O que você está procurando?

Som na Vitrola - Victor Persico

Som na Vitrola #60 – 40 anos de News Of The World

Em 1976, o Queen lançava o álbum A Day At The Races, considerado pela crítica “especializada” um disco chato. O trabalho trazia clássicos da banda como Somebody To Love, Tie Your Mother Down, Good Old Fashioned Lover Boy e até a água com açúcar You and I. Com toda a crítica, a banda se jogou em algo mais mainstream só para agradar as massas.

Após a turnê de A Day At The Races, com o Thin Lizzy abrindo os shows nos Estados Unidos, o quarteto se lançou dentro de um estúdio, em 1977, para dar início ao sexto álbum de estúdio, News of the World. Com arranjos menos complexos comparados aos primeiros álbuns, o som típico da banda, harmonias de várias faixas e as guitarras de Brian May, que pareciam mais uma orquestra, ainda se mantiveram no álbum, porém de um modo mais sútil.

Continua depois da publicidade

A produção do álbum demorou dois meses e o disco foi lançado em 28 de outubro de 1977.

News of the World abre com aquela faixa que todo mundo bate na mesa da sala de aula quando a professora sai da sala: We Will Rock You. Sendo lançada como b-side de We Are The Champions, a ideia de ser divulgada como hino veio de Brian May, que queria que o público pudesse se envolver mais com a banda no chão com a famosa “pisada, pisada, palma”.

We Are The Champions, havia sido escrita em 1975, mas foi gravada em 1977 para o álbum. O videoclipe foi o primeiro da banda que teve a participação do fã clube oficial. No final da gravação, todos ganharam um single e a banda fez um show.

Continua depois da publicidade

Sheer Heart Attack traz Freddie Mercury nos vocais e Roger Taylor no refrão. A letra estava pela metade, quando foi lançado o álbum de mesmo nome, em 1974. Em 1977, o movimento punk estava no auge, e essa música foi vista como uma resposta para os músicos que consideravam o Queen como uma banda indulgente.

All Dead, All Dead, uma das faixas calmas do álbum, traz Brian May como letrista e vocalista. Com melodia e backing vocals e piano de Mercury, a letra é uma referência ao gato de estimação de infância do guitarrista. Spread Your Wings, uma das geniais letras de John Deacon, o baixista quieto do grupo. Sendo o primeiro single da banda a não contar com vocais na harmonia, a faixa se tornou uma das principais do álbum.

Fight From The Inside foi escrita, cantada, e praticamente todos os instrumentos foram tocados por Roger Taylor. O baterista também toca baixo e guitarra base na faixa. Uma das músicas mais pesadas na história do Queen.  Get Down, Make Love foi escrita por Mercury, e leva a maior conotação sexual explícita na história da banda. Ela nunca foi tocada por inteira nos shows. E para curiosidade de alguns, o efeito psicodélico que se ouve na faixa, não foi feito num sintetizados, mas pela guitarra de Brian May com o pedal Electroharmonix.

Continua depois da publicidade

O álbum termina com três faixas arrasadoras, porém fora da cabeça dos fãs da banda, que se fecharam em greatest hits. Who Needs You traz um ritmo pouco característico da banda. Com letra de John Deacon, Brian May toca uma guitarra espanhola e maracas, e Freddie além de cantar utiliza uma caneca para fazer a divisão musical. Uma das faixas mais divertidas do álbum. It’s Late traz o guitarrista fazendo a técnica de tapping muito antes de Van Halen aparecer e fazer todo mundo achar que ele foi o criador da técnica. A faixa foi escrita pelo guitarrista e ela é divida em três atos de teatro.

O álbum fecha com My Melancholy Blues, uma das músicas mais bonitas da história do Queen, talvez até mais bela que Love Of My Life. A música traz Freddie Mercury no piano e John Deacon num baixo fretless e a baterista jazzista de Roger. Mesmo com a faixa contendo a palavra blues, ela é considerada um jazz. Sendo um desses gêneros musicais ou não, My Melancholy é um dos pontos mais altos e belos na história de Mercury, Taylor, May e Deacon.

  • Capa

A capa mostra um robô, que hoje é utilizado nas apresentação do Queen com Adam Lambert. O robô mutilador teve sua primeira aparição muito antes de News Of The World. 

Continua depois da publicidade

Em 1953, ele apareceu na capa do Astouding Science Fiction, pelas mãos do ilustrador Frank Kelly Freas, como ilustração do conto The Gulf Between. A imagem segue a de um homem morto. Na capa de News, os membros da banda aparecem na imagem pelas mãos do próprio ilustrador.

News Of The World – Queen (1977)

  1. We Will Rock You
  2. We Are The Champions
  3. Sheer Heart Attack
  4. All Dead, All Dead
  5. Spread Your Wings
  6. Fight From The Inside
  7. Get Down, Make Love
  8. Sleeping On The Sidewalk
  9. Who Needs You
  10. It’s Late
  11. My Melancholy Blues

Banda:

Freddie Mercury – piano, vocais, backing vocal e caneca
Brian May – guitarra, maracas, vocais, backing vocal
Roger Taylor – bateria, guitarra, baixo, vocais e backing vocal
John Deacon – baixo, guitarra

 

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

O Queen revelou, na última quinta-feira (13), Face it Alone, uma faixa inédita com os vocais do falecido vocalista, Freddie Mercury. A música foi...

Entrevistas

Foram necessários seis anos para a banda inglesa Duran Duran lançar o sucessor de Paper Gods. Future Past chegou ao streaming nesta sexta-feira (22)....

Geral

Brian May, um dos fundadores do Queen, foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos segundo leitores da revista Total Guitar. Em síntese,...

Agenda

O Queen anunciou que irá transmitir o show Freddie Mercury Tribute Concert, nesta sexta-feira (15), às 15h. Vale lembrar que a apresentação histórica foi...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos