Edgar rebobina suas origens no álbum “Rewind”

Edgar, ou Novissimo Edgar, como muitos o conhecem, sempre foi um artista difícil de rotular. Mas em seu novo álbum, Rewind, ele deixa as pistas bem claras: o caminho para o futuro passa por rebobinar o passado. O disco marca um retorno consciente às raízes do músico na periferia de Guarulhos, colocando o reggae, o dub e a cultura de sound system no centro de sua narrativa. Diferente de seus trabalhos anteriores, marcados por um rap experimental e afrofuturista, Rewind foca na sensação física do som. O “grave” aqui não é apenas um elemento técnico, mas uma ferramenta política de ocupação do espaço público. Do sound system à experimentação internacional O título do álbum é autoexplicativo. “É a ideia de voltar às origens e olhar para raízes que, em alguns momentos, não receberam tanta atenção”, revela Edgar. A obra foi construída em colaboração com produtores da cena independente, como Jamil Djanguru, Dang e Ruy Rascassi, com mixagem assinada pelo mestre do dub nacional, BuguinhaDub. Maturidade independente Para Edgar, este lançamento representa a liberdade de criar sem as amarras do mercado. É um trabalho que busca despertar memórias e paisagens sonoras da periferia, falando de violência e vivência pessoal, mas priorizando a experiência sensorial do ouvinte.
Jup do Bairro lança EP com feats de Edgar e Mateus Fazeno Rock

A multiartista Jup do Bairro lançou, via Natura Musical, seu EP in.corpo.ração nas principais plataformas digitais. Com produção musical de Jup em parceria com o duo CyberKills, o projeto traz as participações especiais de Edgar e Matheus Fazeno Rock. A direção de arte é de Gabe Lima, que junto à artista elaborou uma capa para cada canção, além da capa do próprio EP em si. O novo EP conta com cinco faixas, nesta ordem: sinfonia do corpo (in.corpo.ração), lave sua boca (suja) quando for falar de mim, não vou mais chorar nem me lamentar, feat. Edgar & Mateus Fazeno Rock, espero que esse samba te encontre bem e mulher do fim do mundo. Apenas uma delas não foi escrita por Jup do Bairro: a mulher do fim do mundo, composta por Alice Coutinho e Rômulo Fróes e eternizada na voz de Elza Soares, mas que agora ganha uma versão inédita e totalmente reinventada por Jup. “Regravar uma canção que ficará sempre como sinônimo de Elza Soares foi um desafio e tanto, mas acima de qualquer coisa, foi a homenagem mais genuína e especial que já fiz para ela. Decidi incluir este clássico em meu EP como um agradecimento e também celebração pessoal à Elza, uma mulher que sempre esteve à frente de seu tempo. Elza escancarou caminhos para que artistas como eu pudessem cantar, então sigo sua trilha, refazendo-a dentro de minha estética, mas sabendo que só um hoje porque antes houve um começo de tudo lá atrás. E quem começou foi Elza”, sinaliza Jup. O show de lançamento de in.corpo.ração está marcado para dia 28 de Junho, na Casa Natura Musical, em São Paulo, com Urias e Mu540 de atrações convidadas. Mais informações sobre ingressos, horário de abertura da casa e afins, acesse: Jup do Bairro convida MU540 e Urias – Casa Natura Musical.
Edgar revela vídeo de Incapturável, single com coletivo Os Fita

O novíssimo Edgar lançou o clipe de Incapturável, uma das faixas de seu novo álbum, Universidade Favela (Deck). A música é um feat de Edgar com o coletivo carioca Os Fita, que também assina a produção da faixa. A letra é autobiográfica: “A minha correria eu faço todo dia /Orgulho da quebrada, sem levantar a quadrada/ Fazendo vários corre bolado / Mocado no banco detrás do carro/ Eu sou muito caro, eu sou muito raro / Cuidado, porque se eu começar / Eu não paro, a noite eu varo/E encaro como eu sou”, diz um dos versos. O clipe foi gravado em Guarulhos, onde Edgar mora atualmente. Em resumo, traz cenas das ruas, de um campo de futebol, dos amigos e de um terreiro da região. Imagens de arquivo de quando ele morou na Europa e trechos de shows também fazem parte do clipe dirigido pelo próprio Edgar.
Edgar lança single e clipe Original de Quebrada

Conhecido pelo som original e pelas letras que levantam problemas sociais, o rapper Edgar, o novíssimo Edgar, preparou um álbum ainda mais surpreendente, incorporando referências de ritmos mais pops como trap, reggaeton e funk. Durante a pandemia voltei a morar na Favela Coqueiro com minha família, revisitei minhas raízes, retomei contato com amigos e isso teve um impacto direto no álbum, tanto no som como nas letras”, explicou ele. Ele também optou por uma produção coletiva, com a ideia de ter visões diversas sobre seu trabalho, convidando os produtores: Nakata e Kazvmba, paulistanos, o carioca Os Fita, o ítalo-brasileiro Nelson D., o francês Dang e o inglês Jammz, que se dividem na produção das faixas. O primeiro single, acaba de ser lançado, é Original de Quebrada, produzida por Nelson D., um trap dubstep e a letra ironiza a própria música. “Cês têm tudo a mesma cara / Cês têm tudo o memo som /Mistura um verde com marrom/A ideologia ainda não tá bom”. O clipe, dirigido por ele mesmo, foi produzido em Guarulhos, na Favela do Coqueiro e arredores, tendo na equipe alguns amigos de Edgar. “A ideia era mostrar que dá para fazer as coisas dentro da favela, tanto de colocar as belezas do lugar como de ser uma experiência para quem mora lá”, comentou Edgar. O terceiro álbum de Edgar, Universidade Favela, sucessor de Ultrassom e Ultraleve, será lançado pela gravadora Deck no dia 17 de maio.
Edgar lança clipe um clipe usando técnicas de Inteligência Artificial

Sem Medo, faixa do álbum Ultraleve (Deck), de Edgar, acaba de ter seu videoclipe lançado. Assim como o clipe de Fake News, esse foi produzido através da técnica de inteligência artificial. “Desde que conheci o Eduardo Mauss, que trabalha com NFT e escultura digital, venho pesquisando inteligência artificial. Tive a ideia de colocar as palavras da música e chamei o Andre Cebola, que já tinha dirigido o outro clipe, para dirigir”, conta Edgar. “A partir desse conceito fui usando trechos da letra da música como input em um sistema de inteligência para gerar essas sequências de imagens, que depois foram distorcidas analogicamente e digitalmente”, explicou Cebola. Através da arte generativa e synth de vídeo analógico, ele, em parceria com Elbi, criou as intervenções “humanas” no trabalho da IA.
Nelson D feat Edgar em “Três Palavras”

Chegou nas plataformas digitais pelo selo Balaclava Records o single Três Palavras, de Nelson D com feat com o rapper Edgar. Na parte instrumental, Nelson D aplicou ao funk a própria influência indígena e da eletrônica. Nos timbres do Beat aparecem flautas, maracas, mas também Synth distorcidos inspirados pelo Drum & Bass e pelo Techno. Nelson D se inspirou em os Noisia, band de DJ e produtores holandesa, famosos pelo sound design dos próprios elementos sonoros. Esses sons convergem numa estética Cyberpunk Brasileira bem agressiva, onde a rebeldia das letras se funde com o Beat num impacto neurótico futurista. Com a participação de Edgar vemos uma nova faceta do compositor, em uma letra completamente debochada e despretensiosa de gatilhos ou alarmes como nos discos anteriores. Junto dessa produção de Nelson D conhecemos um Edgar mais extrovertido. “Vivemos uma ressaca política gigantesca que não se encerra nas terras brasileiras. Anteriormente a expressão “que saudade do meu ex” era totalmente atrelada ao atual presidente Lula, logo assim como presidente atual, o “ex” se torna Bolsonaro, dando sequência para Edgar cantar uma letra particularmente ácida e irônica sobre as lembranças deixadas por um governo tóxico e totalitário para os amantes apaixonados que ainda defendem as ideias desumanas desse ex presidente, ou ex namorado, ex patrão. É um desabafo popular com linguagem clara e nítida para tempos de desordem”, pontua Nelson D.
Atração do Lollapalooza lança o EP Ultravioleta; ouça!

O multiartista Edgar é ultra! Depois dos discos Ultrassom (Deck, 2018) e Ultraleve (Deck, 2021), o rapper paulista lança o EP Ultravioleta. Edgar é nome confirmado no line-up do Lolapalooza, se apresentando na sexta-feira (25). O músico Pupillo, que produziu os dois primeiros discos de Edgar, assina três faixas de Ultravioleta: A Hierarquia do Pecado, Fake News e Bíblia, Boi e Bala (que ganhará um clipe), enquanto Prêmio Nobel (Djanguru Dubmix), cuja faixa original está no álbum “Ultraleve”, ganhou remix e tem produção de Jamil El Fakih. Por fim, Edgar foi convidado pelo MAM do Rio de Janeiro como artista contemporâneo comissionado ao lado de mais três artistas indígenas com curadoria de Denilson Baniwa e Beatriz Lemos. A exposição se chama NAKOADA, nome inspirado em uma estratégia indígena de comunicação com o inimigo, e faz parte das comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna.
Edgar lança o poderoso álbum Ultraleve; ouça!

O multiartista Edgar lançou nesta sexta-feira (28) o sucessor de Ultrassom. Batizado de Ultraleve (Natura Musical/Deck), o novo álbum traz paisagens um pouco mais solares que o disco anterior, mas os assuntos são sempre urgentes. Em resumo, excesso de tecnologia, destruição ambiental, violência e individualismo. A ancestralidade também está representada pelas participações de Kunumi MC, morador da aldeia indígena Krukutu, localizada na região de Parelheiros (SP), e da cantora e compositora iunk (primeiros povos habitantes do Alaska, Groenlândia e Canadá) Elisapie. Ambos cantam em seus idiomas nativos. O projeto conta ainda com clipes que bebem das referências psicodélicas do artista. Aliás, os vídeos A Procissão dos Clones e Mentes Mirabolantes também chegam aos fãs nesta sexta-feira (28). Logo depois, às 19h, Ultraleve ganhará uma live transmitida direto do canal de Edgar no YouTube. Em síntese, o repertório fará uma viagem planando por todas as faixas inéditas do álbum. Produzido por Pupillo, Ultraleve traz instrumentos construídos por Edgar. O multiartista trabalha nisso desde 2016 e três desses instrumentos criados a partir de lixo reciclável introduzem novos timbres ao som do álbum, um pouco menos tecnológico do que seu antecessor. Edgar foi selecionado pelo Natura Musical, por meio da lei federal de incentivo à cultura, ao lado de Elza Soares, Emicida, João Donato e Letrux. Ademais, ao longo dos 16 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 140 projetos no âmbito nacional.
Edgar prepara o lançamento de Ultraleve para a próxima semana

O músico Edgar lançará na próxima sexta-feira (28), o disco Ultraleve. Em resumo, o novo trabalho do artista traz assuntos urgentes, como: Excesso de tecnologia, destruição ambiental, violência e individualismo. Ademais, o álbum será o sucessor do elogiado Ultrassom, divulgado em 2018. O disco conta com a participação de Kunimi MC, morador da aldeia indígena Krukutu, localizada na região de Parelheiros (SP), além da cantora Elasapie.