Chapterhouse anuncia show inédito no Brasil com abertura da terraplana

Dizem que o Chapterhouse sempre teve o talento de estar no lugar certo na hora errada: psicodélicos na era acid house, shoegazers na germinação do grunge. Mas a retrospectiva fez justiça e, 35 anos após o lançamento de seu álbum de estreia, o “tempo certo” finalmente chegou para os fãs brasileiros. Nesta segunda-feira (2), a Balaclava Records anunciou a vinda inédita da banda inglesa ao país. A apresentação única acontece no dia 29 de setembro, no Cine Joia, em São Paulo. Para tornar a noite uma celebração completa do gênero, a abertura ficará a cargo dos curitibanos da terraplana, um dos nomes mais vitais do rock alternativo nacional atual. Lendas de Reading Formado em 1987, o Chapterhouse é frequentemente citado na trindade sagrada do shoegaze/dream pop noventista, ao lado de RIDE e Slowdive. O álbum de estreia, Whirlpool (1991), é um marco que conta com a colaboração de Robin Guthrie (Cocteau Twins) e figura na lista dos melhores do gênero da Pitchfork. O setlist deve revisitar clássicos como Pearl, faixa que originalmente conta com backing vocals de Rachel Goswell (Slowdive) e sample de bateria inspirado em John Bonham. Após um hiato que durou de 1995 a 2008, o grupo retornou à ativa antes mesmo da onda de reuniões de seus contemporâneos. A formação que vem ao Brasil traz Stephen Patman, Andrew Sheriff, Robin Light, Ashley Bates e Michael Secker. O momento da terraplana A escolha da banda de abertura não foi aleatória. A terraplana vive um momento de ascensão, divulgando o álbum natural, lançado em março de 2025. O grupo mistura a nostalgia do shoegaze com post-hardcore e slowcore. A banda brasileira também está escalada para o Lollapalooza Brasil (em março) e para o festival americano Slide Away Fest (em maio), onde curiosamente também dividirá o line-up com o próprio Chapterhouse. Serviço: Balaclava apresenta Chapterhouse e terraplana Ingressos
Capitão Fausto anuncia novo disco, lança “Escolhas” e assina com a Balaclava

O Capitão Fausto acaba de anunciar o início de um novo ciclo criativo com o lançamento do single Escolhas. A faixa não apenas antecipa o próximo álbum do grupo, como também inaugura uma parceria estratégica com o selo brasileiro Balaclava Records. A novidade chega logo após uma passagem vitoriosa pelo nosso país. Recentemente, o grupo brilhou no palco do Cine Joia, em São Paulo, e realizou duas apresentações elogiadas no festival Rock the Mountain, no Rio de Janeiro. Nova turnê no Brasil e expansão do Capitão Fausto Esses shows recentes fizeram mais do que matar a saudade: eles pavimentaram o terreno para o futuro. A banda confirmou que essas datas abriram caminho para uma nova incursão no Brasil, que eles devem anunciar muito em breve. Além disso, o Capitão Fausto entra em 2026 com um plano claro de internacionalização. A agenda inclui uma turnê europeia e um diálogo cada vez mais próximo com públicos fora de Portugal. Um histórico de amor com o Brasil Baseado em Lisboa e fundado em 2009, o grupo construiu uma relação orgânica e profunda com as terras brasileiras. Vale lembrar que, em 2019, eles gravaram o aclamado álbum A Invenção do Dia Claro em São Paulo. O trabalho anterior da banda, Subida Infinita (2024), também trouxe conexões fortes. O disco contou com a participação de Tim Bernardes na faixa Cantiga Infinita e marcou a despedida de Francisco Ferreira, tornando o projeto um quarteto formado por Tomás Wallenstein, Domingos Coimbra, Manuel Palha e Salvador Seabra.
Balaclava traz banda americana Codeine ao Brasil em outubro

O selo e produtora Balaclava Records anuncia a vinda inédita ao Brasil da banda norte-americana Codeine, um dos principais nomes da cena alternativa underground dos anos 90 e ícones no gênero slowcore. O trio vem ao país em apresentação única no dia 11 de outubro, sábado, no City Lights Music Hall, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Os ingressos já estão à venda online no site da Ingresse, e presencial, sem taxa de conveniência, no Takkø Café (confira os horários de funcionamento). Formada por Stephen Immerwahr (baixo e voz), John Engle (guitarra) e Chris Brokaw (bateria), Codeine tem apenas dois álbuns de estúdio, além de EPs e coletâneas de suas gravações caseiras e ao vivo. Seu disco de estreia Frigid Stars (1990) foi lançado pelo selo alemão Glitterhouse e, no ano seguinte, a gravadora Sub Pop assinou e distribuiu mundialmente. Em 1994, veio o álbum The White Birch, ano em que encerraram suas atividades. A atuação da banda tem sido ocasional desde a dissolução, com reuniões marcantes ocorridas em 2012 e novamente em 2023, motivadas pela reedição de suas gravações e pelo lançamento de material inédito pelo selo The Numero Group. Nascida no ambiente post‑punk do final dos anos 1980 em Nova Iorque, Codeine é reverenciada até hoje como a banda pioneira do gênero slowcore – um estilo caracterizado por tempos lentos, arranjos minimalistas e letras introspectivas, que mais tarde ficou conhecido como “sadcore”. O timbre original do grupo ficou marcado por seus andamentos, os vocais anasalados e apáticos de Immerwahr e a vibrante guitarra Telecaster de Engle. Codeine estreou padrões de sonoridade característicos, influenciando diretamente grupos como Low, Galaxie 500 e Mogwai. A trajetória da banda é curta e deliberadamente contida, mas sua importância no desenvolvimento de um estilo musical profundamente emocional e minimalista é inegável. Serviço Balaclava apresenta: Codeine (EUA) em São Paulo Data: 11 de outubro de 2025, sábado Local: City Lights Rua Padre Garcia Velho, 61 – Pinheiros – São Paulo/SP Horários: Portas 18h / Show: 19h Classificação etária: 16+ / menores de 16 anos acompanhados dos pais ou responsável legal Ingressos Ponto de venda físico (sem taxa de conveniência) Takkø Café (R. Maj. Sertório, 553 – Vila Buarque – São Paulo) Horários: Terça a sexta, das 8h às 17h / Sábado, domingo e feriados, das 9h às 18h.
Balaclava anuncia show de Mac DeMarco em São Paulo

O fenômeno canadense Mac DeMarco vem ao Brasil em 2026. Considerado um dos nomes mais relevantes da música indie e alternativa da última década, o músico retorna ao país oito anos após sua última visita, quando se apresentou como uma das principais atrações do festival Lollapalooza Brasil, em 2018. O show acontecerá no dia 4 de abril de 2026, na Audio, em São Paulo. Os ingressos para o show do Mac DeMarco em São Paulo já estão à venda online no site da Ingresse, nos setores Pista e Camarote, e presencial – sem taxa de conveniência – no Takkø Café, no bairro Vila Buarque, no centro da capital paulista. Mac DeMarco vem ao país, acompanhado de sua banda, apresentar o show de seu novo álbum intitulado Guitar, com lançamento previsto para 22 de agosto por sua própria gravadora, Mac’s Record Label. Mac compôs, gravou, produziu e mixou o disco sozinho, recrutando apenas David Ives para a masterização. Ele também filmou todos os videoclipes e a arte da capa do disco em tripés. “Acho que Guitar é o mais próximo de uma representação real, que consigo colocar no papel, de onde estou na minha vida hoje”, disse DeMarco em um comunicado à imprensa. Desse novo trabalho, foi apresentado o single de estreia Home e a faixa inédita Holy, lançada hoje. Conhecido por seu estilo descontraído e lo-fi, que mistura indie rock, dream pop e soft rock, o multi-instrumentista e produtor de 35 anos de idade se tornou um dos nomes mais influentes da cena indie dos anos 2010. Desde seus primeiros lançamentos, Mac ganhou notoriedade por seu som único, com guitarras limpas, vocais suaves e letras pessoais ou humorísticas. Assinado com o selo nova-iorquino Captured Tracks, o canadense soltou seu EP Rock and Roll Night Club (2012), seguido pelo aclamado álbum 2 (2012). Canções como Ode to Viceroy, My Kind of Woman e Freaking Out The Neighborhood são alguns dos sucessos desse período que catapultaram a carreira do músico, e o levaram a extensivas turnês e presença garantida nos principais festivais alternativos ao redor do mundo. O álbum Salad Days (2014) o consolidou mundialmente, com uma sonoridade mais madura e introspectiva. O disco foi um sucesso de crítica e aumentou sua base de fãs globalmente, incluindo seu maior sucesso Chamber of Reflection, que conta com mais de 1 bilhão de plays nas plataformas digitais. Em 2015, lançou o EP Another One, com baladas românticas simples e suaves. A faixa-título e No Other Heart se tornaram muito populares, especialmente entre fãs que buscavam uma abordagem mais emocional. O álbum This Old Dog (2017) marcou uma virada mais íntima em sua carreira. Gravado após sua mudança para Los Angeles, o disco aborda temas como família, envelhecimento e relacionamentos. O uso de sintetizadores e batidas suaves trouxe uma nova textura ao seu som. Em 2019, Mac lançou Here Comes the Cowboy, um trabalho minimalista e introspectivo, com faixas lentas e repetitivas. Em 2023, DeMarco lançou a coletânea de 199 faixas One Wayne G e o LP instrumental Five Easy Hot Dogs. Essa será a quarta passagem do canadense pelo Brasil e a terceira vez em parceria com a Balaclava, que já trouxe o músico para shows no país nos anos de 2014 e 2015, incluindo uma apresentação no Balaclava Fest. Balaclava apresenta: Mac DeMarco em São Paulo Data: 4 de abril de 2026, sábado Local: Audio (Av. Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca, São Paulo – SP) Horários: Portas 20h / Show 21h30 Classificação etária: 16+ / menores de 16 anos acompanhados dos pais ou responsável legal Ingressos
Cap’n Jazz vem ao Brasil para esquenta do Balaclava Fest

O selo e produtora Balaclava Records anunciou uma noite de aquecimento de seu festival em São Paulo, o Balaclava Fest, trazendo pela primeira vez ao Brasil uma das bandas mais importantes da cena punk e underground norte-americana desde o início dos anos 1990. Trata-se do Cap’n Jazz, formada pelos irmãos Tim e Mike Kinsella, figuras emblemáticas do emo e indie rock de Chicago. O grupo vem ao país em apresentação única no dia 8 de novembro, no Cine Joia. Os ingressos já estão à venda online no site da Ingresse e presencial, sem taxa de conveniência, no Takkø Café. Com curta duração em sua carreira mas altamente influente, o Cap’n Jazz ajudou a transformar gêneros, de um subgênero punk profundamente underground em um subconjunto mais amplamente aceito do indie rock. A principal contribuição do grupo foi no estilo — eles ajudaram a mudar o foco musical sempre evasivo do emo do prog-punk pós-hardcore para um punk-pop artístico, porém mais acessível. A banda foi formada no ano de 1993 em Buffalo Grove, no estado de Illinois, por amigos do ensino médio: Tim Kinsella (vocais), Victor Villareal (guitarra) e Sam Zurick (baixo), junto com o irmão mais novo de Tim, Mike Kinsella (bateria). A banda soltou alguns EPs e participou de coletâneas locais antes de adicionar o guitarrista Davey von Bohlen, natural de Milwaukee, em 1994. O grupo lançou seu único LP em 1995 e encerrou suas atividades durante uma turnê ainda no verão daquele ano. A obscuridade e escassez ajudou a se tornarem uma lenda no underground através do boca a boca. Alguns dos membros integrantes formaram então bandas icônicas, como American Football, Owen, Joan of Arc e Promise Ring, o que contribuiu para expandir a influência do Cap’n Jazz muito além de seu público inicial. Impulsionado pelas atividades musicais de seus integrantes, o interesse pela banda cresceu após seu término e, em 1998, a Jade Tree Records compilou a maioria de suas gravações (que já estavam fora de catálogo) em uma coletânea dupla em CD. Em 2001, os quatro membros originais — Mike, Tim, Victor e Sam — se reuniram e gravaram um álbum sob o nome “Owls” para a Jade Tree. Em 2010, a banda se reuniu novamente para uma série de shows ao vivo na região de Chicago, além de uma breve turnê fora do estado. O grupo recentemente retornou aos palcos para alguns shows comemorativos após um longo hiato. Com uma sonoridade muito própria para a época e difíceis de classificar, são um dos casos raros de bandas que se tornam cultuadas por públicos de variados gêneros musicais, como o indie, emocore, pós rock e pós hardcore. O Balaclava Fest acontece em 9 de novembro, no Tokio Marine Hall, em São Paulo, com shows de Stereolab, Yo La Tengo, Geordie Greep, Fcukers, Gab Ferreira, Jovens Ateus e Walfredo em Busca da Simbiose. Ainda há ingressos disponíveis para o evento.
Gabriel Ventura apresenta single “O Que Quiser de Mim”; ouça!

O músico fluminense Gabriel Ventura deu uma nova pista da sonoridade de seu futuro trabalho com o single O Que Quiser de Mim, que estará em seu segundo disco em carreira solo e que sai no dia 23 de abril pela Balaclava Records. O som de bumbo no início pode dar um susto mas como um despertador para um dia bom, o caminho de O Que Quiser de Mim é assim, te deixa alerta no começo para que fique atento a tudo que vai acontecer depois. “Essa música fala um pouco da arrogância de sonhar sem fazer nada, esperando que tudo se realize pra você, mas também de se moldar ao sonho do outro tornado o dele o seu.” Gabriel Ventura foi um dos fundadores do Ventre ao lado de Larissa Conforto e Hugo Noguchi e hoje segue carreira solo tendo em sua discografia o álbum Tarde (2022) e o EP Sessões de Tenor (2023). De seu segundo disco, ele já apresentou o single Fogos, lançado em fevereiro deste ano.
Terraplana lança “Natural”, seu segundo álbum, com clipe e turnê internacional

Dois anos após o aclamado disco de estreia, Olhar pra Trás, o quarteto curitibano terraplana lançou seu segundo álbum de estúdio, Natural, com lançamento pela Balaclava Records. O álbum foi produzido e mixado pelo estadunidense JooJoo Ashworth, que já trabalhou com nomes como Automatic e SASAMI, e masterizado por Greg Obis da Chicago Mastering Service. A capa do disco e dos singles são assinadas por Julia Lacerda, artista paulistana. O álbum também ganha distribuição física no exterior em parceria com o selo norte-americano Flesh and Bone. Junto do lançamento do álbum Natural, o terraplana apresentou um videoclipe inédito para a faixa Todo Dia, que já tinha sido apresentada ao público em uma versão ao vivo no programa Cultura Livre, da TV Cultura, exibido no ano passado. O clipe foi dirigido por Daniboy, com direção de cena e fotografia por DePraxe. O novo trabalho apresenta a expansão sonora do quarteto dentro do rock alternativo, indo muito além do gênero shoegaze que os definiu até então. O grupo consegue sumarizar diferentes influências e demonstrar sua própria identidade musical, sem ficar preso a uma estética ou sonoridade específica. Além disso, se torna evidente o amadurecimento na temática das canções, arranjos e composições em geral. O material foi produzido durante uma imersão de duas semanas no Nico’s Studio, entre 24 de agosto e 15 de setembro de 2024. “O processo inteiro desse álbum foi muito mais natural [que o primeiro]”, comenta Vinícius. “Compusemos as músicas nos períodos de intervalos entre shows do ‘olhar pra trás’, e as coisas foram saindo de um jeito bem mais fácil e leve. Conversei com a Samira [Winter] no Balaclava Fest que tocamos em 2023, e ela comentou que conhecia um produtor que poderia gostar de trabalhar com a gente”, continua. “Então entrei em contato com o JooJoo, apresentei as demos que tínhamos e ele topou de imediato. Durante a gravação do álbum, tudo fluiu de um jeito bem fácil e divertido. A questão da língua pode ter sido uma barreira em alguns momentos, porque nenhum de nós é fluente em inglês e muito menos ele em português, mas por causa disso também aconteceram diversos momentos divertidos que deixava a coisa mais leve, e acho que isso fez com que a música também falasse por nós ou por ele em certos momentos. No fim, saímos desse processo todo com um aprendizado muito forte de produção, da forma de ver, fazer e tratar a música, e também de confiança no nosso próprio trabalho.” O grupo está escalado no festival estadunidense South by Southwest (SXSW), que está acontecendo durante essa semana em Austin, no Texas, seguindo com uma série de datas por oito cidades nos Estados Unidos. Além de estarem confirmados no Festival Coolritiba, que acontece dia 17 de maio na Pedreira Paulo Leminski, também anunciam suas primeiras datas da turnê, passando pelo sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, além de seus primeiros dois shows na Argentina. terraplana é composto por Stephani Heuczuk (voz e baixo), Vinícius Lourenço (voz e guitarra), Cassiano Kruchelski (voz e guitarra) e Wendeu Silverio (bateria).
Homeshake confirma retorno ao Brasil; show único será em São Paulo

O canadense Peter Sagar retorna ao Brasil com seu aclamado projeto Homeshake, um dos principais representantes do “bedroom pop”, sonoridade com influências R&B, chillwave e lo-fi com beats eletrônicos, que dominou a música indie da última década. O show acontece no dia 14 de fevereiro, na Casa Rockambole, em São Paulo. Os ingressos já estão à venda online no site da Ingresse. Em 2012, Sagar deixou sua cidade natal, Edmonton, buscando um novo começo a partir dos projetos dispersos de sua juventude e desejando se abrir novamente para a música jazz em que foi criado. Ele incorporou essas influências de infância no indie rock experimental, pelo qual se apaixonou e começou o projeto em sua nova casa em Montreal. Após um longo período na estrada como guitarrista de Mac DeMarco, Peter decidiu deixar o grupo para se concentrar inteiramente no próprio trabalho. Foi nesse momento que surgiu o Homeshake. Seu primeiro lançamento solo, The Homeshake Tape, foi uma mistura de riffs de guitarra angulares e vozes suaves de jazz, colados com samples de desenhos animados e programas de TV. Com uma discografia bem sucedida que conta atualmente com sete álbuns de estúdio, o artista alterna entre fases ora mais guitarrísticas e sujas, ora mais eletrônicas e minimalistas, sempre acompanhado de uma estética relaxada e despretensiosa, copiada por muitos de sua geração. Um bom exemplo disso está em seus mais recentes trabalhos, CD Wallet e Horsie, ambos lançados em 2024. Em CD Wallet, Peter adotou sua abordagem mais pesada até então em sua carreira, aplicando guitarras distorcidas, baterias estouradas e sintetizadores digitais dos anos 90, trazendo um som devastador e derretido. Inspirado por seu amor adolescente pelos gêneros nu-metal e pós-punk, o álbum evoca histórias sobre beber cervejas atrás de lixeiras e intermináveis viagens de ônibus pela fria e isolada expansão suburbana de sua cidade natal. Já em Horsie, o compositor canadense explora várias texturas influenciadas por artistas como Four Tet e My Bloody Valentine, as formas rítmicas de D’Angelo e Sade, e momentos de ambiente americano encontrados nas obras de Ry Cooder. Os equipamentos básicos usados foram um Ensoniq EPS e um Roland Juno 60, embora o álbum também empregue uma grande quantidade de guitarra elétrica, junto com seu amado SP-404. Ele mantém uma filosofia de “menos é mais”, encontrando o caminho mais simples de um ponto a outro. Sua primeira vinda ao Brasil foi em 2017, sob produção da Balaclava, em uma turnê que passou pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Para 2025, a Balaclava Records já anunciou também o show da banda norte-americana This Will Destroy You.
Paira revela single Preciso Ir; assista videoclipe

Dando continuidade ao trabalho começado com o elogiado EP01, a banda de alt-rock eletrônico Paira lança agora seu mais novo single, Preciso ir. O single segue e evolui a sonoridade da banda, que tem como tema central o contraste. Contraste entre vozes, entre gêneros musicais, entre eletrônico e analógico, entre o calmo e onírico e o caótico e agressivo. Em um espaço de tempo menor do que três minutos, a música sai de uma doce batida de UK Garage com arpejos de guitarra semelhante ao seu single de estreia, Como um Rio, e chega em uma explosão de energia recheada de amen breaks, digna dos momentos mais catárticos do primeiro EP do duo. Liricamente falando, a música explora as inseguranças e anseios de mergulhar em uma nova relação, sendo a primeira letra do projeto escrita em colaboração pela Paira. “Nós dois andamos passando por experiências semelhantes, então foi uma letra que surgiu de forma bem natural”, diz Clara, vocalista e guitarrista. “Se trata de uma experiência bem comum para as nossas gerações, algo fácil de se identificar”. O duo se apresenta na décima quarta edição do Balaclava Fest, que acontece no dia 10 de novembro, domingo, no Tokio Marine Hall, em São Paulo. No mesmo festival, também se apresentarão nomes como Dinosaur Jr., BADBADNOTGOOD e Ana Frango Elétrico. Preciso ir foi composta e produzida por André Pádua e Clara Borges. Teve vocais gravados por Gabriel Elias no Estúdio Central e foi mixada e masterizada por Roberto Kramer.