O que você está procurando?

Som na Vitrola - Victor Persico

Som na Vitrola #57 – Street Survivors e o último voo do Lynyrd Skynyrd

No dia 17 de outubro de 1977, o Lynyrd Skynyrd aparecia nas prateleiras com seu mais novo álbum, o quinto da carreira, Street Survivors. A banda já recebia grande destaque desde seu primeiro álbum, com as clássicas Gimme Three Steps, Simple Man Free Bird. 

Continua depois da publicidade

O disco, além de ser considerado um marco macabro na história da banda, é o último álbum dos membros originais e o único com gravações de estúdio com o guitarrista Steve Gaines. A banda seguia à mil maravilhas desde a entrada do novo guitarrista, com shows gigantescos, e a receptividade do álbum foi ótima.

No dia 20 de outubro, a banda decidiu trocar o ônibus de turnê por um avião Convair 240, fabricado em 1947. Apelidado de Free Bird, ele teria como destino Baton Rouge, para onde a banda faria um show na Lousiana State University. Por volta das 18h42, o avião passou a apresentar problemas e começou a perder altitude, com um dos motores parando, e em seguida o segundo motor, após tentarem transferir o restante da gasolina de um para o outro.

Mesmo o piloto tentando desviar para um aeroporto mais próximo, o avião começou a bater com as asas nas árvores. Neste momento, segundo Artimus Pyle, baterista da banda, Van Zant, aperta a mão dele sorrindo e diz “Não se preocupe. É hora de ir, parceiro”. Em dois minutos, o vocalista do Lynyrd Skynyrd, estava morto com um ferimento na cabeça.  O avião caiu em uma densa floresta, numa área pantanosa, perto de Gillsburg, Mississipi. O piloto, co-piloto, o roadie Dean Kilpatrick, Steve Gaines e sua irmã e backing vocal Cassie Gaines não sobreviveram ao acidente.

Continua depois da publicidade

Como geralmente acontece, a exposição ao Skynyrd aumento o que resultou em milhares de vendas. Dias após o acidente, a viúva de Gaines pediu à MCA que substituísse a capa de Street Survivors. A capa original mostra a banda com chamas ao redor, e Steve Gaines na capa é o que tem mais chamas em seu corpo na imagem.

Após o acidente, os membros sobreviventes tentaram uma reunião, porém sem o mesmo sucesso de antes.
Allen Collins, o dono do solo de Free Bird, ficou paraplégico em 1986 devido à um acidente de carro, o que também resultou em limitações na parte superior do corpo e dos braços, impossibilitando-o de tocar guitarra novamente. Collins faleceu em 1990 ao 37 anos. Em 2001, Leon Wilkenson, baixista, falecia de causas naturais. Ele estava em turnê com Ted Nugent e o Deep Purple. Em janeiro de 2009, Billy Powell, o tecladista e o único que tinha formação em música, falecia devido à um ataque cardíaco. Gary Rossington e Artimus Pyle são os únicos membros da formação clássica que não se foram, e continuam tocando até hoje. Gary está com o Lynyrd Skynyrd e Artimus com sua banda Artimus Pyle Band, e está para ser lançado este mês um livro de suas memórias com o Lynyrd Skynyrd.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

Guilherme Goes, de 29 anos, baixista da banda santista Zimbra, perdeu quatro dedos da mão direita após sofrer um acidente de buggy durante viagem...

Agenda

Ícone absoluto do Southern Rock, a banda Lynyrd Skynyrd confirma apresentação extra no Brasil. Além do show no Jaguariúna Rodeio Festival, o lendário grupo de Jacksonville...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos