O que você está procurando?

Som na Vitrola - Victor Persico

Som na Vitrola #55 – Tommy, a Ópera Rock do The Who

Em 1969, o The Who se jogava na produção de sua primeira ópera rock e quarto álbum de estúdio, com temas que abordavam as drogas, abuso sexual, assassinato e pinball.

https://www.youtube.com/watch?v=IFLbLQ2pKuo

Continua depois da publicidade

A história conta a história de Tommy Walker, um garoto que fica cego, surdo e mudo após ter presenciado a morte de seu padrasto pelo seu pai, Capitão Walker, que até o momento todos achavam que havia sido morto durante a Primeira Guerra Mundial. Seus pais o forçam a acreditar que na verdade ele não teria visto, ouvido e não teria que falar nada, o que terminou acarretando nos problemas psicológicos do garoto.

Durante o disco, uma figura lhe aparece em visões, um senhor barbudo, vestido de dourado, como se fosse uma figura paterna que o leva para uma viagem espiritual.

Durante sua infância, a frase mais marcante do álbum “Tommy, can you hear me?”, é dita pelos seus pais, e claro, pelos fãs do Who em Woodstock, Wisle Of Weight e até os dias atuais em seus concertos. O que chega a ser um mantra dito por todos que tem esse disco como um dos favoritos, pela sua obra prima. Quando adulto, Tommy acaba sofrendo abusos de seus familiares (Cousin Kevin e Uncle Ernie), interpretando as sensações que tinha em canções geniais de acordes complexos no violão acústico do guitarrista e cabeça da obra Pete Townshend.

O ponto alto do disco é quando o garoto, após sair de casa andando sozinho, acaba em um ferro velho e é encontrado com uma máquina de pinball. Eis que entra a masterpiece Pinball Wizard, faixa em que todos apostavam alto, menos Pete Townshend que por um breve período durante a produção do álbum, pensava em retirá-la do álbum. Obrigado à Keith Moon, John Entwistle e Roger Daltrey por tê-lo feito mudar de idéia nos últimos instantes e lançá-la como single.

Continua depois da publicidade

O desfecho do álbum mostra a cura de Tommy, após sua mãe ter quebrado o espelho em que ele se olhava no escritório médico, após ter sido constatado que ele mesmo com todas suas deficiências, ele conseguia ver seu reflexo. Além do fato de ele conseguir jogar pinball com o olfato. O ex-cego, surdo e mudo agora enxergava e colocou um manto de messias e tenta levar seus seguidores para um caminho mais iluminado, porém com seus familiares explorando os seguidores e o fato do culto ser pesado e linha firme, ocorre uma revolta de seus súditos.

Tommy termina o álbum se afastado de tudo e de todos, voltando para o seu mundo de fantasias, durante o refrão de Listening To You, última faixa do álbum.

  • Tommy – O Filme (1975)

Em 1975, Pete Townshend se junta ao diretor Ken Russel para colocar o álbum nas telas do cinema. O filme trazia um esquadrão de celebridades que colocava qualquer musical até aquela época no bolso. Com Roger Daltrey fazendo o papel de Tommy, havia Ann-Magret interpretando Nora Walker, mãe de Tommy, Oliver Reed no papel do padrasto, Elton John como o Mago do Pinball, Tina Turner em Acid Queen, Jack Nicholson como médico, Eric Clapton como o Padre de uma igreja onde é cultuado a imagem de Marilyn Monroe ao som da música Eyesight To The Blind, de Sonny Boy Williamson.

A trilha sonora do álbum contou com milhares de estrelas nos instrumentos, além da Elton John Band em Pinball Wizard, também participaram Kenney Jones, que futuramente viria a substituir as baquetas após a morte de Keith Moon, Nicky Hopkins, tecladista do Rolling Stones, Arthur Brown, Caleb Quaye e Ronnie Wood.

Continua depois da publicidade

A diferença entre o filme e o álbum de 1969, foi que o filme se passava durante a Segunda Guerra Mundial, e que quem era assassinado era o pai de Tommy.

Antes do início das filmagens, David Bowie foi cogitado para interpretar o papel de Tina Turner como Dama do Ácido, o que seria algo incrível, mas nada vai superar a interpretação lunática de Tina no final da cena com a boca tremendo, as pernas balançando, enquanto Oliver Reed entra no quarto para puxar um Roger Daltrey viajando no ácido e praticamente desmaiado.

Em Pinball Wizard, Elton John, que estava no auge de sua carreira na década de 1970, usa botas gigantescas e toca um fliperama com teclas de piano. Segundo Pete Townshend, no momento em que a platéia sobe no palco, nada foi planejado. A platéia começou a ficar louca no momento que Keith Moon começa a estraçalhar a bateria. Quem iria ficar parado em um momento desse?

Tommy se tornou um clássico, seja o álbum ou o filme. Considerado um cult nos dias atuais, o filme mostra estrelas no auge de suas carreiras, provando que o rock era forte, pulsante e viciante. Mesmo com um Oliver Reed com uma voz mínima, Elton John, Tina Turner e até Jack Nicholson, com seus olhos de louco e por um lado charmoso, dão um show à parte. E por favor, entreguem um Oscar-Póstumo para Keith Moon e sua interpretação doentia de Uncle Ernie, após desligar as luzes e abusar do Roger Daltrey.

Continua depois da publicidade

E agora, eu pergunto: “Tommy, can you hear me ??”

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

TV e Cinema

O documentário The Beach Boys será transmitido exclusivamente pelo Disney+ a partir de 24 de maio de 2024. O filme é é uma celebração...

TV e Cinema

A Universal Pictures divulgou um vídeo exclusivo sobre a produção de O Dublê, novo longa do estúdio estrelado por Ryan Gosling e Emily Blunt,...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos