música nesta década tão sensacional para os ouvidos.
Já sabem o que fazer, certo ? DÁ O PLAY !