Exibições de Bacurau são canceladas em NY por COVID-19

Bacurau

O longa metragem Bacurau (2019), de Kléber Mendonça e Juliano Dornelles, teve exibições suspensas nos Estados Unidos devido a pandemia do COVID-19, o novo coronavírus. O país já conta com quase 2 mil casos confirmados. 

Imagem: Kléber Mendonça Filho

A série MAPPING BACURAU, ou Mapeando Bacurau, estava sendo organizada pela Film at Lincoln Center desde o dia 13 de março. Entretanto, as exibições do longa iriam acontecer até o dia 24 deste mês.

Porém, vários filmes do cronograma foram suspensos, de acordo com comunicado oficial da empresa:

Em consulta com o Lincoln Center for Performing Arts (LCPA), o Film at Lincoln Center fechou o Walter Reade Theatre e o Elinor Bunin Munroe Film Center e suspendeu todas as exibições e eventos até novo aviso. Este é um esforço para mitigar a propagação do vírus COVID-19 e priorizar a saúde de nossas comunidades. O filme no Lincoln Center está seguindo a liderança das autoridades eleitas da cidade, do estado e do governo federal, bem como as recomendações do Departamento de Saúde e dos Centros de Controle de Doenças (CDC).

Comunicado Oficial do Lincoln Center

Ainda de acordo com a nota, informações adicionais sobre novas datas para os eventos serão comunicadas nas próximas semanas. 

No site oficial da instituição, citam Bacurau como “audacioso e emocionante”. Sua menção é acompanhada de referências a outros momentos do cinema internacional, portanto, evidencia a pluralidade do filme.

“Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes, Bacurau conta com uma intrincada rede de referências cinematográficas históricas – do horror e polpa de Hollywood aos filmes de espaguete ao oeste do cinema, fortemente atrelado ao movimento político do Brasil”.

Na foto: Kleber Mendonça, Sônia Braga e Juliano Dornelles.
Imagem: Kleber Mendonça Filho.

Além do Lincoln, as exibições do longa na mostra Rise up! Portraits of Resistence, no Bam Cinemateque – Academia de Música do Brooklyn,  também foram canceladas.

Bacurau pelo mundo

Nas redes sociais, Kléber Mendonça informou que já está em casa, no Brasil. O cineasta agradece o carinho da equipe do Lincoln Center pela distribuição da obra no país.

Bacurau ainda está em cartaz em algumas salas de Nova York e Los Angeles, junto com Parasita (2019), de Bong Joon-ho. No entanto, o diretor teme ser “pouco tempo”, pois vários cinemas estão suspendendo as atividades no país. 

Ele também desabafou sobre a repercussão do filme internacionalmente. “Bacurau teve a mais incrível sequência de críticas positivas nos Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda nos últimos 10 dias. Maior do que Aquarius (2016), creio. O filme não para de nos surpreender!”.