O que você está procurando?

Som na Vitrola - Victor Persico

Som na Vitrola #7 – A trágica história de Badfinger

Na manhã do dia 24 de abril de 1975, às 7h30, o corpo do guitarrista do Badfinger, Pete Ham, foi encontrado enforcado na garagem de sua casa. Assim terminava a história de uma das bandas mais promissoras da história do rock.

O Badfinger, antes conhecido como The Iveys – dono do sucesso Maybe Tomorrow –, foi contratado pela Apple no começo da década de 1970 e chegou a ser chamado pelas ruas de Londres como “Os Novos Beatles”.

Continua depois da publicidade

Como letrista do primeiro sucesso da banda, Paul McCartney escreveu Come and Get It, incluída no disco Magic Christian Music. O empurrão inicial dado por Tio Paul pôs no mapa uma banda com dois letristas fenomenais: Pete Ham e o baixista Tom Evans.

Diz a lenda que o cantor americano Harry Nilsson escutou a música Without You e pensou que fosse uma canção dos Beatles. Alguém o corrigiu e ele resolveu gravar a sua versão para o novo álbum que estava para sair.

O álbum Magic Christian Music foi sucedido por No Dice, que apresentava uma capa de corpo inteiro de uma mulher com aquele cabelo bufão do final dos anos 1960, começo dos anos 1970, de calcinha e sutiã, e que levava uma das melhores músicas da banda No Matter What.

Continua depois da publicidade

O ano de 1971 continuou levando a banda mais acima da “Montanha do Sucesso” com o lançamento do álbum Straight Up, que continha a música Day After Day, uma canção de Pete que despertou a admiração de ninguém menos que George Harrison. O disco tinha ainda Baby Blue, que se tornou o último Top 20 do grupo.

20131108-peteham-x1800-1383937500

Após o ano de 1971, a ladeira começou a descer. O último álbum com a Apple, Ass, sofreu atrasos em seu lançamento por conta de problemas de gravações, o que acabou acarretando na mudança de gravadora, Warner Bros Music. Mas a falta de criatividade, pressões dentro e fora do grupo, o desespero, acabou levando Pete Ham ao suicídio.

O guitarrista se mostrava nos últimos meses com um crescente sinal de doença mental, como Gibbins (baterista da banda) lembra-se dos momentos em que “Pete estava em um estado totalmente fora de si. Ele fumava um cigarro atrás do outro, e cada cigarro ele apagava na mão ou no braço”.

O corpo foi achado no estúdio em sua garagem. Com ele, um bilhete para sua namorada Anne e seu filho Blair, onde dizia:

Continua depois da publicidade

Anne, te amo. Blair, eu te amo. Eu não me permitirei amar e confiar em alguém novamente. Assim é melhor. Pete.

Ps: Stan Polley é um filho da puta sem alma. Eu o levarei comigo.”

Um dia antes, Pete ficou sabendo que Stan Polley, o empresário da banda, havia fugido com todo o dinheiro da banda.

Após a morte de seu líder, a banda tentou se reerguer novamente com os membros originais Tom Evans e Joey Molland, porém nunca alcançaram a fama que tinha antes com Pete.

Continua depois da publicidade

Na noite de 18 de novembro de 1983, Tom Evans seguia o caminho de Pete, e após uma discussão pesada pelo telefone com Molland, sobre quem teria partes do royalties de Without You, se enforcou no jardim de sua casa em Richmond, Inglaterra. Não deixou nenhum bilhete.

Ham acabou entrando no Clube dos 27 e é dono da história mais triste, em relação aos outros membros do clube. O Badfinger sendo apadrinhado pelos Beatles, com seis discos nas costas, teria uma história meteórica e com final feliz. Com sucessos como No Matter What, Midnight Sun, Matted Spam, Maybe Tomorrow, como The Iveys e Day After Day, eles também se apresentaram ao lado de George Harrison no Concert For Bangladesh.

Uma banda que poderia ser grande, mas por uma falta de organização, drogas e um empresário safado, acabou caindo no esquecimento, o que não deveria. Pete Ham foi um gênio, a banda era um power pop perfeito, e cá entre nós, não é todo dia em que ouvimos a frase “são os Novos Beatles”, certo ?

Continua depois da publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=C53QAuOoSgc

Integrantes: (da esquerda pra direita)

30-badfinger-w750-h560-2x

Tom Evans (5 de Junho de 1947 – 19 de Novembro de 1983) – Vocais, Baixo

Mike Gibbins (12 de Março de 1949 – 4 de Outubro de 2005) – Bateria

Continua depois da publicidade

Joey Molland (21 de Junho de 1947) – Vocais, Guitarra

Pete Ham (27 de Abril de 1947 – 24 de Abril de 1975) – Vocais, Guitarra, Piano

 

Discografia:

Continua depois da publicidade

1970 – Magic Christian Music

1970 – No Dice

1971 – Straight Up

1973 – Ass

Continua depois da publicidade

1974 – Badfinger

1974 – Wish You Were Here *

1979 – Airwaves

1981 – Say No More

Continua depois da publicidade

2000 – Head First**

*O ultimo disco com a formação original.

** Disco gravado entre 74-75 com a formação original

Continua depois da publicidade
1 Comment

1 Comment

  1. Rogério Brandão

    26 de novembro de 2016 at 13:01

    Badfinger. Não fosse as tragédias e os desacertos com os empresários mal intencionados, seria um seríssimo concorrente dos Beatles em bela canções e, quem sabe, no próprio sucesso. Os caras eram demais, inspirados, melódicos e ao mesmo tempo, uma batida vigorosa, com alternâncias de acordes que somente gênios como eles conseguiam. Uma pena nós não pudermos desfrutar de tal genialidade por mais tempo, devido ao acontecido com Ham e com o Evans. Tenho todos os cds do grupo e não me canso de ouvi-los há mais de 30 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

Paul McCartney estreou a nova fase da Got Back Tour, na noite dessa terça-feira (1), no Uruguai. A grande surpresa foi a estreia da...

TV e Cinema

Os fãs de Paul McCartney, enquanto se preparam para os três shows da turnê no Brasil em outubro deste ano, têm mais um motivo...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos