A Olívia lança live session gravada nos antigos estúdios de Gustavo Cerati e Fito Paez

A banda A Olívia disponibilizou nesta sexta-feira (13) a live session Ao Vivo na Argentina. O material audiovisual, já liberado no YouTube e nas plataformas de streaming via ForMusic Records, documenta a passagem do grupo por Buenos Aires e o carimba como o primeiro projeto brasileiro a gravar em dois estúdios históricos da capital argentina em uma mesma turnê. A viagem ocorreu em junho de 2025, a convite da Mural Session, produtora portenha que atua majoritariamente com artistas de língua espanhola. Durante a passagem, a banda também realizou shows no pub Mitos Argentinos e na casa La Trastienda. Peso histórico das gravações A escolha dos locais de gravação foi o ponto central do projeto. O registro passou por dois estúdios que fundamentaram o rock argentino nas últimas décadas: Repertório e conexão latina O setlist da sessão intercala faixas do álbum Obrigado Por Perguntar (2025) com versões inéditas e uma demo. Para os ouvintes das plataformas de áudio, o lançamento ganhou uma versão estendida contendo uma faixa bônus captada ao vivo durante o show no La Trastienda. Para o vocalista Louis Vidall, o projeto reforça o elo cultural sul-americano. “A Argentina e o Brasil são países irmãos que viveram suas ditaduras e viram nas canções do seu tempo uma ferramenta para a transformação. É uma conexão natural e muito potente, capaz de quebrar a barreira do idioma”, afirma.

Hurricanes divulga primeiro vídeo de série em formato live session

A banda brasileira de rock e blues Hurricanes divulgou um vídeo ao vivo em estúdio, com uma performance da música Over the Moon. O vídeo é o primeiro de uma série de vídeos em formato live session, gravada em diferentes estúdios e shows ao vivo. O primeiro vídeo a ser disponibilizado foi gravado no estúdio Space Blues, em São Paulo. A música escolhida para estrear a série de vídeos, Over the Moon, é um dos destaques do novo álbum Back to the Basement. Outros vídeos no formato devem ser disponibilizados no canal da banda ao longo das próximas semanas, com o objetivo de captar a energia do grupo nas performances ao vivo. Conhecida pelos seus shows excelentes, a banda é atração confirmada no festival Best of Blues and Rock no dia 14 de junho, ao lado de Deep Purple e Judith Hill. A banda foi fundada pelo guitarrista Leo Mayer e o vocalista Rodrigo Cezimbra em 2016, no sul do Brasil. Em 2018, mudaram-se para São Paulo, onde conheceram o baterista Guilherme Moraes e o baixista Henrique Cezarino. Para a gravação da live session, a banda contou ainda com Jimmy Pappon nos teclados e Julia Benford nos backing vocals. Back to the Basement é um lançamento do selo ForMusic Records, e já está disponível em todas as plataformas, e em CD pela Wikimetal Store.

Terraplana divulga live session na vinícola; assista!

A banda curitibana terraplana lançou, na terça-feira (18), a live session ao vivo na vinícola, gravada em abril de 2023. O material faz parte do projeto Na Vinícola, produzido por Enzo Merolli, dirigido por João Sinhori, com direção de fotografia de Gustavo Salun. A sessão traz cinco faixas do álbum olhar pra trás, lançado em março deste ano pela Balaclava Records. Além do conteúdo no canal do YouTube do selo Balaclava, o EP ganha também distribuição em todas as plataformas digitais. “A ideia de gravarmos uma sessão ao vivo sempre foi uma vontade nossa desde o início e, a partir do convite de Enzo, conseguimos viabilizar a produção do material da forma como queríamos” conta Vinícius Lourenço, guitarrista da banda. “Apesar do álbum ter uma ótima sonoridade, sentimos a vontade de apresentar como a banda soa ao vivo, de uma forma mais crua e mais intensa. Juntamos então uma equipe incrível, que fez a gravação acontecer do melhor jeito possível”. Além de Vinícius, terraplana é composta por Stephani Heuczuk (baixo e voz), Cassiano Kruchelski (guitarra e voz) e Wendeu Silverio (bateria). As faixas “conversas”, “você”, “memórias”, “me esquecer” e “cais” foram gravadas e mixadas por Leonardo Gumiero e masterizadas por Jack Shirley, que já trabalhou com Deafheaven e Whirr. A terraplana traz uma atmosfera nostálgica, com letras sobre auto-reflexões e amizades, cobertas sob uma camada sonora de guitarras que remetem a gêneros do rock alternativo como o shoegaze, post rock e slowcore. A banda dá continuidade à turnê de seu álbum de estreia: 24 de Agosto, Bar Alto @ São Paulo 26 de Agosto, Infinu BSB @ Brasília 27 de Agosto, Shiva Bar @ Goiânia

Alex Sant’Anna lança novo álbum; confira Baião Amargo

Alex Sant’Anna lançou uma live session da música Algo Novo, do disco Baião Amargo, o terceiro da carreira. Além disso, o vídeo foi produzido durante a quarentena e contou com a participação de Rafael Ramos (teclado), da The Baggios, e Leo Airplane (órgão). Em resumo, Algo Novo fala dos desejos, angústias e vontades do cantor nesse período de isolamento social. Conta também com um videoclipe, além de ser uma das primeiras composições do álbum, com a participação de Marco Vilane. Sobre a escolha da canção, Alex Sant’Anna disse: “Essa música nasceu como uma marchinha, mas ganhou ares mais modernos na fase de produção. Queria o Vilane cantando qualquer música do Baião Amargo e ele adorou exatamente essa”. Álbum Baião Amargo Como resultado, Alex apresenta uma rica diversidade tanto na estética quanto no ritmo, letras e até no clipe de divulgação que conta como abertura o single Por Um Clique.  Ademais, Baião Amargo traz conceitos de afro futurismo, arranjos e fortes percussões, sons de guitarras limpas, psicodelia, e baixos distorcidos. Confira o disco nas principais plataformas de streaming. Mais sobre Alex Sant’Anna  Nascido na Bahia, Alex Sant’Anna iniciou sua carreira em Aracaju e atualmente o cantor e compositor é referência no cenário da música independente. Ajudou na formação da banda NauRêa no qual lançou três CDs, três EPs e um DVD ao lado deles. Teve suas músicas inclusas em coletâneas como a World Music, South America Brasil (2013) e Music From Sergipe (Disco de Barro, 2012). Suas canções já foram gravadas por artistas como: Marco Vilane, Coutto Orchestra, Thiago Ruas e a Banda dos Corações Partidos. Além disso, Alex Sant’Anna já dividiu o palco com artistas como Tom Zé, Zeca Baleiro, Bumcello (França), Debayres (Argentina) entre outros. Já se apresentou em festivais como a Feira Música Brasil (Recife), Porto Musical (Recife), FMI (Brasília), Popkomm (Berlim), Juicy Beats (Dortmund), Casa Brasil (Londres) e Blue Balls (Suiça). O artista faz um mix de rock, MPB e muitos ritmos regionais apresentando toda a poesia cotidiana. Suas maiores referências vão de Nação Zumbi a Radiohead.