Com O Poço na boca do povo e o recém-lançado A Casa dando o que falar, filmes espanhóis entraram na mira de quem quer fugir dos clichês de Hollywood. Pensando nisso, o Blog n’ Roll preparou uma lista com alguns grandes filmes espanhóis disponíveis no catálogo da Netflix.
Comédia
Toc Toc
Lançado em 2017, Toc Toc é uma das aquelas comédias atemporais, que divertem sem ser pastelão ou com piadas previsíveis. Seis pacientes de uma clínica psiquiatra aguardam a consulta do famoso Dr. Palomero, no qual dizem ser o maior especialista em TOC. Após uma falha no sistema, todos acabam sendo agendados no mesmo horário.
Em uma sala temos a Síndrome de Tourette, que faz a pessoa soltar grosserias e gestos obscenos – quase sempre de índole sexual; uma moça obcecada por limpeza; um engraçadinho que tem obsessão em fazer cálculos; um bonitão que não consegue pisar em linhas; uma jovem que sempre fica repetindo as falas; e, por último, a grandessíssima Rossy de Palma interpreta uma senhora que sempre precisa verificar as coisas, onde sempre passa o filme pensando se esqueceu a porta aberta ou o fogão ligado.
Com tudo isso dentro de quatro paredes só podia dar confusão. Cada paciente precisa lidar com seu transtorno e, também, com a dos outros cinco, o que rende situações engraçadíssimas.
O filme, além de ser divertido, é leve e te coloca pra refletir. É instigante ver como as pessoas que possuem o TOC lidam com suas obsessões. Um filme para além de rir, pensar no próximo.
Ocho Apellidos Catalanes
Depois de ver sua filha terminar o relacionamento com Rafa, Koldo descobre que Amaia pretende se casar com Pau. O problema, todavia, é que ele é um jovem catalão. Sendo assim, Koldo fará de tudo para o casamento dar errado. Ele vai até Sevilha incentivar o ex-namorado a reconquistar o coração da noiva.
Para aumentar a confusão, o noivo catalão, para agradar a avó, decide montar um cenário para que o casamento seja realizado em uma recém-independente República Catalã. Rafa se alia com Judit, a assessora, e juntos tentam boicotar o casório.
O filme rende diversos momentos de puro riso. Se você for um conhecedor da cultura espanhola, catalã e basca, vai se deliciar com esta comédia romântica.
Fé de Etarras
Após protagonizar o premiado no Oscar Fale com Ela, Javier Cámara interpreta Martin, um militante de um grupo de bascos. Em resumo, o objetivo deles é cometer atentados contra o governo espanhol.
Isso, entretanto, durante a realização da Copa do Mundo da África, em 2010. Enquanto não recebem a missão, eles precisam se virar para a realização dos atos.
As tentativas falhas dos atentados e as situações cômicas envolvendo o patriotismo durante a Copa são prato cheio de divrsão. Tudo fica mais engraçado quando sabemos que a Espanha é a campeã mundial e como isso afetará a trama. E quando chega a hora, é de tirar o fôlego.
O filme é uma excelente escolha para quem quer ver uma comédia espanhola com pitadas de tensão.
É Para O Seu Bem
Poderia estar entre as comédias brasileiras, seja pelo humor ou narrativa. O filme traz a história de três cunhados que não se dão tão bem. Mas eles precisam deixar as diferenças de lado para um bem maior: destruir os relacionamentos de suas filhas.
Com um ar de “Sessão da Tarde”, ele consegue divertir toda a família. Ademais, dá até para identificar-se com algumas situações, no quesito relacionamento pai e filha.
Drama
Perfeitos Desconhecidos
Sete amigos (três casais e um solteiro) se reúnem para o que seria só mais um jantar entre amigos. Até fazerem uma brincadeira inocente, mas perigosa: deixar seus celulares na mesa e sempre que alguém receber mensagens, ligações ou e-mails devem ser compartilhados com todos os outros.
O filme mata a ideia de que entre amigos não existe segredos. Além disso mostra como uma simples brincadeira pode despertar desconfiança, ciúmes, mentiras e intrigas.
O diretor Álex de la Iglesia, o mesmo de O Bar, constrói uma atmosfera cômica em terrenos tensos e até trágicos, nos fazendo tomar partido por certos personagens e desafetos por outros ao ponto que sentimos empatias por eles. A história é um remake homônimo italiano de 2016, e já recebeu até versão francesa intitulada Nada a Perder.
Perfeitos Desconhecidos é uma drama com um pouco de comédia que nos faz pensar sobre intimidade, hipocrisia e a tecnologia nos relacionamentos atuais.
A Próxima Pele
Ao ver fotos de um abrigo para jovens delinquentes, Anna percebe que encontrou seu filho 8 anos depois dele ser dado como morto. E mesmo o rapaz não tendo nenhuma memória do passado, levou para sua casa.
Após alguns acontecimentos, o irmão de Anna começa a desconfiar que aquele não era realmente Gabriel, e sim, um impostor querendo tomar proveito da situação.
O título pode entregar um pouco, mas o filme nos dá pistas para ambos os lados, deixando para o público escolher se ele é ou não o verdadeiro Gabriel. Porém, não é somente o foco do longa, já que também debate temas como homossexualidade, carência e violência doméstica.
A Próxima Pele é um drama com uma bela fotografia, com uma trama intrigante e que proporciona refletir sobre relações familiares.
Terror
Veronica
Veronica é uma adolescente que estuda em um colégio católico e tenta entrar em contato com seu pai falecido através do tabuleiro Ouija, onde acabando desmaiando logo no inicio.
Ao voltar pra casa, se vê cercada por uma força sobrenatural maligna e precisa cuidar de seus três irmãos mais jovens, enquanto a mãe passa o dia inteiro trabalhando.
A narrativa é baseada numa história real que aconteceu com Estefania Gutierrez Lázaro, em Madri, em 1991. A garota foi perseguida por uma criatura sobrenatural por seis meses, passando por um hospital psiquiátrico e retornando à sua casa, onde faleceu.
O relatório policial ficou conhecido como o único na história em que os policiais confirmaram a presença de entidades sobrenaturais.
O filme não se aproveita dos famosos jumpscare como artifício para dar susto, aqui o suspense é bem construído. A história não é nova, mas consegue apavorar. Veronica é um longa que consegue agarrar a atenção dos fãs de um bom terror.
Suspense
O Bar
Após testemunharem um assassinato de um cliente na porta de um bar em Madri, os fregueses decidem se isolar no estabelecimento. Não conseguindo contato com o mundo externo e não entendendo a demora da ambulância e da polícia chegar para recolher o corpo, a paranoia coletiva começa a rolar. Se saírem, podem levar um tiro também, mas se ficarem não saberão por quanto tempo.
Cada personagem é posto à prova em O Bar. Suas personalidades definem como possam agir neste belo filme sobre comportamento humano em situações extremas. Com um elenco recheado de atores conhecidos, o filme mistura tensão, suspense e até uma pitada de humor.
Quem Com Ferro Fere
O diretor Paco Plaza é conhecido por grandes filmes de terror, como a franquia [REC] e Veronica, então até surpreendeu quando seu mais novo trabalho não era do gênero.
Na trama, um ex-traficante idoso interna-se em uma clínica de repouso, sendo cuidado por um enfermeiro, o qual possui ligações com o seu passado.
A relação entre ambos pode ser simbolizada pelo velho ditado: quem com ferro fere, com ferro será ferido. E é a partir deste denso e cismático relacionamento que a narrativa se desenrola, intrigando-nos até o final, com o melhor estilo soco no estômago.
Quando os Anjos Dormem
Germán é um funcionário de uma companhia de seguros que, ao trabalhar muito, não consegue conciliar a vida profissional com a pessoal. Ao tentar chegar a tempo de participar do aniversário da filha, cochila durante o caminho e acaba atropelando uma jovem.
Após cair a ficha do que aconteceu, precisa convencer a amiga da moça que o atropelamento não foi proposital. Mas a mesma tende a não acreditar e começa a pensar que será a próxima vítima.
Quando os Anjos Dormem é um thriller intrigante com uma jornada de desconstrução cheia de aflitos, nos fazendo questionar quem realmente é o mocinho da história. O filme se desenvolve em um ritmo acelerado, com tensão digna de filmes de serial killers norte-americanos.
Durante a Tormenta
Após salvar a vida de um menino que viveu há 25 anos, devido a interferência entre dois planos, Vera acorda em uma nova realidade, onde sua filha nunca nasceu. Destinada a provar sua história e compreender o que aconteceu na noite anterior, ela tenta se firmar em suas lembranças e extrair delas o máximo de informações que puder para encaixar as peças. Mas, ao fazer isso, muitos segredos veem à tona, influenciando sua linha temporal.
As duas horas de filme são essenciais para entregar uma trama que não dá para desviar os olhos. A complexidade, o suspense, o drama e a confusão mental da personagem são os pontos altos que fazem Durante a Tormenta ser um dos melhores filmes espanhóis originais da Netflix. E que tinha esse título até a chegada de O Poço.
A narrativa nos entrega uma história com uma boa dose de tensão e mistério.