O que você está procurando?

Som na Vitrola - Victor Persico

Som na Vitrola #12 – Keith Moon Vs. John Bonham

Toda roda de roqueiro que se preze já virou a mesa, quando o assunto era: Quem foi o melhor baterista da história ? Muitos acabam esquecendo dos famigerados jazzistas Gene Krupa e Buddy Rich, e o assunto sempre acaba caindo no alucinado do Keith Moon e do pesado John Bonham.

c4b4326141d5f1b2dd802c4714e83f4b

O “maior baterista do tipo Keith Moon no mundo”, como ele próprio se denominava, abominava batidas repetidas pelo motivo de dar tédio, dito pelo próprio em entrevista sobre o seu jeito de tocar. Um jeito alucinado que acabou dando inspiração aos criadores do Muppets Show para a criação de seu mais célebre personagem: O Animal.

Continua depois da publicidade

Levando em seu currículo destruições de quarto de hotel – lembrando da famosa história envolvendo um Rolls Royce e uma piscina, que resultou em sua expulsão permanente da cadeia de hotéis Holiday Inn – e kits de bateria, dava a entender que Moon não era apenas um baterista, mas um artista perfomático. Ninguém até o momento em que o Who foi apresentado ao mundo, prestava atenção no baterista, mas em sua primeira turnê e apresentação em televisões americanas, Moon subornou um contra regra para colocar explosivos dentro do bumbo. Resultado: Americanos assustados, um Pete Townshend quase surdo, um Roger Daltrey rindo da situação, e John Entwistle como sempre na dele, vendo o circo pegar fogo, e o palhaço se ferrando.

Ele era uma orquestra. Ele era tipo o “garoto dos tímpanos” de uma orquestra que indicava o momento do drama. John tocava linhas de Jazz, Pete tinha que acelerar. Keith nos fazia não dar 100% de nós, mas 500%. Infelizmente, perdemos Keith, e o The Who nunca mais será aquilo que ouvimos. Aquele som, acabou.

  • Roger Daltrey, em entrevista após o falecimento de Keith Moon em 1978.

Keith faleceu numa noite em 1978 de overdose de remédios, no mesmo quarto em que anos antes, Mama Cass Eliot, vocalista do The Mamas & The Papas, falecia após se engasgar com um sanduíche de Churrasco Grego da XXV de Março em São Paulo,de problemas no coração.

 


59f116a1-c400-4d91-b290-f8e49617c960

No primeiro álbum do Led Zeppelin (nome dado à banda, diz a lenda, por Keith Moon por dizer que o som da banda soava feito um Zeppelin de Chumbo), John Bonham mudava a história e sonoridade da bateria. Jimmy Page até hoje lembra-se do impacto para época quando a música “Good Times, Bad Times” foi lançada:

Continua depois da publicidade

Era engraçado ver várias pessoas apostando que John usou dois bumbos na gravação, mas na verdade utilizava apenas um.

Com um instinto impecável na conduta das baquetas, pesado, rítmico e bastante ousado, John aproveitou pouco do que realmente deveria. Uma música como Moby Dick, sendo seu carro chefe, nos mostra o brilhantismo que tinha quando fazia os shows da banda e seu solos duravam às vezes 20 minutos, e se desse sorte (ou azar), quase uma hora.

Sendo um curso ambulante de “alfabetização de divisão rítmica”, John acaba conquistando seu lugar ao céu pelo seu carisma e a brutalidade e agilidade que tinha na bateria.

Acabou falecendo no dia 28 de setembro de 1980, após beber cerca de 40 doses de vodka com suco de laranja. Sem a presença de drogas pelo corpo, o que foi uma tristeza para a imprensa sensacionalista da época após as histórias em que durante as músicas ele pegava com a mão punhados de cocaína e enfiava no nariz, foi contastado que Bonham morreu por asfixia pelo próprio vômito.

Continua depois da publicidade

Moon e Bonham entraram para o “Céu do Rock’n’Roll” pelas músicas, técnicas, velocidade e maluquices. E eles merecem. Se não fosse essas duas inspirações, hoje não teríamos Stewart Copeland (The Police), Neil Peart (Rush), Dave Grohl (Foo Fighters, Nirvana), entre outros bateristas sensacionais pra tacar o ar do bumbo na nossa cara.

john_bonham_the_who_keith_moon_led_zeppelin_roy_harper_and_friends_concert

Continua depois da publicidade
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

Tem substituição na bateria da banda santista Bula, liderada pelo guitarrista do Charlie Brown Jr, Marcão Britto. Saiu Pinguim Ruas, entrou Lucas Tagore. O...

Geral

Nem todo mundo sabe, mas Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin considerado um dos melhores do mundo, morou no Brasil por muitos anos. Entre...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos